FALANDO SÉRIO

Radares fixos nas BRs-050 e 262

Segundo o engenheiro Elias João, chefe da representação aqui e em Uberlândia, pontos...

Wellington Cardoso
Publicado em 17/03/2012 às 08:35Atualizado em 19/12/2022 às 20:43
Compartilhar

Troca na Polícia Federal

Com retrato pronto para a galeria dos ex-chefes desde meados do ano passado, Glorivan Bernardes está se despedindo do comando da Polícia Federal em Uberaba (e três dezenas de municípios). Há dois anos e meio no posto, Glorivan vai decidir com a família se continuará lotado na delegacia que comanda ou aceita transferência para outra região. “Uberaba me cativou e aqui fiz novos amigos e irmãos” – diz ele, sinalizando o desejo de aqui permanecer.

Texto “desmatado”

Relator do novo Código Florestal, o deputado Paulo Piau ouviu reclamos e vai suprimir no mínimo dois parágrafos do texto final. Como FALANDO SÉRIO já havia antecipado, saem a exigência de 20m² de área verde por habitante na expansão urbana (novos loteamentos) e a obrigatoriedade da recomposição de 30 a 100 metros de vegetação ao longo dos rios com mais de 10 metros de largura. Fica, mantida, porém, a exigência de recompor faixa de 15 metros dos cursos d’água menores.

Radares

DNIT instalará nove radares fixos nas BRs-050 e 262, no perímetro urbano de Uberaba. Segundo o engenheiro Elias João, chefe da representação aqui e em Uberlândia, pontos pré-definidos para os equipamentos são as imediações do bairro Chica Ferreira (050), Copervale e Residencial 2000 (262). Haverá radar também no posto fiscal do Estado, em Delta (050). A velocidade máxima das duas BRs não será alterada: 100 km na BR- 050 e 80 na BR-262.

Revitalização

Finalmente a BR-050, trecho entre Uberaba e a divisa com o Estado de São Paulo, está passando por obras de recuperação pelo DNIT. A empreiteira CCM foi contratada para fazer a manutenção dos 74 quilômetros da rodovia (contada a quilometragem dos dois lados), entre o rio Tejuco e a divisa. Contrato no valor de R$ 9 milhões. A operação “tapa-buracos” (melhorada com a utilização de mais lama asfáltica) melhora as condições de segurança.

Apreensões em supermercado

Mais uma vez o Supermercado Bretas teve produtos impróprios para o consumo apreendidos por fiscais do PROCON, Serviço Municipal de Inspeção e Vigilância Sanitária. Da unidade do Mirante, a fiscalização retirou 87 quilos de cortes, miúdos e linguiças mal acondicionados e 94 kg de frangos com data de validade vencida. À tarde, os fiscais foram à unidade da avenida Fidélis Reis e apreenderam mais 94 kg de frangos (até com mau cheiro) e 22 kg de cortes, miúdos e linguiças.

 Irregularidades

Não são incomuns irregularidades em supermercados uberabenses. A mais facilmente detectada é data de validade vencida dos produtos. Difícil é a verificação do desligamento noturno dos refrigeradores para a economia de energia elétrica. Produto congelado não pode perder essa condição (e voltar a ser congelado) sob pena de oferecer riscos à saúde dos consumidores.

Condenação

Tribunal de Justiça manteve as condenações de um contabilista e um advogado uberabenses que ocuparam dois cargos públicos, simultaneamente, em Delta/Pirajuba e Uberaba/Veríssimo, respectivamente. Denunciados pelo promotor José Carlos Fernandes, os dois terão de devolver o salário recebido de uma das fontes. Não houve dúvida de que o serviço foi prestado, mas a acumulação é proibida por lei.

Cadê?

Mesmo contando com cerca de 500 médicos (incluídos professores e residentes), sendo 350 deles contratados como tal pela UFTM e a FUNEPU, o Hospital Escola apresentou setor de atendimento, esta semana, sem que sequer um deles aparecesse no local. Os pacientes ficaram por conta dos dedicados enfermeiros, mas a ausência de médico gerou insegurança psicológica em muitos deles. Por si só, o ponto eletrônico não gera compromisso.

PV diz ser 3ª via

Para o advogado Lawrence Borges, ao invés de “perdido”, como insinuam líderes de partidos de oposição, o PV está pronto para ser a terceira via nas eleições deste ano, com a candidatura de Vicentinho Araújo. O PV vem negociando com PMN, PSDC, PRP, PHS, PRB, PSL (de Zé Luiz Alves) e até o PSD (de Marcos Montes, que tenta costurar candidatura em outras siglas) – assegura Lawrence, pintando um quadro ainda mais confuso, na medida em que diz ser mais fácil caminhar com o PMDB ou o PSDB no 2º turno do que com PDT e PSB. Uma autêntica salada.

Contra-ataque

Desorientado está o grupo de oposição – afirma o advogado, em defesa do PV. “Infelizmente, não possui nada de concreto, não tem definição, não tem orientação nem planejamento” – dispara, pondo ainda mais pimenta nas conturbadas relações. “O jogo da oposição é tão somente de interesses pessoais e financeiros” – acusa, sem entrar em detalhes sobre os interesses que menciona. Para ele, a oposição não tem cara de oposição, alusão direta ao PDT, PSB e PSD (com a declaração de apoio de Montes a Paulo Piau).

Uma e outra

Delegado Carlos Henrique D’Ângelo, que retornou a Uberaba depois de um período em Brasília, é o mais cotado para o lugar de Glorivan Bernardes no comando da PF na cidade e região.// Alugue a AABB    para a sua festa e tenha momentos e fotografias inesquecíveis. Informações pelo telefone 3312.1080.// Procon acerta cooperação com a Facthus para reforçar fiscalização.// Advogado e professor da Facthus, François Ramos, casa-se hoje com a advogada Leilane Virgínia Penariol.

"Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.”

(Sócrates)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por