FALANDO SÉRIO

Reajuste na tarifa de lixo pode ser anunciada na próxima semana

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 14/03/2025 às 21:07Atualizado em 15/03/2025 às 18:57
Compartilhar

Mesmo depois de publicar minuta de nota técnica e promover consulta pública, a Agência Reguladora Intermunicipal do Saneamento Básico solicitou ao Consórcio S novos dados para se posicionar sobre o pedido de reajuste de 20,9558% na tarifa de lixo. 

Expectativa
Os dados pedidos foram efetivamente enviados e a expectativa é que a ARISB defina já na próxima semana o índice de reajuste. A correção pedida, de 20,9558%, é alicerçada no desequilíbrio existente entre receita e despesas para a execução dos serviços de coleta, transporte e destinação do lixo residencial.

Na torcida
Guardas civis apoiam proposta de emenda à Lei Orgânica de autoria do vereador cabo Diego transformando a instituição GCM em Polícia Municipal. Antes disso, eles já articulavam levar a sugestão à chefe do Executivo. O sentimento favorável à mudança é geral, assegura o comandante da GCM, Marcelo Santos.

Benefícios
No entendimento dos guardas, a transformação em polícia, em especial a partir da sua inclusão como tal na Constituição Federal, será benéfica à comunidade e a eles próprios. À coletividade porque a idéia do Governo Federal é promover a integração de todos os órgãos e a nomenclatura nova ajudará no fortalecimento da imagem.

Investimentos
Com a proposta de a GCM virar Polícia Municipal constando da PEC da Segurança Pública que o próprio Governo submeterá ao Congresso, a expectativa é de que isso acelere tratativas sobre investimentos em qualificação e equipamentos. Para os atuais GCMs, a possibilidade de um benefício extra: a aposentadoria especial de que não desfrutam.

Arapuca
 Os prefeitos do interior a tudo assistem como se o tema não fosse com eles. O silêncio dos governadores é sintomático: mais um serviço a ser empurrado para as Prefeituras. Uma coisa é a GCM poder fazer policiamento – assim reconhecido pelo STF -, outra é ter a obrigação.

Deveres 
Tendo a “Polícia Municipal” responsabilidade explícita com a segurança pública, os prefeitos não poderão tratar a instituição como se fosse de fiscais de posturas, de transporte, de trânsito, de obras etc. Quem é do ramo entende. Ordem ilegal gera consequências.

Anulação
Por mais curioso que possa parecer, o STJ anulou a condenação de um traficante amazonense a 7 anos de prisão porque desde a instrução o processo correu sem a presença de promotor de Justiça. Ausência resultante do fato de o representante do MP estar fazendo um curso. Ação deve recomeçar com a audiência de instrução.

Esfriou
Talvez em consequência das reações vistas nas redes sociais após a revelação de FALANDO SÉRIO da sua intenção de instalar escritório político em Uberaba, o deputado Janones parece estar pensando melhor sobre isso. A idéia da dobradinha com Patrícia Melo agora está cercada de silêncio.

Furtos de carros
Três estagiárias do Curso de Medicina da UNIUBE ficaram sem os seus veículos enquanto prestavam serviços à UPA do Mirante. Há relatos também de casos semelhantes no entorno do Hospital Regional e nas imediações dos vários estabelecimentos do complexo da UFTM.

Frustrante
Audiência pública do Plano de Mobilidade teve plateia ainda menor do que a destinada ao transporte coletivo. Excluídos os ocupantes de cargos comissionados, em alguns momentos não havia mais do que dez pessoas do povo interessadas nas exposições. É indiscutível o cansaço da sociedade com esses estudos intermináveis.

Trapalhada
Em 1ª instância, o juiz José Paulino de Freitas Neto pôs um ponto final na trapalhada criada pelo Mobiliza, que, em poucos dias, trocou o comando da sigla em Uberaba, apresentou recurso desistindo da AIJE contra a Rede para em seguida recuar, admitindo erro na postulação anterior.

Sentença
Magistrado “sepultou” os dois recursos, e manteve a sentença de condenação da candidata da Rede acusada de participar de esquema irregular de preenchimento da cota de gênero. 

Esse sistema...
Anunciando que alguns pagamentos foram feitos nesta 6ª feira, sem detalhar a quantas entidades conveniadas, a Prefeitura culpou novamente o sistema informatizado pelo atraso. Os problemas com o sistema se arrastam desde o início de fevereiro, segundo a explicação. É muito tempo. Por onde anda a prestadora do serviço?

Paralisação
Coincidentemente, também nesta sexta-feira pelo menos duas creches anunciaram a suspensão temporária de suas atividades em razão das dificuldades enfrentadas com a falta dos repasses de recursos e alimentos. Muita reclamação de mães, que, com as creches fechadas, não terão com quem deixar os filhos enquanto trabalham para sustentar a família.

Com razão
Razão tem o vereador Diego Rodrigues ao cobrar providências para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiências físicas em Uberaba. Há, inclusive, passeios que têm obstáculos intransponíveis por cadeirantes, além de mesas, cadeiras, churrasqueiras, assadeiras.

Até quando?
Pais de alunos que exigem cuidados especiais continuam se queixando da ausência de professores de apoio em várias escolas municipais. Um problema que vem se arrastando há tempos.

Fiscalização
Enquanto o município diz estar fiscalizando o transporte escolar como um todo desde o dia 6, as Vans escolares do rural continuam rendendo denúncias de irregularidades que a Semed não contesta nem esclarece.

Exclusão
Conselho de Defesa das Pessoas com Deficiência decidiu excluir da sua composição os representantes faltosos de algumas entidades. A falta de comprometimento de alguns em outros conselhos também é notória, e tem sido objeto de propostas semelhantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por