FALANDO SÉRIO

Realização de cursos de especialização

Plano de reestruturação da Inspetoria de Detetives da Polícia Civil foi produzido...

Wellington Cardoso
Publicado em 24/05/2012 às 11:39Atualizado em 19/12/2022 às 19:30
Compartilhar

Confissão falsificada

Extremamente grave detalhe de inquérito/processo citado pelo promotor Laércio Conceição ao pedir a condenação de quatro policiais civis por crime de tortura, decorrente da investigação de assassinato atribuído a Rodrigo Carlos Valério. Laércio aponta laudo produzido pela Polícia Técnica, a partir de exame grafotécnico, atestando que foi falsificada a assinatura de Rodrigo em confissão da morte de Adair Carvalho de Mendonça, em 2000.

Internações aos montes

No ano passado, 15,9 mil estiveram internadas em hospitais uberabenses com despesas bancadas pelo SUS. Número superou o de 2010, quando houve 15,8 mil internações. As doenças que mais provocam a ocupação de leitos hospitalares em Uberaba são as neoplasias (tumores), responsáveis por 1,8 mil registros em 2011. Embora as doenças do sistema circulatório sejam as que mais matam em Uberaba, elas aparecem apenas em 5º lugar no quadro de pacientes internados.

Lan houses

Não apenas os menores de idade, mas todos os seus frequentadores precisam ser cadastrados – com identificação completa e endereço – pelas lan houses uberabenses. É exigência constante em lei municipal produzida em 2006. A norma, válida inicialmente apenas para os menores de idade, exige também que a frequência por menor de 18 anos tenha autorização expressa dos pais. Setor começa a ser fiscalizado pela Guarda Municipal por recomendação do Conselho de Segurança.

E-mails falsos

Demorou, mas o assunto agora é alvo de discussões. Será transformada em crime a criação de perfis em redes sociais e contas de e-mails falsos (diariamente, os jornalistas recebem inúmeras correspondências de remetentes anônimos). A pena será de seis e dois anos de detenção, o que significará prestação de serviços. Mas já será alguma coisa. O que não falta é gente covarde na produção de denúncias ou simples comentários acobertados pelo anonimato.

Quem avisa...

Plano de reestruturação da Inspetoria de Detetives da Polícia Civil foi produzido por policiais uberabenses e entregue às suas chefias, chamando a atenção para a necessidade da realização de cursos de especialização. Documento lembra a aproximação da Copa do Mundo de 2014, ressaltando a possibilidade de cidades do Triângulo Mineiro recepcionarem seleções de países com graves conflitos e visados por terroristas.

Há precedentes

Extremamente válido o alerta dos policiais. Basta lembrar as reiteradas explosões de caixas eletrônicos em Uberaba e região, no início do ano. As polícias não estavam preparadas para esse tipo de ocorrência e as investigações se revelaram ineficientes na busca da identificação dos responsáveis pelos crimes. A insegurança resultante das explosões levou à desativação de caixas eletrônicos existentes em supermercados.

O que rola

Postagem feita no Grupo Improbidade Administrativa Não/Facebook contém sérias críticas às polícias em Água Comprida. Segundo a autora, “o telefone da delegacia vive fora do gancho; a droga rola salta e todos sabem quem usa e quem vende; leis de trânsito? Isso é uma piada; aqui, até criança dirige caminhão e dos grandes... e isso é só uma mostra”. As queixas vindas de Água Comprida não são novas, elas se repetem.

Inverdade

Prefeita Lauzita desmente o advogado Edilberto Martins Silveira, assegurando que não citou empresa prestadora de serviços à Vale Fertilizantes como financiadora da festa dos servidores realizada há uma semana no Uberaba Country Club. Segundo ela, Edilberto tem vivido para fazer denúncias – judiciais ou não – contra prefeitos, quando deveria se preocupar com o resultado da auditoria feita em Delta e de cópia entregue ao MP.

Corregedor ouve advogados

As duras críticas tecidas por advogados contra situações que denunciaram ter ocorrido durante o Mutirão da Justiça Federal trazem a Uberaba o desembargador/corregedor Tourinho. Às 10h30, ele se reunirá com o presidente da 14ª Subseção da OAB, Helder Batista, o diretor Eduardo Jardim e advogados que se queixaram à Ordem e em postagens no Facebook, em especial no fim de semana. A própria OAB, que provocou o encontro, chegou a ser criticada em e-mails trocados por advogados, acusada de não sair em defesa da categoria, o que foi contestado por Helder e Jardim.

Juristas

Formado em Uberaba o Grupo de Estudos Jurídico-Espíritas, com primeira reunião programada para o dia 16 de junho, no Centro Espírita “Aurélio Agostinho”. “A Lei Humana e a Lei Divina” será o tema desse primeiro encontro, coordenado pelo advogado e professor universitário de Direito Joamar Zanolini Nazareth.// Subprocurador-geral do município, o advogado Paulo Emílio Derenusson estará dias 14 e 15 de junho, como palestrante, no Congresso dos Procuradores Municipais, em Betim.

Uma e outras

Polícia de Araxá desvendou ontem o assassinato, em Tapira, de Mariana Assunção Perdonar Daniel, 28 anos, ex-servidora do Fórum de Uberaba, desaparecida há seis dias. Um dos dois namorados da moça, Cairo Carvalho, está preso como principal suspeito.// Não basta ser clube social para significar espaço de lazer e convivência fraterna. A AABB tem importantes diferenciais, que a tornam o clube da família e dos amigos. Faça-lhe uma visita (3312.1080).// E a ressonância da UFTM? Vai funcionar ou não?

“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.”

(Santos Dumont)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por