FALANDO SÉRIO

Reforma das instalações do IML

Promotor José Carlos Fernandes saiu otimista de audiência, ontem, com o...

Wellington Cardoso
Publicado em 12/01/2013 às 09:23Atualizado em 19/12/2022 às 15:20
Compartilhar

Agora vai

Promotor José Carlos Fernandes saiu otimista de audiência, ontem, com o secretário de Estado de Defesa Social, em Belo Horizonte. Ele ouviu do também procurador Rômulo Ferraz que a reforma das instalações do IML começará em fevereiro e a construção do Posto de Perícia Integrada no segundo semestre. O PPI será significativo avanço, permitindo à Polícia Civil a realização de perícias que hoje dependem de Belo Horizonte, o que atrasa a produção de inquéritos, em especial na área criminal.

Em quem o povo confia

Como a acusação de “figurões” é sempre aplaudida - pouco importando as provas para a opinião pública - e a absolvição quase nunca digerida, independentemente da fundamentação técnica, o Ministério Público é “mais confiável” do que o Judiciário para os brasileiros ouvidos pela pesquisa ICJBrasil/Direito GV. Ficou com 53% e o Judiciário com 39% de menções positivas. As Forças Armadas, que não têm exposição de ações públicas, lideram a lista das instituições avaliadas com 75%.

Jornal na frente

Ainda de acordo com a pesquisa, a mídia impressa (jornal, principalmente) é a mais confiável dos veículos de comunicação com 46% de indicações, enquanto as emissoras de televisão ficaram com 35%. A polícia também tem 39% de avaliações positivas e o Congresso, 19%. Os partidos políticos aparecem com apenas 7% de indicações positivas. No alto da tabela, em segundo lugar, está a Igreja Católica (56%).

Na parede

Anúncio da reforma do IML e da construção do PPI pode ser encarado como pedido de “arrego” do Estado ao promotor José Carlos, que o aciona judicialmente em razão da precariedade do prédio da Medicina Legal.

Multas

Nos primeiros onze meses de 2012, as infrações de trânsito em Uberaba, gerenciadas pela Settrans, totalizaram R$5,4 milhões. Números não incluem aquelas que são de competência do Estado e lavradas pela Polícia Militar.

Barulho incomoda

Ainda na pesquisa do ICJBrasil/Fundação Getúlio Vargas a constatação de que a poluição sonora, pelo Brasil afora, é a principal causa de acionamento da polícia, assim declarada pelas pessoas que disseram ter recorrido à instituição em algum momento. Perturbação e barulho representam 24% dos acionamentos, superando roubos/furtos (23%).

Tolerância às drogas

Mesmo com o tráfico enraizado em todas as comunidades, sendo considerado o principal motivo da violência que assola o País, apenas 3% dos entrevistados que já recorrem à polícia o fizeram para denunciar o comércio de drogas. Percentual semelhante ao do grito por socorro motivado por violência doméstica.

Exposição a risco

Os agentes penitenciários não poderão andar armados fora do horário de trabalho. A lei que permitiria a eles o porte de arma em horário de folga foi vetada pela presidente Dilma. Para ela, a matéria aprovada pelo Congresso não condiz com a política de desarmamento, possibilitando a circulação de mais armas. Com isso, para andar armados, os agentes penitenciários terão de usar o que já prevê a legislação para o cidadão comum: requerer porte de arma à Polícia Federal, justificando a necessidade.

Em todas

Como dizia o saudoso Ataliba Guaritá Neto, Uberaba está realmente em todas. E não é que se fez presente também no Japão na conquista do Mundial de Clubes pelo Corinthians. Na comitiva, o cardiologista Ilídio Antunes, da UFTM.

Transferência

Recém-promovido a tenente-coronel, o subcomandante do 4º Batalhão será transferido de Uberaba. Geraldo Wellington terá sua designação para o comando de alguma unidade da Polícia Militar publicada a qualquer momento.

Merecia foto

No início da tarde de ontem, menino de 5 anos que tentava atravessar a avenida Guilherme Ferreira caiu dentro do canteiro central em obras, mergulhando no barro criado pelas chuvas. Passando pelo local naquele momento, o assessor jurídico da Cohagra correu em auxílio ao garoto, mas aí ocorreu o inesperad Marco Aurélio Figueiredo perdeu o equilíbrio e também mergulhou no barro. “Salvou” o menino, mas precisou voltar à sua casa para trocar o terno.

Meio ambiente

Presidente do Codau fez visita ao promotor Carlos Valera, coordenador regional do MP de Defesa do Meio Ambiente. Luiz Guaritá ressaltou a disposição da autarquia de desenvolver projetos de proteção aos mananciais em parceria com o Ministério Público.

Cancelamento

Voos matutinos foram cancelados, ontem, nos aeroportos de Uberaba e Uberlândia, em consequência do mau tempo. Muita gente perdeu compromissos, mas, em situações como essa, as empresas aéreas não tem nenhuma responsabilidade. Isso é comum em períodos chuvosos.

Sambista premiada

Em reunião com dirigentes de escolas de samba, Sumayra Oliveira confessou sua paixão pelo carnaval, lembrando ter desfilado pela Rosas de Ouro, no ano passado, e ter vencido alguns concursos de samba. Lamentou a impossibilidade de dançar na passarela com a volta dos desfiles da escola, enquanto presidente da Fundação Cultural.// Instituto de Saúde Odontológica, avenida da Saudade, 621, o endereço da saúde bucal.

“O peso das palavras depende da boca de quem as pronuncia.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por