Animadora
Fala do novo comandante regional da PM de que Uberaba e região contam com policiais suficientes para as suas necessidades de segurança, é animadora.
Desafio
E representa um desafio que o coronel Peres Dalvas se impõe, de fazer o mais com o menos, como vivenciaram seus antecessores para reduzir os índices de criminalidade.
Para cima
Nos últimos cinco anos, os crimes violentos aumentaram em Uberaba mais de 130%, ao mesmo tempo em que a Polícia Militar perdia significativo efetivo com aposentadorias.
Maiores
E os números dos cinco primeiros meses deste ano já são maiores que os de idêntico período de 2016.
Rotina
Os grupos de Whatsapp estão abarrotados de cenas de assaltantes invadindo residências ou assaltando transeuntes e motoristas nas ruas.
Reação
E o cidadão comum vai ao delírio quando vê a vítima reagindo à bala.
Pra todo lado
O que é cena comum em Uberaba há uma década, começou a acontecer também na pequena Delta: assaltos a senhoras em via pública e à luz do dia. Uma praga que se alastra.
Choque
Operações esporádicas contra o crime organizado não resolvem. O fenômeno está a exigir medidas de choque, que restabeleçam o medo entre os marginais.
Nada temem
É prova provada que os bandidos já não temem nada diante de um Estado inerte. Sabem que dificilmente serão presos e, se forem, não ficarão muito tempo.
Silêncio
A sensação que se tem é de um Estado acovardado diante do crime, que parece não ser tema importante para nenhuma autoridade com poder de decisão. No pacote, o Congresso.
Condenação
Flagrada pela PM em local conhecido como “Fortaleza do Tráfico”, em Delta, Maria Aparecida Mendes dos Santos foi condenada a 1 ano e 8 meses de prestação de serviços.
Drogas
Com ela e em sua residência, os policiais encontraram 81 pedras de crack e em sua ficha criminal constam uma condenação e outras duas ações por tráfico.
Maré
A fase não está boa também para os advogados, por muito tempo ignorados pelo Ministério Público nas ações contra criminosos por eles assistidos.
Quem explica?
Se a justificativa é o frete, como explicar que até no interior de Goiás gasolina e etanol custam até R$ 0,60 menos que em Uberaba? E na BR-050 também.
Regressão
Ex-prefeito de Frutal voltou a passar as noites na APAC, depois de permanecer dez dias como foragido da Justiça ao sofrer regressão de regime prisional.
Improbidade
Condenado pelo desvio de recursos públicos, Zanto estava em liberdade condicional, mas não cumpria as regras.
Depende
A audiência de custódia ocorre apenas quando o juiz a considera necessária, sendo-lhe facultado estabelecer as condições de liberdade do preso sem ela.
Normal
Assim, é absolutamente normal o procedimento de se fixar a fiança e apenas comunicá-la à parte, examinados os documentos relativos à prisão.
Preocupante
Entre 1980 e 2014 a taxa de suicídios entre brasileiros cresceu 60%, e na faixa etária entre 15 e 29 anos, o aumento foi de 27,2%.
Tabu
Os veículos de comunicação evitam abordar o tema, mas é importante mostrar a gravidade do problema. Em 2014, 2 mil 898 jovens brasileiros perderam a vida como suicidas.
Duro né!
Revoltante assistir a pronunciamento do presidente Temer confirmando aumento de tributos e pregando moralidade, gestão e honestidade.
É mesmo?
Para dizer que o brasileiro compreenderia o aumento para os combustíveis, Temer deve ter tomado gasolina.
Sacrifício
O cidadão comum é sacrificado, enquanto a sonegação aumenta (mais de R$ 300 bilhões em sete meses) e grandes devedores (bancos, por exemplo) não são cobrados.
É fácil
Para quem está com a barriga cheia é fácil exigir que alguém espere um pouco mais para comer.
Bom exemplo
Aos 66 anos de idade, um dos mais destacados PMs que atuaram em Uberaba, Otacílio Calixto continua exibindo vigor físic chega a correr até 30 Km/dia.
Longevidade
Diz ele que o seu segredo da longevidade é afastar de tudo o que possa prejudicar o seu estado físico e mental.
Prevenção
O tenente reformado ocupa parte do tempo dando aulas de violão para jovens carentes do bairro em que mora.
Processo
Gaeco de Uberlândia promete processar criminal e civilmente o advogado Gustavo Tavares.
Armação
Advogado do ex-prefeito Fernando Marangoni, de Perdizes, preso em maio pelo MP, Gustavo disse que seu cliente fora vítima de flagrante armado pelos promotores.
Pois é!
Investigação norte-americana revela que o PCC se aliou ao Hezbollah, com sede em Beirute, no contrabando, tráfico de drogas e armas. E o sistema brincando de faroeste.