Paciente denuncia ao Ministério Público uma sucessão de procedimentos negativos de que teria sido vítima no Hospital Regional. Internada na noite de 8 de dezembro para retirada de vesícula na manhã seguinte, ela somente foi submetida ao procedimento por volta das 16h, permanecendo 18 horas em jejum.
Aos gritos
Segundo o relato de Madalena Beatriz de Araújo, sua transferência para o bloco cirúrgico ocorreu somente depois de ter começado a gritar em busca de informações e com fome que lhe causava dores no estômago. Antes disso, pediu por diversas vezes para que a situação fosse comunicada ao seu filho, Fabrício Augusto de Araújo, o que não teria ocorrido.
Incidente
De volta ao quarto, a paciente, segundo fala do seu filho à Promotoria da Saúde, foi informada por integrante do corpo médico do HR, cujo nome não se recorda, ter havido incidente durante o procedimento de intubação de no bloco cirúrgico. E que, em consequência, seus dentes ficaram abalados.
Encaminhada
Examinada por um dentista e orientada a evitar a mastigação com os dentes da frente, a paciente recebeu encaminhamento para a Policlínica da Universidade de Uberaba. E, para a sua surpresa, o atendimento seria agendado para fevereiro, o que a motivou a procurar providências junto ao MP contra o HR.
Sem orientação
Madalena e Fabrício se queixaram também que nenhuma indicação de outro órgão em que poderiam buscar atendimento foi feita.
Resposta
No fechamento desta edição impressa de FALANDO SÉRIO ainda era aguardado o resultado da apuração interna no Hospital Regional provocado por questionamentos.
Pré-temporada
Árbitra uberabense Francielli Afonso da Costa participou em Belo Horizonte da imersão na chamada pré-temporada que reuniu integrantes dos quadros da FMF, de olho nos campeonatos estaduais de 2026. Ano em que a uberabense terá nova missão. A programação do encontro foi técnica e estratégica.
Analista
A Federação Mineira de Futebol convocou Francielli agora como analista de arbitragem. Uma atividade voltada para o acompanhamento da atuação dos árbitros, fornecendo informações importantes para o aprimoramento de cada um. Um atestado das qualidades da uberabense e da confiança da FMF.
Nata
Com Francielli, para ouvir as diretrizes para 2026, estavam, entre outros, os árbitros Paulo César Zanovelli e Felipe Fernandes de Lima, e a assistente Andressa Oliveira Pereira, dos quadros da CBF. Nomes respeitados no Campeonato Brasileiro.

A analista Francielli e o árbitro Felipe Lima (Foto/Divulgação)
Em casa
Investigado em Ribeirão Preto e apontado como receptador suspeito de envolvimento com quadrilha desbaratada naquela cidade, o uberabense Haig Hovsepian já cumpre prisão domiciliar. Ele deixou a Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” ainda no fim de semana.
No bolso
Multa por estacionamento irregular em vaga destinada a deficiente físico pode ser aumentada de R$ 293,47 para R$ 880,41, agravada em três vezes. A proposta será examinada por comissões técnicas da Câmara Federal em caráter conclusivo, condição em que não precisa ser votada em plenário.
Transparência
Até o fim do ano estarão no Portal da Transparência todas as emendas estaduais e municipais destinadas à Prefeitura de Uberaba. Das publicações constarão detalhes como valores, no que os recursos foram utilizados ou a que se destinam e prazo de execução. A recomendação é do Tribunal de Contas do Estado.
Convênios
A publicação ocorrerá dentro do prazo estipulado pelo TCE, assegura a controladora geral do município, Júnia Cecília. E a secretária pretende mais para o ano que vem: o lançamento no sistema dos detalhes dos convênios celebrados pela Prefeitura nos últimos três anos.
Dificuldade
Júnia explica que isso já deveria estar sendo feito, mas há dificuldades. A principal delas está no fato de os processos não estarem informatizados pelas secretarias responsáveis por eles. Tudo ainda é feito no modelo físico.
Sem entender
Líder do Executivo na Câmara ficou sem entender a retirada de pauta, na sua ausência, do Projeto de Orçamento do município para 2026. Cabo Diego disse que estava discutindo com o Governo projetos a serem votados ainda este ano e ter informado aos colegas que já estava a caminho do prédio da Manoel Borges.
Pacotão
Mas ressaltou respeitar a decisão dos colegas nesta segunda-feira e esperar pela votação nesta terça. E os projetos a que se referiu o líder são cerca de vinte.
As propostas
Entre as propostas do Executivo estão os incentivos à repaginação do centro da cidade, concessão de isenção e remissão de IPTU a imóveis atingidos por enchentes e alagamentos (PL trabalhado por ele com a SeGov) e o incentivo destinado às equipes de Saúde pelo Ministério da Saúde.
Buraco
Ativista Rodney Lemes tem se dedicado a mostrar nas redes sociais serviços ruins prestados pelo município. Em um dos vídeos, aparece rua incluída no último programa de asfaltamento com enorme cratera.
MP na Justiça
Formalizada em junho deste ano, a fusão entre a Santa Casa de Misericórdia e a Casa do Caminho, destinada a melhorar a prestação de serviços à saúde em Araxá, tem descumprimento de acordo denunciado pelo Ministério Público ao Judiciário. A fusão resultou de ação do MP para impedir o fechamento voluntário da Casa do Caminho no seguimento hospitalar.
Execução
Agora, o Ministério Público está requerendo à Justiça a execução do acordo diante das denúncias de que a Prefeitura não está cumprindo as obrigações assumidas à época da negociação, colocando em risco a prestação dos serviços hospitalares aos cidadãos.
Orgulhosa
Jornalista Carmem Amâncio fazendo questão de deixar registrado o orgulho que sente da afilhada Giovanna Beatriz, eleita a melhor central do Campeonato Brasileiro de Vôlei Interclubes sub-19, em que defendeu a Associação Camboriú/ABC.
Queixas
Sindicato dos Servidores cobra da Prefeitura providências em relação aos serviços de saúde prestados à categoria. Alegam que há problemas recorrentes na clínica do plano de saúde como exigência de chegada antecipado do paciente e atraso no atendimento, carência de especialistas e falhas de comunicação.