FALANDO SÉRIO

Regulamentação da maconha divide opiniões

Debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 23/09/2014 às 10:06Atualizado em 17/12/2022 às 03:32
Compartilhar

 Dois lados

Debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado, nesta 2ª-feira, mostrou as dificuldades de um acordo para a regulamentação ou não da maconha no país. Os palestrantes ficaram divididos entre o “sim” e o “não”.

Contra

Ao depor, uma professora contou o drama da família com a filha de 26 anos, viciada desde os 14, quando trocou a maconha “recreativa” pelo crack, estando em sua sétima internação. Ela é contra.

A favor

Outra mãe disse que o filho usa apenas maconha e quer a legalização para que ele não fique nas mãos dos traficantes e dos riscos inerentes. Relatos outros – inclusive de dependente – foram contra, mas houve também os a favor. Conclusã não há conclusão.

Estrangeiros

Pelo menos trinta haitianos recém-chegados a Uberaba recorreram aos serviços públicos locais nas últimas semanas.

Invasão

A estimativa não é oficial, mas circula em órgãos uberabenses: a cana de açúcar e a procura por outros empregos teriam trazido cerca de 30 mil nordestinos para município nos últimos dez anos.

Engrossando

Grupo foi engrossado por trabalhadores demitidos pelas usinas do interior de São Paulo.

Quem paga?

Os serviços de saúde em Uberaba pagam também um preço alto pela sua condição de referência regional. Aqui aportam pacientes de dezenas de cidades sem o devido repasse de recursos do SUS.

Alcoolismo

UPAs e prontos-socorros de hospitais particulares receberam um outro tipo de paciente no fim de semana: jovens que se embriagaram ao ponto de necessitaram de atendimento médico. E não foram poucos.

Prostituição

Policial diz não querer acreditar no que soube: a inauguração de casa de prostituição perto do 4º Batalhão. Teria havido até distribuição de cartões publicitários antecedendo a abertura do prostíbulo de classe média.

Desigual

Enquanto candidatos “calouros” lutam para se tornar conhecidos junto aos eleitores, os detentores de mandatos ficam contando realizações, ainda que não sejam verdadeiramente deles, mas simples ação de governo. Assim, a briga por votos fica muito desigual.

Impunidade

Torcedores de clubes de futebol continuam brigando e se matando sem que haja qualquer reação do sistema. Proibir bandeiras e venda de bebida alcoólica em estádio é fácil. Quero ver é o combate aos criminosos e à impunidade.

Incapacidade

As áreas de inteligência e planejamento da segurança pública brasileira mostram incapacidade de reação até nos pequenos problemas. Quem sofre é o soldado, obrigado a trocar sopapos nas arquibancadas, a “bater” ou “apanhar”, “matar” ou “morrer”, enquanto as autoridades ficam no ar-condicionado.

Droga

Nos primeiros oito meses deste ano, a polícia tirou de circulação em Ituiutaba mais de uma tonelada e meia de drogas. Em idêntico período do ano passado, foram duzentos e quarenta quilos.

Validade

Vai à sanção do Executivo lei aprovada pela Câmara determinando ao comércio que junto aos produtos alimentícios colocados em promoção exista aviso de prazo de validade das mercadorias, se inferior a vinte dias. A proposta é do vereador Edmilson de Paula.

Muro de arrimo

Responsável pelo conjunto Alfredo Freire 4, ainda em construção, a empreiteira ElGlobal avalia junto à Cohagra a necessidade de construção de muros de arrimo entre os imóveis dessa etapa e os do Alfredo Freire 2, para o que haveria necessidade de aprovação da CEF.

Rachaduras

Precavida, antes de iniciar as obras do Alfredo Freire 4, a empresa fez vistoria fotográfica dos imóveis da divisa, detectando indícios de rachadura em algumas paredes.

Zero problema

Na etapa sob responsabilidade da ElGlobal inexiste reclamação (a queixa levada à Justiça partiu de morador do AF 2) – diz o assessor de imprensa da empresa, jornalista Cristiano Sobrinho.

Avaliação

Decreto firmado ontem pelo prefeito Paulo Piau define a Comissão de Avaliação da futura gestão do Hospital Regional por organização social. No grupo figura representante do Conselho Municipal de Saúde.

Mais fácil

A corrida por cadeira na Câmara dos Deputados ficou, em tese, mais fácil para os que se mantêm no páreo no Triângulo Mineiro. Nada menos do que seis deputados eleitos de muitos mandatos e ainda o ex-prefeito Anderson estão fora da disputa.

Ausências

Não concorrem os prefeitos Piau e Gilmar Machado, Aracely de Paula, João Bittar, Narcio Rodrigues e Toninho Andrade – que não é da região, mas tem votos nela. Todos eles por opção pessoal e apenas um indicou “sucessor”: Narcio, que pede votos para o filho Caio.

Pena de juiz

Condenado à aposentadoria compulsória proporcional ao seu tempo de serviço o juiz Sérgio Rocha Pinheiro Heathrow, acusado de peculato (se apropriou de R$4,4 mil de fianças afixadas em dois processos). A decisão é do TJ da Bahia.

O tempo

Previsão de sol com nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite nesta terça-feira, em Uberaba. Temperatura ficará entre 16 e 30 graus.

“Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho.”

(provérbio chinês)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por