Reta final
Dez anos depois, chega à sua reta final em 1ª instância processo que resultou de denúncia de tortura de presos em Conceição das Alagoas por agentes lotados em Uberaba.
Filmagem
Cenas dos maus-tratos foram filmadas por um dos agentes penitenciários com o uso de celular e vazaram.
Youtube
Foram parar no Youtube, pois o WhatsApp chegava ao Brasil somente em novembro de 2009 e para poucos celulares (inicialmente apenas para iPhone).
Complicou
Ainda assim o vazamento complicou a vida dos servidores.
Investigação
Episódio chegou ao conhecimento do promotor José Carlos Fernandes, na época servindo em Uberaba, e uma investigação foi deflagrada.
Aos montes
Na denúncia que originou o processo criminal por tortura, Fernandes e sua colega Manuela Maranhão, que atuava em Conceição, relacionaram vinte e sete servidores.
Escaparam
Alguns dos investigados, delegado de Polícia e PMs, conseguiram se livrar da ação, assim como uns poucos agentes penitenciários.
Idas e vindas
Nesses dez anos, a falta de juiz e falhas processuais retardaram o desfecho da ação.
Não ouvido
Processo, em outro momento, chegou à fase das alegações finais, descobrindo-se, então, que um dos réus sequer havia sido ouvido.
Agora sim
Sanada a irregularidade com o depoimento do ex-diretor José Xavier, o processo chega novamente à fase conclusiva.
Defesa
Diretor da penitenciária de Uberaba à época, comandante da ação de contenção da revolta em Conceição, é um dos réus e tem em sua defesa o advogado Gilberto Ferreira.
Alegações
Processo já está com o Ministério Público para as suas alegações finais e, posteriormente, será a vez dos advogados dos envolvidos.
Recurso
Tramita no Tribunal de Justiça de São Paulo, sem data para entrar em pauta, recurso de dois ex-prefeitos de Igarapava, condenados por corrupção.
As penas
Carlos Augusto Freitas foi condenado a mais de 50 anos e o irmão, Sérgio Augusto, a 39 anos, mas está condenado a mais 30 anos por assassinato (do prefeito de quem era vice).
Delação
Empresário acusado de lavagem de dinheiro e que seria assessorado juridicamente por procurador do Estado fez delação premiada ao MP de Uberlândia.
Mesmo rumo
Outro advogado que também atuava para o empresário fez o mesmo.
Sobrou
Ao que tudo indica, com as delações, sobrou para o procurador do Estado afastado de suas funções sob suspeita de participar do esquema criminoso.
Ainda preso
Advogado uberabense preso há quase duas semanas em cumprimento de mandado expedido por juiz de Frutal permanece na Penitenciária “Aluízio Ignácio”.
Maria da Penha
Ordem de prisão resultou do descumprimento de medida protetiva decretada para mulher residente naquela cidade.
Corrupção
Cinco desembargadores trabalhistas baianos foram ontem afastados por decisão do CNJ, suspeitos de corrupção.
Combinação
De acordo com investigações do Ministério Público Federal, os membros da Corte combinariam decisões com advogados.
Esquema
O relator de um processo se manifestava contra postulação de uma das partes, outro pedia vistas e, enquanto isso, o acerto era realizado, disse o MPF.
Reabertura
Repaginada, a rua Terezinha Campos Waack estará com obras totalmente concluídas, incluindo sinalização, até meados de outubro.
Mão única
Via terá mão única no sentido Santos Dumont/Major Eustáquio.
De fora
Uberabense João Menezes deixou o Challenger de Buenos Ayres. Perdeu ontem para o argentino Ficovich, de virada.
De olho
MP de olho em chácaras em Uberaba, cujos proprietários não respeitam legislação ambiental, promovendo perturbação do sossego e furando poços sem outorga.
Denúncias
As denúncias começam a chegar com mais intensidade.
Parados
Em Uberlândia, MPF deu prazo de 30 dias para que a Ebserh coloque em funcionamento consultórios de odontologia e oftalmologia recebidos e parados há 6 anos.
Leitos
Ainda no HC de lá, o MPF determinou a reabertura de leitos fechados pela Ebserh com a redução de pessoal.
Investigando
Delegada Sandra Wazir instaurou procedimento administrativo que poderá levar a descredenciamento de pátio que serve ao Detran.
Ilegal
Há algumas semanas, dono do pátio foi preso após se envolver em acidente ao volante de veículo que havia sido apreendido por ocasião do assalto ao Banco do Brasil.