FALANDO SÉRIO

Reposição salarial: professores aguardam manifestação dos patrões há três meses

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 15/03/2023 às 19:52Atualizado em 16/03/2023 às 19:56
Compartilhar

Professores lutam para manter as conquista (Foto/Divulgação)

Termina dia 31 deste mês a Convenção Coletiva de Trabalho dos professores da rede particular. A pauta de reivindicações para a renovação do acordo foi entregue pelo Sinpro ao sindicato patronal do Triângulo Mineiro ainda em fevereiro.

Perdas
Segundo o sindicalista Marcos Gennari, as perdas salariais acumuladas dos professores estão em cerca de 20%, e preocupa o fato de o Sinepe, passados quase três meses, não ter feito qualquer manifestação sobre a correspondência do Sinpro. Nem se falou na programação de reunião.

Conquistas
A manutenção de conquistas históricas como bolsa de estudos, adicional por tempo de serviço e o adicional extraclasse é uma briga anual, e tem se arrastado por meses.

Para cima
Levantamento ainda não concluído pelo Sindicato dos Professores sinaliza que a maioria das escolas do Triângulo tiverem aumento de alunos para este ano. A coleta de outros dados está sendo feita pelo Sinpro.

Conciliação
Está programada para a próxima segunda-feira a segunda audiência de conciliação entre a Prefeitura, o Estado e o Ministério Público sobre a exposição de armas ocorrida na festa do Dia das Crianças do ano passado. Audiência será presidida pelo juiz Marcelo Lemos, da Infância e da Juventude.

Proposta
Os promotores André Tuma e Ana Catharina Normanton, que apuraram o episódio que contraria o ECA, sugerem que Estado e Município paguem R$ 500 mil cada um a título de multa pela exposição feita por instituições de segurança pública.

Desacordo
Na primeira audiência, município e Estado discordaram do valor e ficaram de apresentar a sua proposta, a ser discutida no dia 20. Aparentemente, a Prefeitura quer ficar apenas com a obrigação de promover campanhas contra o armamento a título de punição.

Inexplicado
Passados cinco meses desde a exposição, a Prefeitura ainda não apurou responsabilidades pelo evento que Elisa disse textualmente ter desautorizado. Alguém descumpriu a ordem, mas desta vez não houve a apuração de responsabilidades.

Sujou
Gravação de conversa entre participantes do esquema de corrupção investigado na Prefeitura de Araxá é mais munição para o inquérito da Polícia Civil. Segundo as primeiras denúncias, eram desviados recursos do município com a locação e utilização de máquinas da Agricultura.

Arma poderosa
As quebras de sigilo telefônico têm se revelado importante ferramenta de elucidação de crimes também em Uberaba. Apenas para citar dois casos: o que envolve fiscais da Vigilância Sanitária e o desvio de recursos da Cisvalegran.

Crime sexual
Aproximação do período de exposição leva a Justiça da Infância e da Juventude a articular ações de prevenção e combate aos crimes sexuais praticados contra menores de idade por ocasião das grandes festas populares.

Rede
O juiz Marcelo Geraldo Lemos deve se reunir em os órgãos de proteção para, em conjunto, discutirem a estratégia a ser adotada para inibir a ação dos criminosos sexuais.

Heineken
O que o ex-vice-prefeito Moacyr Lopes conta sobre suas relações internas na Prefeitura, enquanto ainda no cargo, são quase inimagináveis. Por exemplo: narra ele que, na disputa (N.R: hipotética) pela Heineken, ao se oferecer para ajudar ouviu que era para não se intrometer. Eu, hein!

Pasta azul
Moacyr narrou ainda que, em relação à pasta azul deixada por Paulo Piau e Zé Renato Gomes (de possíveis investimentos com tratativas iniciadas), ele recebeu ligação para esquecê-la. E nunca teve acesso à pasta por ordem expressa  – frisou.

Mais leve
Com os então deputados Franco Cartafina e Aelton Freitas, que igualmente se colocaram à disposição, o tratamento foi mais ameno. Franco conta que lhe disseram estar “tudo certo, caminhando muito bem”. Aelton Freitas sequer teve resposta.

Sigilo
Parece que o “sigilo de confidencialidade” ainda é observado pela SEDEC, pois jamais fez qualquer anúncio de reunião ou mesmo de conversa telefônica, citando o nome de interlocutor da Heineken.

Outra foto de cena urbana que vale por mil palavras (Foto/Israel Garcez)

Dificultando
A cena registrada em foto pelo cadeirante e ativista social Israel Garcez mostra mais um local de bom trânsito em que é impossível ao portador de deficiência de locomoção usar a rampa de acesso à calçada. A foto diz tudo. É na rua São Nicolau com a avenida Manoel de Melo Rezende, no Parque São Geraldo.

É sigilo
Trancada pela 6ª Turma do STJ ação criminal contra mulher acusada de recorrer a medicação abortiva, o que a teria levado ao hospital. Decisão da Corte foi alicerçada em dois aspectos: 1) Quem denunciou o episódio à PM foi o médico que atendeu a mulher: 2) E ele teria fornecido o prontuário da paciente a autoridade policial. Ou seja, o médico quebrou o sigilo a que estão submetidas as relações entre o profissional e o seu paciente.

Criticados
Sobraram críticas também para o juiz e o promotor do processo em 1ª instância. Segundo o STJ, os dois sequer deveriam ter permitido o depoimento do médico em audiência.

Regulamentada 
Decreto firmado por Elisa regulamenta a utilização pelos servidor municipal das chamadas verbas indenizatórias para o cálculo da sua futura aposentadoria. Quem não tiver interesse nisso poderá requerer a restituição do que lhe foi descontado para a previdência nos últimos 5 anos.

Feminicídio
Dez datas já estão previamente reservadas pelo juiz Fabiano Veronez para julgamentos do Tribunal do Júri da 2ª Vara Criminal. Nem todas as datas já foram preenchidas, mas estão previamente agendados seis casos de feminicídio.

Cívico militar
Escola Municipal professor José Geraldo Magalhães, no Bairro Pacaembu, está em fase de transição para se transformar em escola cívico militar, um projeto de 2022. Dois oficiais da PM e BM já foram contratados para o estabelecimento: a capitã oficial de Gestão Escolar Rosa Elaine e o tenente Ronaldo Pereira, oficial de Gestão Educacional.

Seletivo
Os dois estão discutindo critérios para a realização do processo seletivo que levará à contratação de outros militares. As informações são do vereador cabo Diego, um dos entusiastas desse formato de escola. O secretário de Educação foi consultado sobre o projeto, mas não respondeu.

Repúdio
Divulgada pelo vereador Túlio Micheli nota de repúdio à ausência da Prefeitura na audiência pública de terça-feira, convocada para debater a questão salarial dos enfermeiros. Para o edil, uma evidente demonstração de descaso do Executivo para com a categoria.

Pronasci de volta
Governo Federal volta com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, coordenado pelo Ministério da Justiça. O PRONASCI trata de segurança pública também sob os aspectos sociais. 

Projetos locais
Em Uberaba, na gestão Anderson Adauto, o programa propiciou a construção de duas Áreas Integradas de Segurança Pública e a execução do projeto Mulheres da Paz (destinado a mulheres em vulnerabilidade social) e ainda o Protejo (para jovens nas mesmas condições). 

Com auxílio
Nos dois casos, os assistidos tiveram uma pequena ajuda financeira mensal, enquanto participavam de oficinas de trabalho e de estudos. O lançamento do novo PRONASCI será nesta 5ª feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por