FALANDO SÉRIO

Reserva ambiental por habitante

A exigência de se ter 20m² de reserva ambiental por habitante nos projetos de ...

Wellington Cardoso
Publicado em 14/03/2012 às 10:22Atualizado em 19/12/2022 às 20:47
Compartilhar

Casais homossexuais

Embora ainda pequeno, aumentou na década passada o número de casais homossexuais que vivem sob o mesmo teto em Uberaba. Foi o que constatou o último censo do IBGE, identificando noventa e um deles em vinte e um diferentes bairros, com predominância no Parque das Américas (nove), Grande Horizonte e Mercês (oito). Os casais formados por mulheres são em maior número (cinquenta e sete) e é maior a concentração na faixa etária dos 25 aos 29 anos. O casal homossexual mais velho de Uberaba tem entre 80 e 89 anos e é do sexo masculino.

Insistência oficial

Estímulo do Governo de Minas não falta para que Marcos Montes se reinsira na disputa pela Prefeitura de Uberaba. Estudo feito por especialistas em legislação eleitoral indica que o ex-prefeito, diferentemente do que pensam seus opositores, não está inelegível por ter sido condenado pela assinatura de convênio com a Adebrac sem licitação. Como não houve dolo, segundo a sentença já de 2ª instância, Marcos não se enquadraria na Lei da Ficha Limpa, como lhe asseguraram em Belo Horizonte. Mas, o argumento não o convenceu a entrar na disputa.

Até o fim

No aguardo de que o PMDB/Minas defina critérios para a escolha do candidato do partido a prefeito de Uberaba, Paulo Piau disse ontem que permanece aberto ao diálogo, mas não retirará seu nome do processo. O deputado não acredita que a representação em Uberaba consiga dar uma solução ao impasse ao tempo hábil para uma campanha de qualidade.

Problema dele

Ao questionamento que critérios poderiam ser esses, Piau foi enfátic “Não sei, o problema é do PMDB e não meu”. Ele considera legítimo Anderson comandar o processo, assim como a cúpula do partido em Minas querer fazer uma análise do quadro nas principais cidades mineiras, sem que isso seja visto como intervenção ou ingerência.

Sem exigência

A exigência de se ter 20m² de reserva ambiental por habitante nos projetos de expansão do perímetro urbano será eliminada do Código Florestal. A comissão de análise do texto aprovado pelo Congresso, e presidida por Paulo Piau, chegou à conclusão que a norma encareceria os imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida” e de outros empreendimentos populares. Valerão as regras previstas em Planos Diretores.

 Peneirada na oposição

Os dez partidos que pretendem ser oposição a Anderson nas eleições deste ano terão seus pré-candidatos definidos e “peneirados” até o fim de março. As conversações em abril e maio estarão centradas no afunilamento de nomes de prefeito e vice apoiados pelo conjunto. É o que estima o deputado Marcos Montes, que discorda das críticas que rotulam a oposição de desarticulada e desorganizada. “Nós, não; a situação, sim, com divergências internas no PMDB e no PR” - frisou.

 E daí?

Assembleia Legislativa quer fazer audiência pública para discutir a possibilidade de as Guardas Municipais de Minas também produzirem Reds - Relatório de Evento de Defesa Social (o antigo boletim de ocorrência). Assunto sem nenhum resultado prático se não estiver atrelado à introdução das GMs no policiamento preventiva e ostensivo, exclusividade da PM pela Constituição.

 Encorpando

A candidatura de Lerin (PSB) a prefeito vai tomando forma nas discussões da oposição, enquanto a de Maurício Cecílio (PSDB) é vista com reservas diante da falta de ações concretas do partido para torná-la visível aos eleitores. Abril é visto como mês decisivo para as reais pretensões dos “tucanos”. Para materializar sua disposição, Maurício terá de deixar o cargo que ocupa no Indi.

 Letreiros luminosos

A possibilidade de a Prefeitura deflagrar ação para a aplicação de multas nas empresas que usam letreiros e luminosos fora das especificações vem sendo discutida pelo G9. Os empresários querem que a aplicação das normas ocorra dentro do período de vigência do alvará de funcionamento de três anos e não imediatamente. A legislação em vigor impede que placas com nomes dos estabelecimentos avancem sobre o logradouro, entre outras vedações.

 Cemitérios

Programada para o dia 23, pela Secretaria de Administração, a abertura das propostas das empresas interessadas na construção e exploração de cemitério-parque em Uberaba. Maior novidade do empreendimento será a instalação de crematório. A previsão é de início das obras ainda neste semestre. Já o cemitério “Medalha Milagrosa”, construído com a Univerdecidade, vem passando por obras de ampliação conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura.

 Uma e outras

A pedido do PSD, instituto de pesquisa vai a campanha neste fim de semana em Uberaba.// Empresas de ônibus devem recorrer à Justiça, mais uma vez, na tentativa de impedir que entre em vigor a lei que concede passe livre no transporte coletivo aos uberabenses com mais de 60 anos.// Nenhum cartucho sai da Printlog (José de Alencar, 218) sem ser pesado, testado e aprovado. Garantias de qualidade dadas a quem recorre aos seus serviços de reciclagem.

Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao

trabalho de criá-los e educá-los.”

(Platão)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por