Poluição
Levantamento feito pela Guarda Municipal mostra que residências são as maiores geradoras de poluição sonora, denunciadas à Patrulha do Silêncio. Foram mais de 120 ocorrências em julho. Depois aparecem, pela ordem, o comércio, os carros-bombas e as repúblicas de universitários. Em menor proporção aparecem os templos religiosos e os postos de gasolina.
Absolvição
Ex-prefeito Gumercindo Mazeto, de Conquista, foi absolvido pelo juiz Cícero Francisco de Paula em ação proposta pelo Ministério Público, que o acusava de direcionar licitação para obra pública. Promotor queria que R$ 250 mil fossem por ele devolvidos à Prefeitura. Defesa sustentou a tese de que não houve irregularidades nem prejuízos aos cofres municipais.
Riscos de fome
Autor de propostas de emendas ao Código Florestal do Estado, o deputado Glaycon Franco adotou o discurso de Paulo Piau, então relator do código nacional: são necessários entendimentos para não inviabilizar a produção rural em Minas. E está propondo que somente após o encerramento de processo administrativo, o Ministério Público, se for o caso, poderá oferecer denúncia de crime ambiental. Hoje isso acontece independentemente de discussão no âmbito administrativo.
Prazo para adequações
Glaycon propõe também que a expedição de auto de infração será antecedida de notificação ao infrator, indicando as adequações necessárias e o prazo para a sua concretização. Uma espécie de Termo de Ajustamento de Conduta a que recorre o Ministério Público de uma forma muito mais severa. São mais de 1,5 mil casos em Uberaba.
Pra cavalo
Assembleia Legislativa quer fixar a jornada de trabalho dos cavalos no Código Florestal. A sugestão é por no máximo 8 horas. Detalhe: com 10 minutos de descanso a cada uma hora. Quem fiscalizará?
Gestão
Paulo Piau e Fahim iniciarão, nos próximos dias, discussões segmentadas em busca do melhor modelo de gestão para o Hospital Regional. A ideia é ouvir sugestões de quem possa contribuir.
Falta de ar
Projeto do Hospital Regional não previu, realmente, sistema de ar para todas as instalações que dele necessitarão. Isso obrigará a Prefeitura a aumentar o volume de desembolso com as obras, para que o estabelecimento tenha condições ideais de funcionamento. Uma nova avaliação da Vigilância Sanitária em todo o projeto foi solicitada pelo secretário de Saúde, a começar pelo tamanho das portas dos apartamentos, que não são suficientes à locomoção das camas com os pacientes a serem levados a outro ambiente.
Prejuízos
Codau ainda contabiliza os prejuízos decorrentes da necessidade de abrir buracos no canal concluído da Leopoldino até o ano passado, para interligar macro e microdrenagem (das ruas transversais). Alguém parece ter se esquecido de que essa fusão seria inevitável.
Agilidade
Detalhe das linhas rápidas de transporte coletivo em fase de implantaçã os ônibus não pararão nos cruzamentos da Leopoldino de Oliveira. Sistema semafórico a ser implantado criará uma “onda verde” para os ônibus. Não tinha projeto pronto e custará R$ 3 milhões.
Adequação do aeroporto
Manifestação da Infraero sobre o projeto de liberação de área para a adequação do aeroporto, a ela submetida pela Prefeitura, ainda não ocorreu. Enquanto não houver a palavra da empresa, Piau não terá como avançar nas conversas com os moradores das imediações, no Parque das Américas. Prefeito quer evitar pelo menos dois terços das desapropriações anteriormente especuladas.
Vai sair
Piau continua apostando na construção do aeroporto de cargas entre Uberaba e Uberlândia. E, segundo ele, as adequações dos aeroportos das duas cidades resultam da lentidão com que os grandes projetos tramitam no País. Sem a remodelação dos aeroportos daqui e dali, o Triângulo terá sua capacidade de voos prejudicada.
Gás de cozinha
Termina hoje o prazo para sugestões ao anteprojeto elaborado pelo Corpo de Bombeiros para a atualização da instrução técnica que trata da manipulação, armazenamento, comercialização e utilização do gás de cozinha. Serão estabelecidos novos critérios e parâmetros de segurança. Quem se cala, consente, mas é comum as pessoas não se envolverem nas discussões e depois correrem atrás de políticos buscando reverter situação já estabelecida.
Em liberdade
Preso pela PM com HT, munição e em atitude suspeita, guarda municipal exonerado no início do mês já está em liberdade. E nessa condição responderá ao inquérito instaurado pela Polícia Civil e ao processo administrativo da Prefeitura pelo uso de atestado médico falso, cujo resultado também será submetido à PC.
Quem ajuda?
Paulo Piau quer conversar com os bancos sobre recursos para a manutenção do Olho Vivo. Praticamente todas as agências serão diretamente beneficiadas com o monitoramento eletrônico a ser operado por Prefeitura e Polícia Militar. As instituições financeiras não fazem investimento em sua própria segurança.
"Faça feliz quem está perto, e aqueles
que estão longe virão.”
(provérbio chinês)