FALANDO SÉRIO

Rio Grande à vista: estão concluídos os projetos para estação de captação

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 11/09/2024 às 21:09Atualizado em 12/09/2024 às 22:00
Compartilhar

Codau recebe nesta 5ª feira os projetos da captação de água no rio Grande. Para o dia 16, segunda-feira, está programada a primeira reunião entre técnicos da autarquia e da Projetae para uma análise em conjunto do trabalho realizado. As informações são do presidente Rui Ramos, acrescentando que as providências para a produção do edital da concorrência da captação acontecerão imediatamente após a aprovação desses projetos.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Recurso garantido
Com a aprovação pelo Senado da autorização do aval da União ao empréstimo de US$ 72 milhões junto à Cooperação Andina de Fomento, os recursos para a nova captação estão assegurados. O que falta agora é apenas a chefe do Executivo, Elisa, ter as tratativas finais com o banco para a assinatura do respectivo contrato, acertando a forma de liberação do dinheiro.

Contratação
A Projetae foi contratada ainda pelo presidente José Waldir. A empresa venceu licitação por R$ 4,3 milhões para a elaboração dos projetos. E o anúncio de que os projetos estão projetos e serão entregues à Codau nesta 5ª feira acontece um dia depois da aprovação do empréstimo internacional pelo Senado Federal.

Que confusão!
Presidente da CEI da Cohagra está chegando à conclusão de que CEF e Banco do Brasil não têm controle efetivo sobre os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida distribuídos em Uberaba. Vereador pastor Eloísio rotula de inadmissível o relativo desinteresse das duas instituições pelos imóveis após a entrega aos mutuários.

Irregularidades
A comissão integrada também por Ismar Marão, que a propôs, e Luciene Fachinelli tem constatado nesses arrastados meses de investigação inúmeras irregularidades. São casas (de aluguel ou possível venda de direitos) pelas quais já passaram até 5 famílias, outras invadidas e algumas sob o comando de orcrim.

Do crime
No pacote de irregularidades, a que seria a pior delas: casas em poder de organização criminosa, que as alugaria. Imóveis dos quais os mutuários originais podem ter sido expulsos ou abandonado sob pressão, e que estariam acumulando prestações atrasadas, sem que CEF e BB respondessem a questionamentos do Legislativo.

Sintomático
Pastor Eloísio tem recebido diariamente indicações da falta de controle das duas instituições. Segundo ele, seu gabinete tem sido procurado por dezenas de famílias (somente nesta 4ª feira foram 8), assustadas com notificações que receberam recentemente do BB ou da CEF, pedindo informações sobre os imóveis que ocupam.

Na pressão
Vereador entende que a ação das instituições resulta da pressão para que apresentem detalhado relatório sobre as casas financiadas. Eloísio vai, mais uma vez, pedir prorrogação do prazo para conclusão da CEI. Segundo ele, ainda há muito o que ser esclarecido.

Depoimento
E não descarta a tomada de novos depoimentos, com a possibilidade de convidar o empresário uberlandense Paulo Sérgio para falar à comissão. O candidato de situação a prefeito na vizinha cidade era sócio da primeira empresa de engenharia encarregada de construir o Alfredo Freire IV e pulou fora.

Nas redes
Muitas críticas nas redes sociais ao “debate” entre candidatos a prefeito produzido pelo Instituto de Engenharia e Arquitetura. Formato ruim, transmissão amadora e abandonada por muitos que a acompanhavam.

Sujeira
Muitos dos que foram pessoalmente ao IEATM chegaram com o adesivo de um candidato no carro e saíram com o de outro. Troca ocorreu na “calada da noite” como agem os criminosos. Mais uma vez parece ter gente contratada exclusivamente para esse serviço, se é que essa atividade pode ser assim chamada.

Xarope
“Encher as ruas de bandeiras não te torna mais popular. Deixa de ser xarope” – diz cartaz exibido nas redes pelo vereador Caio Godoi, que busca a reeleição. Quem põe a carapuça?

Referência
Mesmo tendo exercido a presidência do Procon há mais de 10 anos, o advogado Sebastião Severino continua sendo referência para entrevistas sempre que o Código de Defesa do Consumidor fica mais velho ou há novidade.

Recorde
Retransmissão nas redes sociais da íntegra da decisão judicial de impugnação da candidatura de Anderson deve ter batido recorde nesta 4ª feira.

Embaixadora
Tem motivo claro a ida a Brasília de Eclair Gonçalves, assessora especial de Elisa, para acompanhar a votação do pedido de empréstimo internacional no Senado. A servidora de carreira, que já ocupou cargos no 1º escalão em diferentes governos, é amiga “pessoal” (como dizem) do senador Rodrigo Pacheco, o chefão do Senado.

Deferido
Em Conceição das Alagoas, o ex-prefeito Celson Pires teve deferido o registro de sua candidatura para tentar o terceiro mandato como prefeito. Ele chefiou o Executivo de 2013 a 2020 e fez de sua vice Ivana a sua sucessora.

Cemitério
Nova eleição, assunto velho. Não há no contrato que possibilitou o cemitério-parque qualquer impedimento que a Prefeitura crie um novo cemitério. Desde que seja público e não represente simples acréscimo ao “Medalha Milagrosa”. Já os planos de um cemitério vertical, via PPP, certamente esbarraria na inviabilidade econômica.

Sem surpresa
Impugnação da candidatura de Anderson pelo juiz Stéfano Renato Raymundo, nesta 4ª feira, não causou surpresa. Nem mesmo ao próprio candidato. A novidade da sentença é o acolhimento da postulação da coligação “Eu Amo Uberaba” para que fosse considerada irregular a filiação partidária de Anderson ao PV.

Recurso
Minutos após a divulgação da sentença de impugnação, Anderson pediu a assessor que a informação fosse dada aos candidatos a vereador pelas esquerdas com a garantia de que haverá recurso e a liberação da candidatura será alcançada em instância superior.

Embargos
Nesta mesma 4ª feita, advogados da coligação “Eu Amo Uberaba” já trabalhavam em peça que formalizariam na Justiça Eleitoral nas próximas horas. Requererão eles ao juiz eleitoral Stéfano que se posicione quanto ao imediato anúncio da impugnação ao TRE. Isso não está na decisão.

Negativo
Advogado Guido Bilharinho discorda de posicionamento de que loteamentos prejudicam a reposição do lençol freático que recompõe a vasão do rio Uberaba. Segundo ele, existem apenas dois ou três loteamentos em toda a APA, e aprovados pelo Plano Diretor da Área Urbana da área de proteção ambiental.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por