Ponto de apoio
As rodovias federais administradas por empresas privadas terão pontos de apoio e de descanso para motoristas a cada 150 quilômetros. A construção obrigatória deles foi aprovada ontem pelo Senado, alterando projeto originário da Câmara que previa a medida apenas para motoristas de carga e de ônibus de passageiros. Matéria vai agora à sanção da presidente Dilma para entrar em vigor.
Piso
O piso salarial dos agentes de saúde – servidores empenhados no antigo PSF, agora ESF (Estratégia de Saúde da Família) – será fixado em R$950 pela Câmara dos Deputados, na reunião do dia 23 deste mês. Projeto em discussão desde 2011 fixa também as formas de correção do salário, os índices a serem usados para isso e até mesmo as fontes de recursos para o pagamento desses trabalhadores.
Morte no trânsito
Servidor municipal Vanderlei Gomes Dias responderá por homicídio culposo, caso o juiz Ricardo Cavalcanti acolha denúncia formalizada pelo promotor Laércio Conceição. Ele é apontado como responsável pela morte de Andreza Rabelo Alves em acidente de trânsito no cruzamento José de Alencar/Guilherme Ferreira, em setembro de 2009.
Avanço de sinal
Conduzindo ambulância, em missão de socorro, segundo ele, mas sem acionar sirene e luzes intermitentes, de acordo com a denúncia, Vanderlei avançou o sinal vermelho, colhendo a moto dirigida por Andreza. Promotor recriminou o comportamento e pediu que, além da pena de dois a quatro anos, o motorista seja condenado a pagar indenização de cerca de R$67 mil à família da vítima.
Sozinho
Estrela solitária do Pros, Cléber Cabeludo diz que optou por deixar o PMDB sem traumas, saindo pela porta da frente. A organização da nova sigla em Uberaba virá com o passar do tempo.
Radialista
Por ter uma comissão técnica a favor e outra contra, o projeto que torna a carteira de radialista profissional válida como identidade no País terá de ser submetido ao plenário da Câmara.
Queda em hospital
Há uma semana, paciente idoso internado em hospital de Uberaba estava com aviso de que teria alta para ir para casa, mas, caiu de cama em Unidade de Terapia Intensiva, enquanto aguardava a liberação, sofrendo traumatismos diversos. Com o quadro complicado, ele permaneceu inconsciente na UTI e chegou ao fim de semana com morte cerebral, vindo a óbito nesta segunda-feira.
Cursos reprovados
Cursos superiores oferecidos em Uberaba foram reprovados no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2012, cujos resultados foram divulgados pelo MEC neste início de semana. Na lista dos que ficaram com conceito 2 (na escala que vai até 5) estão Tecnologia em Gestão Comercial e Logística, oferecidos pela Unipac; Tecnologia em Marketing da Uniube e Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas.
Entre os melhores
Alguns cursos uberabenses figuram, porém, entre os melhores com conceito 4, em critérios que incluem titulação de professores e publicação de trabalhos acadêmicos. É o caso do curso de Direito da Facthus. Uniube e Unipac receberam 3. Os cursos Tecnologia em Recursos Humanos e Jornalismo da Uniube aparecem com conceito 4, o mesmo ocorrendo com o Secretariado Executivo da Fazu. A maior nota foi obtida pelo curso de Psicologia da UFTM: 5.
No topo
Em Minas, apenas quatro cursos de Direito ficaram com nota maior (5) que a Facthus (4) no Enade/12: Ouro Preto, Viçosa, Juiz de Fora e Montes Claros, oferecidos por faculdades públicas.
Civismo
O hasteamento obrigatório da Bandeira Nacional em todas as escolas de ensino fundamental e médio, com a execução do Hino Nacional, foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira.
Medicação negada
Aumentam as denúncias de pacientes internados em hospitais de que determinados remédios lhes estariam sendo negados como forma de pressioná-los a recorrer à Justiça contra o plano de saúde ou o SUS, dependendo de quem banca a assistência. Procedimento – dizem os queixosos – é mais comum quando se trata de medicação cara. Com isso, o hospital se livra da despesa sem perder receita.
Povo decide
Piau recomendou à Seplan que convoque audiência pública imediatamente para que os cidadãos possam opinar na revisão do Plano Diretor a ser encaminhado ao Legislativo.
Insegurança nas estradas
A incidência do roubo de caminhões, extorsões e cárcere privado na região de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi alvo de debates, ontem, na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. O quadro é tão alarmante que chegou ao Congresso Nacional. Mas, solução mesmo, que é bom, ninguém sabe se virá.
A voz do povo
Abaixo-assinado com 110 mil assinaturas foi ontem entregue ao presidente do Senado. Organizado pela União em Defesa das Vítimas da Violência, o documento retrata o que pensa o pov quer penas mais duras para os criminosos. E sugere que a autor de homicídio pegue até 50 anos de cadeia, com o mínimo de 10, e que se observe tempo maior para a progressão de regime. O povo está “por aqui” com a banalização da violência sem punição que a desestimule.