FALANDO SÉRIO

Rodrigo Pacheco e Eduardo Leite disputam candidatura à Presidência pelo PSD

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 03/02/2022 às 16:25Atualizado em 19/12/2022 às 00:13
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Perigo

Na manhã de ontem, por volta de 7h20, testemunhei quando um enorme galho se desprendeu de uma das antigas árvores que embelezam e dão sombra a Praça Frei Eugênio. Apodrecido o pedaço caiu entre as vagas de estacionamento ocasionando estrondo que assustou aqueles que estavam no interior da agência da Caixa Econômica Federal.

Risco

Caso o movimento típico do horário comercial já tivesse começado com certeza veículos teriam sido danificados pela árvore, ou pior, pessoas poderiam ter se machucado gravemente devido ao tamanho e ao peso do galho que caiu próximo ao acesso da Escola Estadual Minas Gerais. Graças ao fato das escolas estaduais somente darem início ao ano letivo no dia 7/2, nenhum aluno circulava pelo local no momento do acidente.

Prevenção

Eventos como esse servem para chamar a atenção das autoridades municipais para a necessidade de vistoriar as árvores que compõem a bela paisagem da Praça Frei Eugênio a fim de prevenir novas ocorrências.

Manifestação

Vereador Paulo César Soares (PMN) gerou descontentamento após boatos de que seria contra a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento no bairro Beija-Flor. O legislador, por outro lado disse que jamais se posicionou desta forma, apenas defende que a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) melhore o atendimento naquelas já existentes antes de novas iniciativas. China também criticou a terceirização das UPAs.

Contra

Pais e alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) seguem pressionando a direção para que volte atrás na decisão de prorrogar para o dia 07 de março o retorno das aulas presenciais. Medida foi uma consequência das diretrizes consignadas no Decreto Municipal 1672. Apesar da preocupação em relação a necessidade de atender às normas de biossegurança alguns integrantes de comunidade escolar acusam a instituição até mesmo de negar a educação assegurada na Constituição Federal aos seus estudantes.

Indignação

Na esteira dos argumentos contrários apresentados pelos pais e alunos do IFTM, que inclusive organizaram um abaixo-assinado para forçar o retorno às aulas presenciais, estão desde a imunização já proporcionada para os jovens, professores e trabalhadores administrativos do campus ao famoso “todo mundo está voltando”, registro esse que me fez lembrar da minha querida avó/mãe: “Mas você não é todo mundo”!

Ensino Remoto

Contrário às acusações que estão sendo feitas por aqueles insatisfeitos com o adiamento por 30 dias do retorno às aulas presenciais, a educação no IFTM não é um direito sonegado. A instituição já informou que continuará a trabalhar no modo remoto e a comunidade escolar seguirá desenvolvendo as atividades normalmente, mas com a utilização de ferramentas digitais como ocorreu ao longo de 2020 e 2021.

Desinformação

As comunicações digitais daqueles insatisfeitos com o adiamento anunciado pelo IFTM registram até mesmo fake news que negam os informes oficiais da Secretaria Municipal de Saúde para dizer que em Uberaba ninguém mais morre de Covid-19 e que a nova cepa do corona vírus não passa de uma gripe. Infelizmente o recorrente uso pelo cidadão de fontes de informação de caráter político-ideológico e sem compromisso com a verdade agrava o caos já existente no País em relação às ações de enfrentamento da pandemia.

Fato

A elevada transmissibilidade da cepa ômicron aumentou as internações em leitos de enfermaria e UTI em todo o País. Em Uberaba não é diferente. Apenas em janeiro de 2022 a ômicron fez a média de mortes por Covid-19 subir 566% no Brasil. A marca passou de 98 para 653 óbitos diários.

Atuante

Advogados que trabalham com a esfera administrativa manifestaram ao colunista sua satisfação com a iniciativa do presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/Uberaba, Luiz Novais e do presidente da 14ª subseção da OAB/MG em cobrar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais medidas que assegurem aos operadores do direito a suspensão dos prazos durante o recesso forense de 20 de dezembro a 20 de janeiro.

Direito

Menores declarados como filhos socioafetivos pelo empresário Luiz Antônio Costa em rede nacional vão reivindicar junto ao Poder Judiciário sua condição de herdeiros. Representação será feita por importante escritório de advogados sediado em Brasília. Luiz Botina, como ficou conhecido, faleceu recentemente e deixou um considerável patrimônio que inclui, entre outros, o Santuário Ecológico Zebu.

Alerta

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais apontam crescimento de 224,1% no número de casos confirmados de Dengue, uma consequência direta das as chuvas intensas que caíram sobre o território mineiro nos últimos doze dias. Em relação a chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti o aumento de ocorrências ultrapassou a marca de 1.200%.

Pegou mal

Mercado não reagiu bem ao aumento da Taxa Selic promovido pelo Banco Central. O índice de 10,75% representa o oitavo aumento consecutivo desde março de 2021. A majoração em 1,5 ponto percentual foi apresentada como uma tentativa de conter a inflação. A medida vai influenciar negativamente no consumo da população e investimentos.

Eleições

No PSD a escolha de um nome próprio para concorrer à Presidência da República deve ficar entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, atualmente no PSDB, mas com convite para mudar de sigla já oficializado por Gilberto Kassab.

Boa

A partir de agora, aposentados e pensionistas não precisam mais fazer prova de vida presencial. Solenidade de assinatura da Portaria que alterou as regras contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com as mudanças, o procedimento para a comprovação de vida dos segurados passará a ser feito por meio do cruzamento entre as bases de dados dos governos federal, estaduais e municipais, e de instituições privadas.

Frase

“O mais interessante é o desinteresse do interesse público!” – Kacique Belina

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por