FALANDO SÉRIO

Roubos à mão armada aumentam mais de 60% em dois anos

Wellington Cardoso
Publicado em 29/12/2015 às 08:47Atualizado em 16/12/2022 às 20:42
Compartilhar

 Endurecimento

As normas de segurança para casas de eventos e outros locais que abriguem espetáculos artísticos serão ainda mais rigorosas.

Votação

Endurecimento está em artigos de projeto nascido na Câmara Federal e que voltará ao seu plenário em razão de emendas feitas pelo Senado.

Chácaras

A lei valerá apenas nos municípios com mais de 100 mil habitantes e as regras de segurança deverão ser seguidas também em eventos realizados em chácaras – o que é comum em Uberaba. Desde que reúnam mais de 500 pessoas.

Incêndio

Do texto original foi retirado artigo que dava aos municípios atribuições restritas ao Corpo de Bombeiros.

Competência

Isso significa que nenhum espetáculo poderá ocorrer sem a apreciação da instituição militar quanto ao item “prevenção a incêndio”.

Até raios X

Entre os itens de segurança para shows com mais de 1,5 mil pessoas está aparelho de raios X e para todos a necessidade de gravação do salão de festas.

Na frente

Sistema já é exigido em Uberaba para locais com ingressos pagos, assim como detector de metais.

Responsáveis

Lei cria responsabilidade criminal para promotores de eventos, Prefeituras e Corpo de Bombeiros.

Arquivado

Rejeitado em comissões técnicas, o projeto de lei que visava a criar requisitos de qualificação para os responsáveis por oficinas mecânicas vai ser arquivado.

Fechamento

Pesou para a rejeição da proposta o fato de a exigência significar o fechamento de incontáveis oficinas mecânicas por falta de profissionais com certificação da ABNT ou treinamento de 400 horas.

Reputação

As pequenas oficinas mecânicas sobrevivem da reputação – sentenciou o relator Augusto Coutinho. Em Uberaba não é diferente.

Homicídios

Depois de ter atingido sua pior marca do ano em outubro com 3,10 por grupo de 100 mil habitantes, a taxa de homicídios em Uberaba caiu para 1,55 em novembro.

Agravamento

Medida pelos roubos (à mão armada ou grave ameaça), a violência recrudesceu em Uberaba no segundo semestre deste ano.

Em alta

Cinco meses do período (dezembro ainda não está fechado) somam 1.683 assaltos contra 1.550 dos seis meses do primeiro semestre.

Maior

Os dados dos onze primeiros meses de 2015 são 20% maiores que todo o ano de 2014, já superado.

Assustador

Na comparação com 2013, os crimes violentos contra o patrimônio cresceram 65% este ano (ainda não concluído para o resultado final, que, com certeza, aumentará).

Mais cara

A energia elétrica ficará mais cara para os comerciantes e prestadores de serviços mineiros a partir de sexta-feira. A alíquota de ICMS para ela passará de 18% para 25%.

No bolso

No Estado ficará mais caro o ICMS incidente sobre 180 produtos e serviços. Para remédios, materiais escolares e vestuário a alíquota irá de 12% para 18%.

Ônibus e IPTU

A tarifa de ônibus passa para R$ 3,50 e o IPTU terá correção de 10,48%.

Fechando

O hospital da Casa do Caminho – instituição beneficente de Araxá – encerrará suas atividades (clínicas médicas e cirúrgicas e UTI) nesta 4ª-feira por falta de dinheiro.

Déficit

Fundador da instituição, José Tadeu, muito conhecido entre os uberabenses por suas ações de caridade, explicou ao jornalista araxaense Saulo Aguiar que o déficit está acumulado em R$2,1 milhões.

Código

Muitos passarão as férias estudando. Em 16 de março entrará em vigor o novo Código de Processo Civil, e os operadores do Direito precisarão estar atualizados.

Publicidade

Dos deputados federais com votos em Uberaba, Caio Narcio é o que tem preferência por revistas e jornais exclusivos para a divulgação do seu mandato.

Unidades

O “tucano” fez mais de 170 mil exemplares desses veículos de comunicação em seu primeiro ano de mandato.

Assessorias

Adelmo Carneiro Leão e Aelton Freitas investiram em assessorias na área de comunicação de BH e Brasília, enquanto Marcos Montes fez seus gastos em Uberaba.

Brecha

Bem ao estilo do “jeitinho brasileiro” será promulgada em fevereiro a emenda constitucional que permitirá, nos trinta dias seguintes à publicação, a troca de partido sem risco de perda de mandato.

Sem CNH

E para não fugir à regra, o Contran adiou por mais dois meses a exigência de CNH para pilotar e ciclomotor (até 50cc). Documento já vinha sendo cobrado em Minas.

Mais tempo

Também as autoescolas terão mais tempo para comprar “cinquentinhas”, necessárias às aulas práticas: 180 dias.

“Deixe algum sinal de alegria onde passes.”

(Chico Xavier)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por