Crack
Noventa e sete por cento dos municípios brasileiros têm problemas relacionados ao consumo de drogas, sendo a saúde a área mais afetada (68,42%).
Nível médio
Uberaba está entre aqueles em que o crack ainda é considerado de nível médio, segundo relatório da Confederação Nacional dos Municípios.
Sem resposta
Relatório deixa claro que muitos dos filiados à CNM do Triângulo Mineiro deixaram de responder ao questionário sobre drogas. Não aparecem no documento.
Ausentes
Entre eles estão Uberlândia, Araxá, Conceição das Alagoas, Frutal e Santa Juliana.
Na lista
Além de Uberaba, figuram na lista dos municípios com problemas acarretados pelo crack Campo Florido, Itapagipe, Iturama, Prata, Sacramento e Santa Vitória.
Drogas novas
Entre 2014 e 2017, a Polícia Federal identificou mais de cem novas substâncias psicoativas em circulação no país.
Ilusão
Não é incomum a Polícia Civil, em investigações, necessitar de imagens de câmeras de segurança instaladas nas imediações da cena do delito e se frustrar.
Prejudica
Incontáveis vezes isso já ocorreu em Uberaba, prejudicando a elucidação de delito, como o assassinato do empresário Antônio Stacciarini, em abril de 2011.
Estragadas
Inúmeras câmeras foram localizadas nas imediações da residência, mas nenhuma delas funcionava ou gravava. Elas poderiam ter filmado o suspeito na rua.
O interesse
Ao arquivar ação civil pública contra o secretário Toninho, acusado de improbidade administrativa, MP disse ter vislumbrando motivação política na denúncia.
Usada
Para o promotor José Aparecido, ficou a suspeita de que a denunciante não procurou o MP por iniciativa própria.
Mentira
Ela, que se dizia vítima de assédio sexual, mentiu em depoimento e deixou de juntar provas do que afirmava ter contra o então secretário de Governo, aponta o relatório.
Queda
Ainda que timidamente, recuaram os índices de violência doméstica e familiar contra a mulher no Triângulo Sul, região administrativa liderada por Uberaba.
Os números
De 2017 para 2018, as ocorrências oficialmente registradas caíram de 6.974 para 6.556 no conjunto de trinta municípios.
As piores
As regiões mais violentas para as mulheres, no ano passado, foram as de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Ipatinga.
Pejotização
Prolifera em Uberaba a contratação de professores como pessoa jurídica, uma das consequências da reforma trabalhista.
Sem vantagem
Profissionais perderam o vínculo empregatício e não viram melhoria alguma na remuneração.
Expandindo
Ontem, o MEC anunciou que estimulará as universidades federais a contratarem professores sem concurso, possibilidade aberta pelo Future-se.
Intermediação
Ideia é que a contratação de professores e técnicos aconteça via organização social.
Indecisa
Em Uberaba, a UFTM protela a tomada de decisão quanto à adesão ao programa, que abre as portas às federais para captarem recursos junto à iniciativa privada.
Deficiências
Setenta por cento dos estudantes mineiros estão deficientes em Português e Matemática, levando o Estado a instituir programa de reforço escolar.
Liderança
Anderson se coloca apenas como mais um no contexto, mas é na prática o articulador de movimento para unir as oposições em Uberaba para as eleições de 2020.
Independência
E é pelas redes sociais que alguns pré-candidatos participantes da primeira reunião estão se reafirmando independentes.
Afastado
Procurador do Estado em Uberlândia foi afastado de suas funções por ordem judicial.
Assessoria
O advogado e servidor responde por dar assessoria jurídica a empresário do agronegócio, que estaria tentando camuflar bens para protegê-los de credores.
Bloqueio
A Justiça também determinou o bloqueio de R$73 milhões nas contas do procurador.
Abuso
Em sessão conjunta, o Congresso julga nesta terça-feira os vetos de Bolsonaro a textos da Lei do Abuso de Autoridade.
Critério
Vetos serão votados primeiro pelos senadores e se forem mantidos, sequer passarão pelo crivo dos deputados. No Senado, Bolsonaro precisa de 41 dos 81 votos.
Cidadania
Com um ano e meio de Uberaba, pároco do Santuário da Abadia, Alexsandro Ribeiro, recebeu, domingo, título de cidadania por indicação do vereador Rubério.
Vida nova
Assinada ontem, em Brasília, a outorga da TV Universitária, há meses fora do ar se preparando para a volta para afiliada da TV Cultura.