FALANDO SÉRIO

Saúde na parede: promotor cobra detalhes sobre a compra de leitos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 03/07/2025 às 21:08
Compartilhar

Fora do Hospital de Clínicas, como funciona a alta complexidade? É o que José Carlos quer saber (Foto/Arquivo)

Fora do Hospital de Clínicas, como funciona a alta complexidade? É o que José Carlos quer saber (Foto/Arquivo)

Não apenas os municípios, mas também o Estado está sendo chamado a dar explicações ao promotor de Defesa da Saúde e dos Direitos do Idoso e da Pessoa Deficiente. José Carlos Fernandes quer saber em 10 dias, da Superintendência Regional de Saúde, qual é o protocolo adotado para a compra de leitos hospitalares.

Em detalhes
O promotor quer, em detalhes, a descrição completa do fluxo de procedimentos, a identificação dos responsáveis pelas decisões e os critérios que fundamentam as autorizações. E mais. José Carlos requer dados sobre quantos pacientes necessitaram de transferência para tratamento de alta complexidade.

Ritmo da fila
Essa última pergunta é relativa aos últimos 12 meses e o atendimento de alta complexidade a que se refere é o não oferecido pelo Hospital de Clínicas da UFTM. A SRS deve dizer também qual foi o tempo de espera de cada pacientes até a efetiva transferência.

O bicho
Os inúmeros questionamentos sobre a assistência à saúde que o promotor está fazendo às Prefeituras, hospitais e à Superintendência ainda não é “o bicho está pegando”. Mas, tudo indica que ainda este ano a “jaula” será aberta.

Na prorrogação
Detalhes outros indicam que Uberaba perdeu o investimento de R$ 1,7 bilhão para Uberlândia já na prorrogação do tempo de tratativas. Em março, o secretário de Desenvolvimento Econômico Celso Neto esteve em São Paulo, participando de uma reunião da RT One sobre o Datacenter IA.

Ausente
Somente Uberaba estava presente. Ninguém de Uberlândia apareceu por lá. Parecia mesmo que o investimento viria para a ZPE. Quando ocorreu a definição do destino do Datacenter, no InvestMinas, em Belo Horizonte, foi outra a história. Representada no Governo do Estado, Uberlândia levou a melhor.

Inquérito
Polícia Judiciária programou para terça-feira o depoimento do pai que acusa colégio particular de se omitir em episódios de agressões aos seus filhos de 8 e 13 anos, apesar da procura de providências junto à diretoria. As relatadas agressões, inclusive físicas, seriam praticadas por outro garoto também de 13 anos. Os menores agredidos têm como representantes as advogadas Luana Locce e Márcia Karnopp.

Latam aqui
São animadoras as possibilidades de a Latam oferecer um vôo diário entre Uberaba e Guarulhos. O voo das 16h35, a partir de Uberlândia, deixaria de ser oferecido no final de outubro, e Uberaba aparece em estudos que a Latam está fazendo sobre a sua própria programação, incluindo também corte de horário em Montes Claros.

Reintegração
Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou ao Espólio de Luiz Antônio Costa (Botina) a reversão de decisão de 1ª instância inacolhendo postulação de reintegração de posse do Santuário Ecológico. A ação é contra Reginaldo de Melo Fernandes, Luís Otávio Cardoso, Luís Antônio Cardoso e Elaine Cardoso de Souza.

Argumentos
Entre os argumentos do espólio para assumir o controle da propriedade está a contestação à afirmação de que nunca deteve a posse da fazenda. Alega que desde o falecimento de Luiz Botina a posse foi transmitida aos herdeiros, pelo espólio representados. E não ser correto afirmar que Reginaldo e Elaine administraram o Santuário.

Sem provas
Entenderam os três desembargadores da Turma que inexistem provas de que o espólio tenha de fato assumido a posse direta do imóvel com a morte do empresário. Além disso, alegaram, o proprietário registral da fazenda é quem, em princípio, teria a legitimidade para requerer o comando do imóvel.

“Laranja”
Entre os imbróglios que cercam o patrimônio deixado por Luiz Botina figura o fato de a fazenda estar no nome de Dalgo Alfredo Silva, também já falecido, e que, segundo diz o próprio espólio, era “laranja” do empresário Luiz Botina.

Defensores
Os advogados Valter Bruno Gonzaga e Lauanda Locce atuam em defesa dos direitos de Reginaldo de Melo Fernandes, Elaine e filhos na ação e em outras em tramitação no Fórum Melo Viana (são várias e por diferentes motivos).

Túlio, Pedro e Netão em conversa com técnicos da ANTT (Foto/Divulgação)

Túlio, Pedro e Netão em conversa com técnicos da ANTT (Foto/Divulgação)

Foi na raça
E não é que Túlio Micheli “arrancou” da ANTT e Ecovias as datas para a realização das obras na BR-050, em Uberaba. O vereador retornou a Brasília nesta 5ª feira, acompanhado do secretário de Obras, Pedro Arduíni, e do secretário adjunto da SeGov, Netão, para o “2º tempo” da conversa da semana passada.

As datas
ANTT e Ecovias se comprometeram com as seguintes obras e datas: de agosto a outubro deste ano, implantação das passarelas entre o Conjunto Volta Grande e a Havan e a do Alfredo Freire. Entre março e outubro de 2026, sai a passagem inferior (sob a 050), nas imediações do antigo Cascata.

A grande obra
Já o projeto para resolver a insegurança e o congestionamento do entroncamento das BRs 050 e 262 terá sua execução iniciada em novembro do ano que vem. Será realmente uma obra de arte. Até agora parece que valeu a máxima “quem quer corre atrás”.

Surtiu efeito
Se o objetivo do autor foi provocar Rui Ramos, deu certo. O presidente não se conteve ao se deparar com os dizeres de cartaz afixado pelo “servidor desconhecido” na sede do Praça Shopping: o arrancou na frente de todos que lá se encontravam.

As palavras
Dizia o cartaz: “Neste local temos: excesso de barulho, excesso de calor, falta de umidade, falta de luminosidade natural. Todos esses fatores estão acima do permitido pela legislação de segurança e saúde no trabalho”.

Identificado
O proprietário do veículo que atropelou a cadela “pretinha”, companheira da desaparecida “caramelo”, já deve estar identificado pela Polícia Civil. A delegada Ludimila Perfeito, que passava pelo local e  providenciou socorro para a “pretinha”, anotou a placa do atropelador.

Sintomático
Inauguração do gabinete regional do vereador cabo Diego, na Vila Olímpica, é demonstração inequívoca que ele pensa seriamente em disputar a eleição do ano que vem para a Assembleia Legislativa. Ou, no mínimo, em colocar o seu nome à disposição do partido, no que está sendo levado a sério.

Prestigiado
O evento atraiu veteranos e PMs da ativa, Guardas Civis, secretários e pessoas do povo. A prefeita também prestigiou o seu líder no Legislativo. Na véspera, cabo Diego esteve visitando Iturama e conversou com os PMs que atuam naquela cidade.

Ação de cidadania
No sábado da semana que vem, entre 14h e 18h, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e vários outros parceiros estarão oferecendo ao uberabense uma gama de serviços, shows e a oportunidade para tirar dúvidas sobre direitos, violência doméstica, violência sexual contra crianças e até fazer uma consulta jurídica.

Muitos atores
A programação reunirá, além do CEJUSP, OAB, PM, PC, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura, Polícia Federal e outras instituições.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por