FALANDO SÉRIO

Saúde primária em Uberaba continua entre as piores e perde recursos para assistência

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 08/10/2022 às 18:30Atualizado em 16/12/2022 às 00:55
Compartilhar

No seu segundo pior resultado a partir do 2º quadrimestre de 2021, a assistência básica em Uberaba está classificada em 798º lugar em Minas Gerais (5322º no Brasil). A classificação é melhor que a do 1º quadrimestre (825º), mas insuficiente para evitar a perda de recursos.

Perdas certas

Especialista em SUS, o ativista Jurandir Ferreira calcula que as perdas serão de 66,63%. Para ter direito a 100% dos recursos previstos, a SMS teria de ter alcançado no mínimo 70% da pontuação prevista, e na soma dos diferentes indicadores.

Metas descumpridas

Não foi cumprida integralmente nenhuma das sete metas estabelecidas no “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde. Os piores indicadores foram em proporção de mulheres com coleta de citopatológico (5/40), proporção de gestantes com a realização de exames de sífilis e HIV (12/60) e de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas (11/45);

Mutirão

Em apenas uma semana – a última deste mês – o juiz Fabiano Veronez, da 2ª Vara Criminal, realizará quarenta audiências de instrução de processos gerados pela violência doméstica. Magistrado tem feito audiência entre 60 e 90 dias da ação.

Medida protetiva

Também a decretação de medida protetiva tem sido agilizada saindo até antes das 48h previstas na legislação. A participação de homens abusivos em grupos de reflexão (sobre a violência doméstica) também tem sido aplicada como medida protetiva.

Faltosos

No último encontro, a CEAPA – Central de Acompanhamento de Penas Alternativas comunicou ao juiz Veronez que apenas quatro de vinte selecionados para a reunião lá compareceram.

Frente a frente

O magistrado expedirá para todos eles uma intimação para que compareçam ao Fórum “Melo Viana”, onde haverá uma conversa com o próprio Veronez. Há implicações legais ao descumpridores de medidas protetivas.

Envolvimento

Os resultados satisfatórios obtidos pela 2ª Vara Criminal, como respostas dadas às sociedade contra a violência doméstica, são atribuídos por Fabiano Veronez também ao trabalho da sua equipe de servidores, altamente comprometidos com a causa, ao MP e às polícias.

Não sai

Elisa não pretende deixar o Solidariedade, que não terá recursos do fundão, do Fundo Eleitoral e nem tempo de televisão na campanha de 2024. Em conversa com a coluna, ela negou que tivesse, em razão disso, pensado em migrar para outra sigla.

Companhia

Com a anunciada fusão entre o SDD e o PROS, Elisa ganhará como colega de sigla o ex-vereador Tiago Mariscal, um dos seus críticos nas redes sociais.

Ruídos

Mensagem para a rede social atribuída ao presidente do Conselho Municipal de Saúde provoca ruídos por sua conotação político-partidária. No texto, Cezar William diz estar preocupado com a baixa inscrição para a programada Conferência Municipal de Saúde e estimula “nós petistas” a participar e a votar.

Força

“Precisamos mostrar a nossa força aqui dentro da cidade de Uberaba” – prossegue o texto da mensagem, encerrada com “vamos pra cima companheiros” e vários 13. A coluna tentou falar com o presidente do CMS, mas ele não atendeu às ligações. Quando Cézar se posicionar sobre a matéria, a sua declaração será acrescentada.

Pulou fora

Companheiro de primeira hora de Janones em 2018, liderando o movimento pela eleição do ituiutabano, o uberabense Jair Silva se transformou em crítico do parlamentar reeleito em 2022. Segundo Jair, Janones não honrou compromissos assumidos com a área da Saúde.

Bloqueados

E disse mais. Depois de eleito para o primeiro mandato, Janones teria bloqueado em suas redes sociais pessoas às quais disponibilizaria assessoria jurídica para necessitados de determinados remédios negados pela rede pública.

Pode?

Entre alguns vereadores de Veríssimo reina uma curiosidade declarada: quem está informando a coluna sobre o edil Marçal Monteiro, agora licenciado, e que continua foragido?

A realidade

O Hospital Hélio Angotti não está recebendo as emendas parlamentares, que reclama estarem paradas na SMS, por recomendação do Ministério Público. A revelação é do promotor da Saúde Rafael Moreno. Nada a ver com dívidas trabalhistas.

O tempo passa

E essa recomendação à SMS está longe de ter uma “contra-ordem”. Ela está alicerçada no fato de o “Hélio Angotti” não ter regularizado situações de prestação de contas à Prefeitura. Uma delas deixou de ser aprovada pela SMS em 2019 por inconsistência.

Não batem

À época, a Secretaria de Saúde detectou que o hospital não havia cumprido a meta prevista de procedimentos. O “Hélio Angotti” contestou, dizendo ter atendido mais do que o necessário. Mas o imbróglio persiste até hoje.

Perícia

E diante de outras pendências também, o promotor Rafael Moreno recorreu ao Centro de Apoio Técnico do MP para a realização de uma perícia para a verificação quem está certo no que diz.

Amadorismo

O promotor da Saúde chegou a afirmar que o hospital precisa ser mais profissional em sua área contábil para evitar impasses como esses, que o impedem de receber novos recursos.

Workshop

Coordenado pelo engenheiro Karim Abud começa nesta 2ª feira o Workshop Visão de Futuro com uma Estrutura Forte, promovido pelo Instituto de Engenharia e Arquitetura do TM. Na 2ª feira, a programação começará às 13h, ficando para as 20h a palestra sobre o Futuro da Engenharia. No terça-feira, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, fará palestra à noite.

Avanço

Uberabenses necessitados de tratamento de deformidade crânio facial já não precisam se deslocar ao interior de São Paulo. O Hospital Mário Palmério e suas clínicas integradas deram início ao projeto do Centro de Anomalias Craniofaciais Congênitas e Fissuras Labiopalatinas, gerido pelo professor Fernando Hueb, também gestor dos serviços odontológicos da UNIUBE.

Triagem

Os primeiros pacientes começaram a ser triados na última quinta-feira e a própria UNIUBE/MP bancará as cirurgias, preparando-se para buscar o credenciamento do Ministério da Saúde para a manutenção do projeto.

Demanda

Segundo Iraci Neto, ex-secretário de Saúde e diretor dos Serviços em Saúde da universidade, a ausência de estabelecimento capacitado nesta área fazia com que houvesse uma demanda escondida em toda a região.

Mais juízes

Judiciário em Uberaba está recebendo reforços. Mais três juízes passarão a exercer suas atividades aqui: Giancarlo Alvarenga Panizzi (Conceição das Alagoas) e Alexandre de Jesus Gomes (São Sebastião do Paraíso). O terceiro viria de Itaúna.

Sob sigilo

PC nada comenta sobre as investigações das suspeitas que atingem seis fiscais da Vigilância Sanitária. O inquérito corre sob sigilo.

Cabaré

Chrystian e a dupla goiana George Henrique e Rodrigo também estarão no Cabaré, o aguardado espetáculo da noite do dia 15, no Jockey Park. Em razão da grande procura, quem bobear vai ficar sem ingresso. São três áreas: camarote (com cerveja, uísque, refrigerante e outras bebidas), vip (com open bar de cerveja, refrigerante e praça de alimentação) e pista (com produtos para comercialização).

Dor de cabeça

O disparo de mensagem golpista desde a plataforma do Governo do Paraná de gestão entregue à Algar, recentemente noticiado pela coluna, tem desdobramentos. O PT ajuizou ação no TSE contra Bolsonaro e o presidente da Algar por eventual abuso do poder econômico.

Defesa

As defesa de Bolsonaro e Jean Carlos Borges tentam se eximir de responsabilidade no episódio. A empresa triangulina atribui a responsabilidade pelo disparo da mensagem a uma subcontratada sua. E se considera vítima no episódio.

Saindo fora

Da parte do candidato do PL à presidência é dito que não houve a participação da sua campanha e que a mensagem teria sido de um terceiro, valendo-se da falha de segurança da Algar e da Companhia de Tecnologia da Comunicação do Paraná. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por