A assistência primária em saúde em Uberaba foi ainda pior no 2º quadrimestre em relação ao 1º de 2023, conforme o relatório do Previne Brasil divulgado nesta 4ª feira. Os dados da assistência proporcionada pela SMS levaram o município do 793º (1º quadrimestre) para o 799º lugar no ranking das 853 cidades mineiras e da 5173º para a 5269º posição entre os 5 mil 570 municípios brasileiros listados pelo programa do Governo Federal.
Indicadores
Em relação ao cumprimento de metas, que tem interferência direta no repasse de recursos do Previne Brasil aos municípios, dados apurados pelo ativista do SUS Jurandir Ferreira mostram que, em Uberaba, ele continua péssimo. Entre os exemplos negativos estão a aferição de pressão arterial com apenas 22% do desejado, 25% das consultas de pré-natal e 16% na cobertura de exame citopatológico (de prevenção ao câncer na mulher).
UPA Mirante reforçará rede de pediatria no início de 2024
O pronto atendimento pediátrico pelo SUS terá mais uma unidade em funcionamento a partir do ano que vem, quando a Sociedade Educacional Uberabense assumirá a gestão das UPAs. O resultado do chamamento público vencido pela SEU foi homologado e o contrato de R$ 232,5 milhões prevê pediatria na UPA Mirante.
Fartura
Depois de todos os problemas com a assistência às crianças registrados ainda no primeiro semestre, Uberaba chegará ao início de 2024 com o atendimento pediátrico em condições infinitamente superiores, em processo iniciado já a partir da inauguração do ambulatório do Hospital Regional.
Imagem
O bom funcionamento da rede oferecida diretamente pela Prefeitura com a contratação da SEU, se não tiver reflexos positivos na imagem da chefe do Executivo, no mínimo não provocará os desgastes de boa parte de 2023, marcados em especial pelo embate com o Hospital da Criança.
Excelência
“Um serviço como nunca antes visto nas UPAs” foi assegurado aos uberabenses em recente entrevista do reitor da UNIUBE, Marcelo Palmério. E, nesta 5ª feira, diretores do Hospital Regional – Fred Ramos – e Hospital Mário Palmério – Raelson Batista – também falarão sobre isso no JM News 1ª edição, que começa às 7h.
Ambulatório LGBT
Com a volta da UPA Mirante para o seu prédio, na avenida Leopoldino de Oliveira, as instalações atualmente ocupadas por ela nas imediações do Cemitério São João Baptista terão outra destinação. Antes da solução encontrada para improvisar o atendimento da UPA Mirante, o prédio estava prestes a ser destinado ao Ambulatório LGBT.
Insatisfeitos
Integrantes da comunidade LGBT já disseram à coluna da sua insatisfação com o serviço improvisado junto à Testagem Anônima, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha. Tanto pelo local quanto pela falta da prometida assistência especializada em questões hormonais.
Precisa negociar
Cedida em comodato ao município, área em que está instalada a Delegacia Rural precisará ter negociações o quanto antes iniciadas pela Prefeitura com o Governo Federal e a Aena, A empresa espanhola assumirá em novembro o controle do aeroporto “Mário Franco”.
Chegando ao fim
O terreno integra o patrimônio administrado pelo Ministério do Planejamento, com o qual Anderson Adauto negociou em 2005 e 2006 para ter autorização para a construção da AISP Olinda. Imóvel que, remodelado por Elisa depois da saída da PM, passou abrigar a Delegacia Regional. Comodato termina em dois anos.
Depoimento
Delegado Felipe Colombari conseguiu antecipar junto ao Estado a chegada de equipamentos para a sala de depoimentos especiais da Delegacia de Proteção à Família. Os aguardados móveis chegam nesta 5ª feira e os computadores terão de ser buscados em BH.
As vítimas
A sala, como o nome diz, está sendo criada para a tomada de depoimento especial, dentro das regras e das cautelas previstas em legislação, de crianças e adolescentes vítimas de violência. Inclusive com o acompanhamento de psicólogo, evitando-se a revitimização do depoente.
Curioso
Estranha a forma, em muitos casos, de distribuição de recursos de emendas dos vereadores. Na listagem publicada pela Prefeitura, o dinheiro da entidade beneficiada às vezes sai do orçamento dela mesma. Vide situações envolvendo a Fundação Cultural e a SMS.
Irregular
No pacote constam emendas para instituições que não têm condições de recebê-las por falta de documentação. O que, posteriormente, gerará pressões pela liberação dos recursos. O que não chegará a ser uma novidade.
Sem privilégio
A superlotação carcerária não é privilégio da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, onde o espaço original de um é ocupado por três detentos. Situação é semelhante em todo o sistema prisional e atrai as atenções no STF, o que demorou.
Busca de solução
Diante de dados oficiais que indicam taxa média de superlotação de 136%, Estados com mais de 200% de presos em relação à capacidade projetada e presídios com mais de 2000% de ocupação, o STF resolveu reagir. Vai estipular um prazo para que os Estados e União apresentem um plano contra esse “estado de caos”.
Abandonados
O próprio sistema dificulta a ressocialização de presos ainda sensíveis a ela e aumenta a revolta de muitos que deixam as penitenciárias, onde não foram respeitados em seus direitos mais básicos. Saem piores do que entraram. Não é incomum.
Sem comida
E quando se trata de preso colocado de um dia para o outro no chamado “corró” da Delegacia de Plantão, em se tratando se alimentação, a situação é ainda pior que na penitenciária. Passam fome. O sistema não lhes fornece sequer um pão, apesar de estarem à disposição do Estado (e não da PC), ainda que temporariamente.
Injustas
E nem todas as prisões sob suspeita e até mesmo motivadas por denúncias são justas e dentro do devido processo legal.
Puxão de orelha
Ao vivo e a cores, Luciene Fachineli puxou as orelhas de mocinhas alunas de escolas municipais, afirmando, na sessão de terça-feira no Legislativo, que em alguns estabelecimentos o banheiro das meninas é mais sujo que o dos meninos. Vereadora chegou a mencionar papel jogado ao chão depois do xixi.
Fiscalizando
Lu detalhou que, em visitas a escolas, “como mãe, e não como vereadora”, chega a entrar também nas instalações sanitárias destinadas aos homens para verificar a situação.
Vai render
Em reação à proposta de cabo Diego de incluir o 8 de janeiro no calendário popular de Uberaba como “Dia do Patriota”, seu colega China recorreu à Procuradoria da República para denunciar a intenção. A data é a das manifestações em Brasília com invasão das sedes dos três Poderes da República.
Voo direto
A partir de 5 de janeiro, a Azul passará a ofertar voo direto entre Guarulhos e Araxá às segundas e sextas-feiras, ida e volta. A aeronave será um Embraer de 108 lugares. Agências de viagens também passarão a oferecer pacotes com voo e hospedagem no Grande Hotel.