FALANDO SÉRIO

Se não foi decisivo para definir votos

Odebate entre os candidatos a prefeito, promovido sábado pela Bandeirantes, mostrou...

Wellington Cardoso
Publicado em 17/09/2012 às 09:31Atualizado em 19/12/2022 às 17:20
Compartilhar

O que rolou no debate

Se não foi decisivo para definir votos, o debate entre os candidatos a prefeito, promovido sábado (15) pela Bandeirantes, mostrou muitos comentários interessantes. Não faltaram “alfinetadas” e demonstrações de desconhecimento sobre temas importantes para os uberabenses.

Pequenos flashes do “confronto”:

Calcanhar de Aquiles

Fahim e Wagner Júnior tripudiaram sobre a questão do Uberaba Sport Club, sem citarem diretamente o candidato Lerin, que, obviamente, fingiu que a referência não era a ele. Júnior chegou a citar que tem candidato que assinou confissão de dívida do USC, que culminou na perda do Estádio “Boulanger Pucci” (episódio show da Xuxa), e que, segundo ele, hoje bate no peito dizendo que ajuda o time.

Dúvida

Lerin foi alvo também de Edson Santana, que disparou: “O senhor disse que cumpriria seu mandato de vereador e não cumpriu; depois disse que cumpriria seu mandato de deputado e se candidatou a prefeito, como o senhor quer que eu acredite em tudo o que o senhor está prometendo nessa eleição”?

Fora de foco

Wagner atacou Piau em função da pesquisa Vox Populi e do panfleto com a pesquisa do JM. Paulo Piau se defendeu e a certa altura disse que, se Wagner pai estivesse ali, com certeza a discussão seria em torno do desenvolvimento de Uberaba e não sobre assuntos menores de campanha.

ZPE e turismo

Fahim se perdeu quando Piau o questionou sobre a geração de empregos com a implantação efetiva da ZPE (Zona de Processamento  e Exportação). Evidenciando desconhecer o tema, o tucano respondeu sobre turismo religioso.

Olho Vivo

Adelmo “cutucou” Lerin ao afirmar que Uberlândia recebeu cinco vezes mais investimentos em segurança pública do que Uberaba, incluindo o investimento no “Olho Vivo”.

Falta d’água

O principal tema do debate foi a falta de água. Todos os candidatos exploraram a questão. Edson Santana chegou a dizer que levará água engarrafada para a população.

Capacidade de gestão

Pressionado por Fahim na questão da gestão do Hospital Regional, Lerin disse que saberá gerir a saúde por ter sido “administrador do oftalmocentro” (sic).

Haja grana

Se que depender da fala de Lerin, o orçamento da Prefeitura terá que ser de R$ 2 bilhões. Segundo o candidato, se eleito for, todo novo conjunto habitacional criado em Uberaba terá, obrigatoriamente, escola, creche e posto de saúde, ou não saíra do papel (nem todo aglomerado de casas tem número de alunos, crianças e população que justifique a criação dessa estrutura).

De leve

Adelmo não se sentiu de “saia justa” lhe endereçada. Wagner Júnior questionou o petista sobre o que chamou de inoperância da FCU, pasta comandada mais recentemente pelo Partido dos Trabalhadores, e Adelmo soltou: “A questão da cultura em Uberaba é preocupante e eu vou resolver esse problema”.

Essas notícias não saíram do debate:

Trem bala para Uberaba

O Ministério dos Transportes já faz estudo de demanda para a inclusão do Norte de São Paulo e Triângulo Mineiro no projeto do trem-bala, que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, e criará malha ferroviária de transporte de passageiros com trens de alta velocidade. É uma decisão de Governo – disse esta semana o superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Hélio Mauro França.

Viabilidade comercial

O estudo de manda ficará pronto somente em 2014, mas França antecipa que há evidências de viabilidade comercial para os trechos mencionados. Os detalhes do projeto relativos aos trechos São Paulo/Belo Horizonte, São Paulo/Norte do Estado/Triângulo Mineiro ainda não foram liberados à imprensa.

Leilão

Governo programa para o primeiro semestre do ano que vem o leilão da construção e exploração do primeiro trecho do trem-bala, entre São Paulo/Campinas/RJ e Curitiba. Projeto está orçado em R$ 33 bilhões e poderá ser executado pelo próprio Governo, caso não atraia pretendentes, segundo Bernardo Figueiredo, da estatal criada a implantação do trem-bala no País, a Etav.

Cadê o meu?

Promotores de festas e shows artísticos de Uberaba querem saber quando receberão de volta o que pagaram ao longo dos anos de taxa de segurança pública ao Governo de Minas. Pagamento era obrigatório para que os eventos contassem com policiamento, diferentemente dos jogos de futebol, e foi considerado inconstitucional. Coloquem na conta do Abreu.

Uma e outras

Memória. Duas pessoas foram de suma importância para a construção do CAISM – o Hospital da Mulher: o então secretário de Saúde Luciano Luzes e Lélia Ignês Teixeira.// O Camelódromo não foi ideia de nenhum vereador da época. Espaço surgiu na administração Marcos Montes diante da necessidade de tirar os camelôs das vias centrais da cidade, o que prejudicava os lojistas.// A Printlog (José de Alencar, 218) tem cartuchos originais e reciclados com carga total e tinta que garante impressão por décadas.

“Não é que eu tenha medo de morrer; é que eu não quero estar (presente) na hora que isso acontecer”.

(Woody Allen)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por