FALANDO SÉRIO

Se não foi decisivo para definir votos

Odebate entre os candidatos a prefeito, promovido sábado pela Bandeirantes, mostrou...

Wellington Cardoso
Publicado em 17/09/2012 às 09:31Atualizado em 19/12/2022 às 17:20
Compartilhar

O que rolou no debate

Se não foi decisivo para definir votos, o debate entre os candidatos a prefeito, promovido sábado (15) pela Bandeirantes, mostrou muitos comentários interessantes. Não faltaram “alfinetadas” e demonstrações de desconhecimento sobre temas importantes para os uberabenses.

Pequenos flashes do “confronto”:

Calcanhar de Aquiles

Fahim e Wagner Júnior tripudiaram sobre a questão do Uberaba Sport Club, sem citarem diretamente o candidato Lerin, que, obviamente, fingiu que a referência não era a ele. Júnior chegou a citar que tem candidato que assinou confissão de dívida do USC, que culminou na perda do Estádio “Boulanger Pucci” (episódio show da Xuxa), e que, segundo ele, hoje bate no peito dizendo que ajuda o time.

Dúvida

Lerin foi alvo também de Edson Santana, que disparou: “O senhor disse que cumpriria seu mandato de vereador e não cumpriu; depois disse que cumpriria seu mandato de deputado e se candidatou a prefeito, como o senhor quer que eu acredite em tudo o que o senhor está prometendo nessa eleição”?

Fora de foco

Wagner atacou Piau em função da pesquisa Vox Populi e do panfleto com a pesquisa do JM. Paulo Piau se defendeu e a certa altura disse que, se Wagner pai estivesse ali, com certeza a discussão seria em torno do desenvolvimento de Uberaba e não sobre assuntos menores de campanha.

ZPE e turismo

Fahim se perdeu quando Piau o questionou sobre a geração de empregos com a implantação efetiva da ZPE (Zona de Processamento  e Exportação). Evidenciando desconhecer o tema, o tucano respondeu sobre turismo religioso.

Olho Vivo

Adelmo “cutucou” Lerin ao afirmar que Uberlândia recebeu cinco vezes mais investimentos em segurança pública do que Uberaba, incluindo o investimento no “Olho Vivo”.

Falta d’água

O principal tema do debate foi a falta de água. Todos os candidatos exploraram a questão. Edson Santana chegou a dizer que levará água engarrafada para a população.

Capacidade de gestão

Pressionado por Fahim na questão da gestão do Hospital Regional, Lerin disse que saberá gerir a saúde por ter sido “administrador do oftalmocentro” (sic).

Haja grana

Se que depender da fala de Lerin, o orçamento da Prefeitura terá que ser de R$ 2 bilhões. Segundo o candidato, se eleito for, todo novo conjunto habitacional criado em Uberaba terá, obrigatoriamente, escola, creche e posto de saúde, ou não saíra do papel (nem todo aglomerado de casas tem número de alunos, crianças e população que justifique a criação dessa estrutura).

De leve

Adelmo não se sentiu de “saia justa” lhe endereçada. Wagner Júnior questionou o petista sobre o que chamou de inoperância da FCU, pasta comandada mais recentemente pelo Partido dos Trabalhadores, e Adelmo soltou: “A questão da cultura em Uberaba é preocupante e eu vou resolver esse problema”.

Essas notícias não saíram do debate:

Trem bala para Uberaba

O Ministério dos Transportes já faz estudo de demanda para a inclusão do Norte de São Paulo e Triângulo Mineiro no projeto do trem-bala, que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, e criará malha ferroviária de transporte de passageiros com trens de alta velocidade. É uma decisão de Governo – disse esta semana o superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Hélio Mauro França.

Viabilidade comercial

O estudo de manda ficará pronto somente em 2014, mas França antecipa que há evidências de viabilidade comercial para os trechos mencionados. Os detalhes do projeto relativos aos trechos São Paulo/Belo Horizonte, São Paulo/Norte do Estado/Triângulo Mineiro ainda não foram liberados à imprensa.

Leilão

Governo programa para o primeiro semestre do ano que vem o leilão da construção e exploração do primeiro trecho do trem-bala, entre São Paulo/Campinas/RJ e Curitiba. Projeto está orçado em R$ 33 bilhões e poderá ser executado pelo próprio Governo, caso não atraia pretendentes, segundo Bernardo Figueiredo, da estatal criada a implantação do trem-bala no País, a Etav.

Cadê o meu?

Promotores de festas e shows artísticos de Uberaba querem saber quando receberão de volta o que pagaram ao longo dos anos de taxa de segurança pública ao Governo de Minas. Pagamento era obrigatório para que os eventos contassem com policiamento, diferentemente dos jogos de futebol, e foi considerado inconstitucional. Coloquem na conta do Abreu.

Uma e outras

Memória. Duas pessoas foram de suma importância para a construção do CAISM – o Hospital da Mulher: o então secretário de Saúde Luciano Luzes e Lélia Ignês Teixeira.// O Camelódromo não foi ideia de nenhum vereador da época. Espaço surgiu na administração Marcos Montes diante da necessidade de tirar os camelôs das vias centrais da cidade, o que prejudicava os lojistas.// A Printlog (José de Alencar, 218) tem cartuchos originais e reciclados com carga total e tinta que garante impressão por décadas.

“Não é que eu tenha medo de morrer; é que eu não quero estar (presente) na hora que isso acontecer”.

(Woody Allen)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por