Secretaria de Saúde perderá mesmo testes para Covid. Valdilene Rocha admitiu que isso acontecerá, apesar das orientações às Unidades Básicas de Saúde para o aumento da testagem que vinha mantendo a média de 20% dentre os pacientes com síndrome gripal. Na semana passada, perto do vencimento da data de validade dos testes, esse índice aumentou para mais de 60%.
Indefinido
Ao admitir que haverá perda, a secretária não soube, no momento da conversa, detalhar quantos testes vencerão sem ser utilizados. Há meses o ativista do SUS Jurandir Ferreira vinha alertando que milhares de testes estavam prestes a vencer. Segundo ele, com a quantidade de testes disponíveis, a testagem em massa deveria ter sido iniciada em julho. Mas, somente em novembro as UBS foram orientadas neste sentido. E também não aconteceu.
Água no fogo
Com funcionários preocupados com a possibilidade de rescisão de contrato, empresa de vigilância a serviço da Prefeitura teve suas dificuldades atenuadas nesta 6ª feira, quando recebeu um pouco (R$ 300 mil) do que lhe era devido. Apesar do atraso, não há estremecimento de relações entre as partes.
Que assim seja!
Ao juiz da Infância e da Juventude, o secretário Ernani Neri assegurou nesta 6ª feira que o fortalecimento das casas de acolhimento é uma das prioridades da Secretaria do Desenvolvimento Social. A maioria desses espaços levou bomba em fiscalização a que foram submetidos no ano passado, como evidencia relatório reservado.
De perto
O juiz Marcelo Geraldo Lemos tem acompanhado de perto essas instituições e os serviços prestados pela Prefeitura a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O magistrado não torna público o que vê, mas a carta compromisso que ele propôs ao Executivo no final ano passado “fala um pouco”.
Vencidos
Estão vencidos os dois prazos dados à Prefeitura para dizer “sim” ou “não” para as metas sugeridas como prioritárias pelo magistrado.
Creas
E, ainda na conversa com o juiz Marcelo, que deixou o próprio gabinete para fazer uma visita à SEDS, o secretário Ernani aventou a criação de mais um CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Unidade dedicada ao atendimento a famílias e menores com direitos violados e vítimas de violência sexual.
Certificação
Os próprios professores têm denunciado: colegas sem certificação estão assumindo direção de escola do município. A certificação funciona como atestado de que o nomeado está em condições de assumir o cargo, e o preenchimento de vagas tem de levar isso em consideração.
É fato
A Secretaria de Educação admite a existência de nomeações de professores sem certificação. E justifica que os profissionais certificados não são em número suficiente para a demanda. No segundo semestre de 2025 haverá outro processo de certificação – assegura.
Está errado
As queixas de professores vão um pouco além disso. Segundo eles, diretores certificados estão sendo substituídos porque não teriam se envolvido na campanha eleitoral.
Câmeras
Se Uberaba quer realmente avançar na segurança pública é imprescindível dotar o “Cidade Segura” de câmeras de videomonitoramento que não sejam usadas exclusivamente em razão do roubo e furto de veículos. Segurança (pública ou privada) não se faz sem investimentos.
Modelo falho
A falta de acompanhamento de imagens em tempo real é um dos pontos negativos do sistema em funcionamento. Além da existência de inúmeras câmeras fora do ar e aguardando manutenção. Já é hora de se fazer uma análise imparcial do custo/benefício do sistema e injetar dinheiro na sua modernização.
Manutenção
As duas máquinas de Cintilografia do Hospital Hélio Angotti estão passando por manutenção e aguardando a chegada de peças a serem trocadas. E isso deverá ocorrer até o dia 25 deste mês. A cintilografia é exame de imagem com o uso de material radioativo. Ele permite avaliar o funcionamento de órgãos e sistemas do corpo humano.
Exportações
No ano passado, as exportações feitas via Uberaba cresceram 39,5% na comparação com o período de janeiro a dezembro de 2023. Os dados são do Ministério da Economia, apontando para vendas de 463 milhões de dólares para o exterior.
Importações
As importações caíram pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, a queda foi de 19,2%. As vendas para o exterior somaram 1,4 bilhão de dólares. No ranking brasileiro das exportações, Uberaba ficou em 142º, e 37º em importações.
Ovo identificado
A partir de março, o ovo comercializado fora de embalagem personalizada terá de trazer escrito na casca o registro do produtor e a data de validade. Em todo o País, não mais do que 40% da produção já atende às exigências voltadas para o combate à contaminação.
Agenda
Secretariado começou 2025 como encerrou 2024: sem cumprir decreto da chefe do Executivo, deixando de registrar no site da Prefeitura, página da secretaria, a agenda do dia do titular da pasta. O decreto determina dizer, inclusive, quem o secretário receberá ou visitará no dia. O desrespeito ao decreto ocorreu ao longo de 2024.
Surpresa
Ao ser questionada sobre isso, por ocasião da entrevista coletiva do dia 7 de janeiro, Elisa se mostrou surpresa com a revelação do descumprimento do decreto. Pensava que a agenda de cada um estivesse diariamente no site. E fechou a conversa assegurando “vou ver”.
E viu
Tanto viu que incumbiu a Controladoria Geral de normatizar a obrigação do grupo. E, nesta 6ª feira, a controladora geral Júnia Cecílio revelou à coluna ter produzido instrução normativa para a padronização da publicação da agenda de cada secretário.
Sob análise
Documento está submetido à análise da chefia de Gabinete. E, certamente, passará também pelo crivo da prefeita. Uma vez aprovado, o documento será oficializado com publicação no Porta-Voz.
Orientação
Além da formalização da norma, Júnia foi igualmente incumbida por Elisa de se reunir com os colegas e os responsáveis pela agenda em cada secretaria para orientar a todos sobre o procedimento. A partir daí...
Pois é...
Acionistas da Codiub irão se reunir na semana que vem para dar um aumento de salários para três cargos de diretor.
Em extinção
Cargo de motorista (de carro) na Prefeitura parece estar fadado à extinção. A cada Porta Voz surge um pacote de servidores de outras áreas autorizados a dirigir veículos oficiais.