FALANDO SÉRIO

Secretário veta presença de vereador em reunião dispensada por enfermeiros

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 21/09/2022 às 19:59Atualizado em 18/12/2022 às 00:03
Compartilhar

Túlio diz ter ficado incrédulo com o que ouviu

Para a surpresa do próprio vereador e do presidente do Sindicato dos Servidores, que estavam na ante-sala do seu gabinete, o secretário de Saúde não permitiu que Túlio Micheli acompanhasse uma conversa sua com enfermeiros em greve.

Longa espera

Naquele momento, o vereador estava simplesmente tentando que Sétimo Bóscolo recebesse os manifestantes, que aguardavam na porta da secretaria há mais de 1 hora, gritando palavras de ordem (referentes ao piso da categoria).

Chá de cadeira

O próprio vereador e o sindicalista Martinho Pereira, condoídos com o fato de os enfermeiros aguardarem no sol pela desejada audiência, foram ao gabinete da SMS. E também tomaram um chá de cadeira de mais de 40 minutos. O secretário estava em reunião – dizia a recepcionista.

Por fim

Encerrada a reunião, que teria sido com assessores diretos, Sétimo se dispôs a receber o sindicalista, dois manifestantes (depois cedeu para quatro), mas sem a presença do vereador. Incrédulo, Micheli perguntou por que ele não. E ouviu que o assunto era técnico e não político.

O troco

Ao saberem que o vereador havia sido barrado e que somente quatro deles poderiam conversar com o titular da Secretaria de Saúde, os enfermeiros dispensaram a audiência e foram embora.

Justificativa

À coluna, Sétimo disse que não havia reunião previamente agendada, mas ainda assim concordou em receber o sindicato e alguns manifestantes.

Questão ética

Mas, não considerou ético de sua parte transformar a reunião em encontro político, permitindo a participação de apenas um vereador (Túlio). Ético seria convidar todos os edis – afirmou.

Apuração

Caberá à corregedora GC Bianca Michelle Oliveira apurar o comportamento de colegas registrado em vídeo durante ação na praça Por do Sol. Circulando nas redes sociais, a gravação mostra guardas “obrigando” pichadores a limpar o que sujaram.

Controle

Segundo o secretário Glorivan Bernardes, além da GC com a sua corregedoria, para situações de irregularidades (sem julgamento de valores) existem outros órgãos de controle, incluído o MP.

Reprovação

E acrescentou o titular da SDS que ele e a prefeita Elisa não compactuam com desvios de conduta ou mesmo a prática de excessos na atuação dos integrantes da Guarda Municipal.

Cenas antigas

Comandante Neves, da GC, disse ao secretário Glorivan ter informação de que o vídeo é antigo, possivelmente do início de 2020, feito logo após a revitalização daquela praça.

Divididas

Nas redes sociais, as opiniões de dividem sobre a atitude tomada por GMs na praça Por do Sol. Se há os que reprovam, há também os que consideram “justa e merecida a lição dada aos pichadores”.

Prorrogado

Está prorrogado por mais um ano o plano de saúde dos servidores municipais. A Unimed permanecerá proporcionando a assistência a eles por mais doze meses. A validade das carteirinhas da cooperativa foi igualmente prorrogada.

Licitação

Nesse período, a Prefeitura fará uma nova licitação – diz a secretária de Administração Eclair Gonçalves, indicando que a minuta do complexo edital já vem sendo elaborada.

Elite

O vice-prefeito licenciado por quatro meses disse no grupo Política Uberaba 2022 que “a elite joga contra trazer água do rio Grande por interesses próprios. É uma elite covarde” – acrescentou. Não nominou quem nem citou a forma dessa oposição.

Interesses

Moacyr Lopes também falou sobre “interesses outros” cercando a implantação da praínha. E igualmente não citou nomes nem os interesses a que fez alusão.

Edno Silveira procura origem de mau cheiro

Mau cheiro

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente fizeram uma série de visitas ao Tancredo Neves e outros bairros, mas até agora não conseguiram identificar responsáveis pelo mau cheiro (de gás ou enxofre) de que se queixam os moradores.

In loco

Na terça-feira, o secretário Edno Cesar da Silveira fez várias visitas a residências do Tancredo Neves, entre 18h30 e 21h buscando informações que pudessem ajudar a localizar a fonte poluidora.

Clandestino

Edno, que estará no JM News 1ª edição (Rádio JM) nesta 5ª feira, acrescentou que os técnicos da Semam coletarão mais algumas informações nos bairros afetados. Elas serão repassadas à SDS e à PM Ambiental para investigarem se é alguma produção clandestina.

Mais soldados

Deputado Heli Grilo deu ênfase à segurança pública em sua participação no encontro de candidatos feito pela ACIU na terça-feira. Segundo ele, estão faltando soldados, cabos e sargentos à PM para ampliar suas ações preventivas. Assim como na PC faltam delegados e investigadores para investigações e produção de inquéritos.

Paralisação

Nova audiência nesta 5ª feira, na Justiça do Trabalho, será determinante para a paralisação de atividades pelos motoristas das empresas de transporte coletivo. Sindicato dos trabalhadores reivindica, além da correção salarial correspondente aos últimos 12 meses, reposição de 2,69% relativos a 2020, ano do início da pandemia em que não houve aumento.

Indeterminado

Ameaça de paralisação por tempo indeterminado ocorre depois que as empresas tiveram o reconhecimento judicial de desequilíbrio contratual de mais de R$ 25 milhões, não repostos, e apontam para um déficit mensal de R$ 1,3 milhão no sistema. Em consequência, nenhuma contraproposta de reajuste foi feita aos trabalhadores.

Insuficiente

Tarifa está congelada desde 2019 e o subsídio pago pela Prefeitura tem se revelado insuficiente para cobrir o “buraco” apontado pelos números. Tudo isso sinaliza uma audiência tensa nesta quinta-feira. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por