FALANDO SÉRIO

Segurança vetou férias de Lula na Praia do Espelho

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 03/11/2022 às 21:04Atualizado em 15/12/2022 às 23:48
Compartilhar

Vontade não faltou a Lula de passar pelo menos um dia na Praia do Espelho, na Bahia, na casa que Anderson Adauto tem lá antes mesmo de ser prefeito. Homens que fazem a segurança do presidente eleito fizeram uma inspeção no local e o acharam “muito devassado”. E por isso foi vetado.

Sem segredo

Não é segredo para ninguém que Anderson é um dos amigos em que Lula mais confia. Em pronunciamento para correligionários, o próprio presidente eleito ressaltou a amizade e a lealdade do uberabense para com ele, mesmo nos momentos mais difíceis. O ex-ministro fez a costura entre o petista e o mineiro José Alencar para a formação da vitoriosa dobradinha do início dos anos 2000. E depois comandou o Ministério dos Transportes.

Estratégica

Um escolha estratégica para quebrar a resistência do empresariado, que tinha medo de um eventual governo do PT, e o então futuro vice-presidente era de direita. Anderson também foi quem indicou Aelton Freitas para a suplência de José Alencar, quando da sua candidatura ao Senado.

Terrorismo

O também ex-prefeito por dois mandatos foi ao Instagram para criticar o bloqueio de estradas e manifestações diante de quartéis pedindo por intervenção militar, “incentivando um verdadeiro terrorismo no País” (segundo ele).

Na defesa

O igualmente ex-prefeito e agora ministro da Agricultura, Marcos Montes, também recorreu às redes sociais para manifestar fidelidade ao presidente Bolsonaro, a quem considera líder comprometido com a verdade.

O maior

Em outra postagem – em vídeo -, Marcos Montes rotulou Bolsonaro de “a maior liderança que o Brasil já possuiu. Estive reunido com ele ontem (01/11) e fiquei admirado com a sua postura” (não detalhada).

Incentivo

Assim como o presidente, o ministro incentivou a continuidade das manifestações. “Precisamos mostrar ao sistema que o presidente combateu, que não estamos satisfeitos. Mas, com serenidade, com equilíbrio e com paz”. Fala foi repudiada nesta 5ª feira por um grupo de petistas uberabenses.

Disputa jurídica

Levada ao Judiciário a disputa pelo comando da ABCZ. Prevendo que poderia ter sua chapa impugnada em reunião que a diretoria havia marcado para a manhã desta 5ª feira, o candidato de oposição recorreu ao Judiciário.

Liminar

Uma liminar dada pelo juiz Marco Antônio Macedo Ferreira determinou que a ABCZ evitasse decretar a impugnação da candidatura da chapa de Gabriel Garcia e, se assim já tivesse decidido (o que aconteceu), que suspendesse os efeitos da medida. Até que o efetivo contraditório à ação.

Penalidade

Na determinação, o magistrado impõe multa diária de R$ 10 mil/dia até o máximo de R$ 200 mil, caso haja descumprimento da ordem.

Vai pular fora

Pelo que disse no grupo Política Uberaba 2024, o vice Moacyr Lopes considera o seu primeiro mandato como únic “Eu que sou bebê nessa vida já fiz minha auto-avaliação para sair fora disso”.

Carapuça

Ele também sentenciou ser preciso assumir a derrota, “mas, só quem tem caráter para fazer isso”. Referência ao resultado das eleições.

Indagação

Moacyr Lopes ainda questionou: “Esse povo que está fechando as rodovias não é o mesmo que criticava o MST por fechar estradas (?)". Mas, frisou que não estava querendo polemizar, “mas, já polemizando”.

Invertida

Empresária tomou uma invertida depois de usar a rede social para chamar Lula de ladrão. Sonegar e responder a dezenas de processos trabalhistas pode (?) – indagou um dos seus seguidores.

Sem reds

Até a tarde desta quinta-feira, o Ministério Público Federal em Uberaba não havia recebido Reds relatando situações que pudessem configurar crimes, verificadas nas manifestações nas rodovias e na praça Magalhães Pinto.

Denúncia

Mas, alguns cidadãos estiveram espontaneamente na Sala de Atendimento da Procuradoria da República denunciando o que consideram irregularidades. O MPF ainda analisará cada uma dessas denúncias.

Pedido

Às polícias (exceção feita à Civil, que é a polícia judiciária do Estado), procuradores da República de todo o Triângulo Mineiro haviam solicitado que houvesse o registro detalhado de algum ilícito eventualmente ocorrido.

Máfia

A máfia colombiana instalada em Uberaba há mais de cinco anos continua atuando sem ser incomodada. Seus alvos são pequenos comerciantes, barbeiros e borracheiros.

Presentes

Dois vereadores – cabo Diego e Anderson 2 Irmãos -, um deputado estadual – Heli Grilo – e um secretário municipal – Rui Ramos – foram vistos na manifestação urbana de 4ª feira. Rui, ainda dentro do seu veículo.

Análise de provas

Advogados André Faquim e Paulo Sarmento já iniciaram a análise dos documentos que a PC considera como provas dos crimes detectados pela Operação “Babá Laranja”. Um estagiário passou três dias fotocopiando os papéis na Delegacia Rural.

Preparativos

Estão se preparando para a audiência de instrução e julgamento dos acusados como advogados da defesa de um deles, reprogramada pela Justiça para o final deste mês.

Tudo normal

Promotor eleitoral José Carlos Fernandes disse que em Uberaba o processo eleitoral de 2º turno transcorreu dentro da normalidade, “dentro daquilo que se espera num Estado Democrático de Direito”.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por