Vontade não faltou a Lula de passar pelo menos um dia na Praia do Espelho, na Bahia, na casa que Anderson Adauto tem lá antes mesmo de ser prefeito. Homens que fazem a segurança do presidente eleito fizeram uma inspeção no local e o acharam “muito devassado”. E por isso foi vetado.
Sem segredo
Não é segredo para ninguém que Anderson é um dos amigos em que Lula mais confia. Em pronunciamento para correligionários, o próprio presidente eleito ressaltou a amizade e a lealdade do uberabense para com ele, mesmo nos momentos mais difíceis. O ex-ministro fez a costura entre o petista e o mineiro José Alencar para a formação da vitoriosa dobradinha do início dos anos 2000. E depois comandou o Ministério dos Transportes.
Estratégica
Um escolha estratégica para quebrar a resistência do empresariado, que tinha medo de um eventual governo do PT, e o então futuro vice-presidente era de direita. Anderson também foi quem indicou Aelton Freitas para a suplência de José Alencar, quando da sua candidatura ao Senado.
Terrorismo
O também ex-prefeito por dois mandatos foi ao Instagram para criticar o bloqueio de estradas e manifestações diante de quartéis pedindo por intervenção militar, “incentivando um verdadeiro terrorismo no País” (segundo ele).
Na defesa
O igualmente ex-prefeito e agora ministro da Agricultura, Marcos Montes, também recorreu às redes sociais para manifestar fidelidade ao presidente Bolsonaro, a quem considera líder comprometido com a verdade.
O maior
Em outra postagem – em vídeo -, Marcos Montes rotulou Bolsonaro de “a maior liderança que o Brasil já possuiu. Estive reunido com ele ontem (01/11) e fiquei admirado com a sua postura” (não detalhada).
Incentivo
Assim como o presidente, o ministro incentivou a continuidade das manifestações. “Precisamos mostrar ao sistema que o presidente combateu, que não estamos satisfeitos. Mas, com serenidade, com equilíbrio e com paz”. Fala foi repudiada nesta 5ª feira por um grupo de petistas uberabenses.
Disputa jurídica
Levada ao Judiciário a disputa pelo comando da ABCZ. Prevendo que poderia ter sua chapa impugnada em reunião que a diretoria havia marcado para a manhã desta 5ª feira, o candidato de oposição recorreu ao Judiciário.
Liminar
Uma liminar dada pelo juiz Marco Antônio Macedo Ferreira determinou que a ABCZ evitasse decretar a impugnação da candidatura da chapa de Gabriel Garcia e, se assim já tivesse decidido (o que aconteceu), que suspendesse os efeitos da medida. Até que o efetivo contraditório à ação.
Penalidade
Na determinação, o magistrado impõe multa diária de R$ 10 mil/dia até o máximo de R$ 200 mil, caso haja descumprimento da ordem.
Vai pular fora
Pelo que disse no grupo Política Uberaba 2024, o vice Moacyr Lopes considera o seu primeiro mandato como únic “Eu que sou bebê nessa vida já fiz minha auto-avaliação para sair fora disso”.
Carapuça
Ele também sentenciou ser preciso assumir a derrota, “mas, só quem tem caráter para fazer isso”. Referência ao resultado das eleições.
Indagação
Moacyr Lopes ainda questionou: “Esse povo que está fechando as rodovias não é o mesmo que criticava o MST por fechar estradas (?)". Mas, frisou que não estava querendo polemizar, “mas, já polemizando”.
Invertida
Empresária tomou uma invertida depois de usar a rede social para chamar Lula de ladrão. Sonegar e responder a dezenas de processos trabalhistas pode (?) – indagou um dos seus seguidores.
Sem reds
Até a tarde desta quinta-feira, o Ministério Público Federal em Uberaba não havia recebido Reds relatando situações que pudessem configurar crimes, verificadas nas manifestações nas rodovias e na praça Magalhães Pinto.
Denúncia
Mas, alguns cidadãos estiveram espontaneamente na Sala de Atendimento da Procuradoria da República denunciando o que consideram irregularidades. O MPF ainda analisará cada uma dessas denúncias.
Pedido
Às polícias (exceção feita à Civil, que é a polícia judiciária do Estado), procuradores da República de todo o Triângulo Mineiro haviam solicitado que houvesse o registro detalhado de algum ilícito eventualmente ocorrido.
Máfia
A máfia colombiana instalada em Uberaba há mais de cinco anos continua atuando sem ser incomodada. Seus alvos são pequenos comerciantes, barbeiros e borracheiros.
Presentes
Dois vereadores – cabo Diego e Anderson 2 Irmãos -, um deputado estadual – Heli Grilo – e um secretário municipal – Rui Ramos – foram vistos na manifestação urbana de 4ª feira. Rui, ainda dentro do seu veículo.
Análise de provas
Advogados André Faquim e Paulo Sarmento já iniciaram a análise dos documentos que a PC considera como provas dos crimes detectados pela Operação “Babá Laranja”. Um estagiário passou três dias fotocopiando os papéis na Delegacia Rural.
Preparativos
Estão se preparando para a audiência de instrução e julgamento dos acusados como advogados da defesa de um deles, reprogramada pela Justiça para o final deste mês.
Tudo normal
Promotor eleitoral José Carlos Fernandes disse que em Uberaba o processo eleitoral de 2º turno transcorreu dentro da normalidade, “dentro daquilo que se espera num Estado Democrático de Direito”.