FALANDO SÉRIO

Sepultura abandonada pode ser desapropriada, sinaliza Moacyr

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 19/11/2021 às 22:28Atualizado em 18/12/2022 às 16:57
Compartilhar

Vespeiro

Prefeito em exercício promete botar a mão em “vespeiro”. Moacyr Lopes está falando em desapropriação de todas as sepulturas que se encontram em estado de abandono nos Cemitérios “São João Baptista” e “Medalha Milagrosa”.

Milhares delas

Mesmo antes do levantamento que está sendo feito, e antecipado por FALANDO SÉRIO, Moacyr estima em cerca de 3 mil as desapropriações futuras. No “São João” duas quadras já tiveram catalogadas as sepulturas consideradas abandonadas.

Desvio de função

Nas residências terapêuticas mantidas pela SMS, servidores municipais estariam realizando atividades que não teriam a ver com as suas especialidades de concurso, segundo denúncias chegadas à coluna.

Sozinhos

Além disso, auxiliares de enfermagem estariam, em seus plantões noturnos, sem ter um chefe a quem recorrer, contando exclusivamente com o Samu e o Corpo de Bombeiros, caso precisem socorrer a um assistido.

Assédio

Diz o denunciante que quem discorda das condições de trabalho e expõe isso é retirado da escala de plantão sob a justificativa de não ter perfil para trabalhar nesse tipo de equipamento.

Grave

E acrescentou que as gerências das residências terapêuticas não teriam remuneração específica para o cargo. Receberiam na forma de 14 plantões mensais, não realizados como tais. Explicações foram pedidas à SMS ainda nesta 6ª feira, mas não chegaram.

PCdoB perde “histórico”

Um dos mais antigos militantes do PCdoB em Uberaba decidiu deixar a sigla: o ex-presidente Zuzu. Ele era membro do partido há 26 anos. Wellington Cornélio, seu nome de batismo, não explica que motivo o levou a deixar o PCdoB, mas ressalta ter respeito, admiração e consideração pela sigla, “onde aprendi muito”. E assegura que “continuaremos juntos na luta por um Brasil melhor, contra as desigualdades e as injustiças sociais”.

Missa da Consciência Negra

Basílica de Nossa Senhora da Abadia terá missa neste sábado, a partir das 12h, em celebração ao Dia da Consciência Negra, com transmissão pelo Facebook e o canal Youtube do Santuário. Há 30 anos a então Igreja d’Abadia criou a Pastoral Afro. Padre Vicente Ruy Marot estava à frente da agora Basílica.

Sinal de alerta

A persistir o que vem acontecendo, o Hospital de Clínicas perderá vagas de residência médica. A denúncia é de professor da UFTM, segundo o qual a reitoria da universidade e a superintendência do HC já foram alertadas, mas permaneceriam inertes.

Cirurgias

O principal motivo, explica ele, médico, é o fato de o Hospital Regional estar absorvendo as cirurgias de média complexidade, que poderiam ser realizadas no HC como parte do aprendizado de residentes. O hospital da UFTM tem ficado apenas com a alta complexidade.

Sem reação

Ainda de acordo com o professor, a decisão de direcionar pacientes para o RH é da Secretaria Municipal de Saúde a partir do momento em que enfrenta obstáculos oferecidos pelo HC para a internação de pacientes via regulação de leitos.

Alardeando

Alguns dos duzentos e dezoito residentes estariam desaconselhando amigos, futuros candidatos às vagas, a optarem por hospitais de outras regiões pela falta do aprendizado em cirurgias no HC de Uberaba.

Vai fechar

Alertando para os riscos do fechamento de algumas das 34 residências médicas na cidade, o professor acrescenta que o HC precisa ser administrado “por quem sabe realment

e onde o ‘bicho pega’ em cada setor do complexo de saúde”.

Buracos e mato

Chuvas reapareceram nesta 6ª feira, aumentando os buracos em vias públicas – como na rotatória (foto) nas imediações da subestação da CEMIG/Morada do Sol – também o mato que leva insegurança ao trânsito como no caso da avenida Cristo Rei. Sesurb já revelou a intenção de contratar empreiteira para ajudar no tapa buraco.

Negativo

Juizado Especial extingue por falta de provas pedido de indenização feito pelo vereador professor Wander contra Cássio Frank, administrador do grupo de Whatsapp “Política Uberaba 2022” e o radialista Hélio Júnior. Wander se sentiu ofendido em postagem atribuída a eles.

Sentença

O projeto de sentença foi do juiz leigo Vinícius Vieira Borges e a homologação é do juiz Adelson Soares. Hélio Júnior foi defendido pelo advogado Rondon Fernandes.

Pegou pesado

Mesmo sendo crítico de outras gestões, China disse na 5ª feira que jamais havia visto o pobre ser tão humilhado e pisoteado quanto agora com o kit alimentação distribuído aos escolares da rede municipal. E mais de uma vez frisou: “nem porco come” (os produtos do kit).

Constrangimento

Contratado no próprio dia para defender a Nutriplus na sessão do Legislativo, advogado acabou ficando de saia justa com as afirmações de Túlio Micheli. “O senhor me desculpe, mas não tem condições de responder aos meus questionamentos”.

Corajoso

Amenizando o clima, Micheli considerou o advogado corajoso por ter aceitado a missão de encarar 21 vereadores para defender a Nutriplus em uma situação que, certamente, não teve tempo de conhecer em detalhes.

Otários

“A gente é feito de otário. Fico com vergonha do que acontece aqui” – sentenciou, criticando com sutileza os colegas que centraram críticas à empresa, mas ignoraram a omissão da Prefeitura quanto à fiscalização dos produtos dos kits alimentos. E o que considera descaso do Executivo com a Casa.

Um único alvo

A maioria dos vereadores que se manifestaram optou por centrar as críticas à Nutriplus, que não tinha sequer um diretor presente na sessão. Professor Wander pediu para ter acesso às escolas e, se ao fiscalizar a merenda encontrar irregularidade, chamará a polícia – assegurou.

Por pouco

Faltou pouco para a secretária de Educação ir às lágrimas ao defender a Prefeitura: “Nunca pensei na minha vida passar pelo que passo hoje. Mas, deixo claro para vocês: Isso não é culpa da Prefeitura ou da Semed”.

Susto

“Não contratamos feijão ‘rachadinho’ (apelido dado ao produto por China)” – disse Sidnéia, afirmando que levou um susto ao ver o feijão que motivou a crise instalada. “Estou muito decepcionada, no meu limite. Não tenho como explicar o inexplicável” – confessou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por