FALANDO SÉRIO

Sequestradores de Delta pegam de 8 a 14 anos de prisão em Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 28/10/2023 às 18:42Atualizado em 30/10/2023 às 19:14
Compartilhar

Assalto em Delta (Foto/Divulgação)

Assalto em Delta (Foto/Divulgação)

Sete acusados de participação no sequestro de assistente de gerência do Sicoob em Delta, confundido com o próprio gerente, foram condenados a penas que variam de 8 a 14 anos de prisão pelo juiz da 3ª Vara Criminal. A batida do martelo ocorreu apenas 1 ano e 4 meses após o crime de detalhada investigação da Polícia Civil.

Cativeiro
Em 25 de maio de 2022, a vítima foi dominada por cinco homens diante de sua residência e levada para o interior dela. A ele se juntaram sua mãe e o pai, igualmente rendidos pelos assaltantes. O grupo de criminosos mantinha contato e recebia orientações de Mateus Expedito, desde a penitenciária de Uberaba.

Prisão
O primeiro a ser identificado pela Polícia Civil foi exatamente Mateus, que teve o celular apreendido dentro da penitenciária. A partir daí, com a investigação de complexo cruzamento de dados telefônicos, os policiais foram chegando aos demais envolvidos no sequestro.

Folgados
Na residência do assistente de gerência do Sicoob, os agora condenados exigiram que a mãe do alvo fizesse o jantar e todos se alimentaram. Na madrugada do dia seguinte, o casal foi transferido para casa em Uberaba e liberado em canavial somente depois que o funcionário da cooperativa esteve no banco.

Os condenados
A sentença condenatória alcançou Pablo Alexandre Liberato, Aline Silva Ribeiro e João Paulo de Oliveira (12 anos), Guilherme Elísio Leite (14 anos), Maxwell Luiz da Cruz, Jhone Hudson de Oliveira e Sandy Nascimento (8 anos). Mateus já havia sido condenado.

Antecedentes
Entre os condenados em Uberaba existem investigados na cidade de Luz também por sequestro.

Ponto de vista
“Não me sinto confortável em ser o politicamente correto por fazer afago a deputados de esquerda, quando a esquerda é favorável à liberação da maconha, ao aborto, a banheiro neutro” – disse à coluna o vereador cabo Diego, explicando o motivo de ter votado contra a moção de repúdio às ameaças a deputadas esquerdistas.

É contra
Ele acrescentou ser contra qualquer tipo de violência, mas “elas (deputadas) já estão recebendo suporte pelo Estado, e não vejo a necessidade de vereador votar todo tipo de moção proposta na Casa. E o que isso mudaria na vida delas(?)” – frisou. Moção foi proposta por Rochelle, com quem Diego diz ter conversado nesta 6ª feira.

Parada LGBT+
Quanto ao seu projeto para proibir a presença de crianças na parada e em eventos LGBT+, Diego pediu que seja pautado. “E se for mesmo inconstitucional, sem possibilidade de correção por emenda, pedirei o arquivamento o sem qualquer problema” – destacou.

Desembargador
Mais um juiz que atuou em Uberaba, na condição de substituto, é promovido a desembargador. Desta vez, José Nilton Ferreira Pandelot, que passa a compor o quadro de desembargadores do TRT de Minas.

“Ex” que decepou mão da namorada recorre ao Tribunal

Em procedimento raro em se tratando de acusado preso, o ex-namorado que decepou a mão da ex-namorada com golpe de facão recorreu das acusações feitas contra ele pelo Ministério Público e aceitas pelo juiz Fabiano Veronez. A moça perdeu a mão ao tentar se defender.

Desfigurado
Crime ocorreu em novembro do ano passado e, durante a agressão, outro homem também foi ferido pelo acusado. Recebeu um golpe de facão no rosto e ficou desfigurado. O recurso do denunciado atrasa a audiência de instrução do processo na 2ª Vara Criminal.

Pagamento
Servidores municipais receberão na terça-feira os seus salários deste mês – diz o secretário Roberto Tosto, da Fazenda.

Advogada previdenciarista Rosa Angélica Custódio (Foto/Acervo Pessoal)

Advogada previdenciarista Rosa Angélica Custódio (Foto/Acervo Pessoal)

Advogada Rosa Angélica mostra em números os uberabenses à espera do INSS e da Justiça (Foto/Arquivo)

Previdência
Especialista em Previdência Social, a advogada Rosa Angélica Custódio cita números que atestam a enxurrada de processos tramitando na Justiça Federal ou no próprio INSS por diferentes motivos, mas todos eles relacionados de alguma forma com aposentadoria ou auxílio-doença.

Haja fôlego
Com apenas dois juízes atuando no Juizado Especial da Justiça Federal em Uberaba estão em tramitação 19,5 mil ações. Isso significa que para o cumprimento de prazos processuais seria necessário que 54 processos/dia fossem movimentados. 

Suspensos
E também existem mais de 8 mil processos suspensos de expurgos inflacionários, por exemplo, aguardando o julgamento de recursos repetitivos e de outros tipos em última instância. Somadas todas as ações são mais de 28,5 mil, em números de setembro.

Morosidade
Quanto às perícias de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, os agendamentos ainda estão nos processos de 2022. Até agosto, nenhum procedimento deste ano havia sido agendado. 

Mortes e internações de crianças assustam cidades mineiras

Com relatos pessoais de sintomas parecidos entre universitários uberabenses, que seriam mais resistentes pela idade à bactéria, doença misteriosa matou três crianças em São João Del Rey. Lá, em Santa Cruz de Minas, Tiradentes e outras três cidades as aulas foram suspensas para desinfecção das escolas.

Febre
O que vitimou as crianças ainda está sendo investigado, mas todas elas apresentaram febre e dor de garganta. Com esses mesmos sintomas causados por bactérias, outras crianças permanecem internadas.

Citação
Começando pelas instituições financeiras, o domicílio judicial eletrônico já está funcionando na Justiça do Trabalho em Minas, evitando o uso de oficial de Justiça ou carta para citação de demandada.

+Mulheres
Uberaba tem mais mulheres do que homem, de acordo com o Censo de 2022, o que já foi informado pelo jornalista Tito Teixeira, no JM. A supremacia das mulheres começa a partir da faixa etária de 25 aos 29 anos, em que elas somam 13 mil 338 contra 13 mil 123 homens.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por