Fora do páreo
Sempre especulado, Ademir Vicente assegura que não disputará as eleições do ano que vem. Tem outros planos.
Gostou
Fato é que, depois de deixar o Legislativo em 1999, o “Trator” se dedicou por inteiro à iniciativa privada e tomou gosto.
Inocente
Mas, ainda hoje não conseguiu digerir a cassação do seu mandato e o processo em que foi indiciado, protestando inocência.
Vinte anos
A eclosão do “escândalo da publicidade” está completando vinte anos e, “até hoje o processo está parado” – diz ele, para reforçar a sua tese.
No Tribunal
Processo em que o juiz Élcio Arruda condenou acusados de irregularidades no Hospital “Hélio Angotti” está submetido ao Tribunal de Justiça em grau de recurso.
Parado
Não houve nenhuma movimentação nos autos a partir de maio de 2017.
Facial
Sistema de reconhecimento facial de detentos, a ser usado nas penitenciárias de Minas, está em fase final de testes e ajustes.
Fotografias
O Banco de Informações do Sistema Prisional conta com mais de quinhentas mil fotografias de criminosos.
Sem equívocos
O processo de reconhecimento facial será utilizado nas entradas e saídas de detentos, para evitar a liberação equivocada de preso, como já ocorreu muitas vezes.
É crime
Muitos motoristas uberabenses envolvidos em acidentes e, em consequência, passíveis de ação criminal prevista no CTB, sequer são identificados.
Fuga
A fuga de local de acidente (para evitar ter de arcar com as suas consequências) é considerada delito punível com pena de seis meses a um ano de detenção.
Penas
Os dez homens presos pelo ataque ao BB na quinta-feira podem pegar mais de vinte anos de cadeia.
Crimes
Devem responder, no mínimo, por latrocínio, sequestro relâmpago, formação de quadrilha – entende o presidente da Câmara, Ismar Marão, investigador de carreira.
Assalariados
Eles atuam como integrantes de uma organização criminosa, mas nem todos os autores da invasão de uma cidade qualquer têm participação no produto do roubo.
Contratados
Muitos são recrutados para um roubo a banco por uma importância fixa. Executado o assalto, não há compromissos entre eles, além do voto de silêncio.
Rodando
Isso significa que um “chefe” nem sempre conta com os mesmos homens em diferentes ações. O recrutamento obedece às necessidades para cada roubo.
Missão
E assim são contratados motoristas, batedores, escolta, que se esforçam para dar fuga, no roubo bem sucedido, ao homem que está com o dinheiro.
Alma lavada
Coronel Peres e alguns subordinados devem estar se sentindo “de alma lavada” com a prisão de grupo de assaltantes de bancos, na quinta-feira. E com razão.
Reflexos
Medida Provisória da Liberdade Econômica tem reflexos diretos em centenas de procedimentos em tramitação na Prefeitura e no Ministério Público.
Alvará
Na Prefeitura, pela tramitação de pedidos de alvará e pedidos de informações feitos pelo MP sobre a existência dele para estabelecimentos denunciados por vizinhos.
Fiscalização
A Medida Provisória dispensa autorização do município e do Corpo de Bombeiros para três centenas de atividades, de borracharia a bares. Mas não os libera de fiscalização.
Imediato
Os seus efeitos são imediatos, independente de mudanças em leis municipais e estaduais que tratem do tema.
Não ouvido
O descumprimento de normas de segurança pela equipe que cerca o governador em suas viagens motivou a renúncia do chefe do Gabinete Militar de Zema, coronel Borges.
Aconteceu aqui
O detalhe havia sido observado pela coluna ainda em fevereiro, quando Zema veio a Uberaba assistir à posse de Piau na presidência da Amvale.
Afastada
Na ocasião, a PM foi mantida à distância do governador por recomendação do cerimonial do Estado, medida incomum e comprometedora da segurança do mandatário.
Pensão
Entre 2012 e 2018, o INSS pagou em Uberaba R$5,6 milhões em pensões por morte em acidente do trabalho.
Como assim?
Ao elogiar da tribuna da AL a ação da PM, o deputado Bruno Engler disse que Uberaba é uma cidade “com mais de 100 mil habitantes”. Faltaram apenas 200 mil.
Nova via
Avenida Interbairros estará aberta à circulação de veículos em toda a sua extensão a partir deste sábado.
Mistério
Ainda ontem a polícia não tinha a identidade do homem supostamente amarrado como escudo sobre um carro, na madrugada de 5ª feira.
Em dúvida
Cena exibida em rede social gera algumas suspeitas trabalhadas pela PC.