Corte
Deputados uberabenses aliados do governador Anastasia estão de saia justa. O corte de despesas determinado pelo Governo atinge representações do Estado em Uberaba e caberá aos “padrinhos” indicarem quem vai perder o cargo comissionado (de confiança) que ocupa. Na Sedese, um dos servidores será exonerado, enquanto na Superintendência de Ensino o corte atingirá quatro pessoas.
Alarmante
É de mais de 190% o crescimento das ocorrências de atendimento a pessoas com distúrbios mentais feitos pelo Corpo de Bombeiros em Uberaba. Os números foram citados ontem na Conferência Regional de Polícias Públicas sobre Drogas pela secretária Ângela Dib com a colaboração do comandante do CB, major Casarin. E a maioria dos atendimentos é formada por dependentes químicos.
Imbróglio do Conselho Tutelar
Disputa judicial por cargos de conselheiros tutelares tem mais um round. A juíza Régia Ferreira determinou a recondução à vaga de Leila Léa Rodrigues da Cunha Pádua, que foi a mais votada, mas acabou impugnada pela comissão eleitoral. Foi anulada a impugnação não apenas em relação a Leila, mas também outras duas alcançadas pela medida administrativa.
Incompetência
A titular da 3ª Vara ressaltou em sua manifestação que a Vara da Infância e da Juventude, também envolvida na batalha judicial, é incompetente para julgar ações relativas à eleição.
De saída
Partido da Solidariedade, presidido por Luiz Dutra, está próximo de ter a maior bancada da Câmara de Vereadores. Elmar Goulart e Paulo Cesar Soares (China) estão deixando o PSL.
Reajuste ilegal
É ilegal o reajuste da mensalidade de plano de saúde simplesmente porque o contratante completou 70 anos, mudando de faixa etária. A cláusula contratual a que recorreu a Unimed para promover o aumento foi declarada nula pela juíza Andreíza de Alvarenga. A cooperativa terá ainda, de acordo com a sentença, a restituir os valores pagos a mais desde maio de 2012 por idoso que recorreu ao Judiciário, inconformado com o aumento.
Ouvidor
Inédito na UFTM: eleito pelo voto, o técnico em enfermagem (detentor de duas graduações em outras áreas) Leovaldo Cassimiro será empossado hoje como ouvidor-geral da universidade.
Brecada
Por não ter potencial de voto medido aqui e não ter voto fora, pouco contribuindo para o segundo nome de uma dobradinha, segundo os interessados, Luciene Fachinelli não será candidata em 2014.
Condenação pedida
Absolvido em 1ª instância, Everton Morais Pereira não está de todo livre da acusação de agressão contra a mulher Ana Cristina, no carnaval de 2012. Promotor Laércio Conceição recorreu da absolvição ao TJ e pede sua condenação por vias de fato, que poderia resultar em pena de quinze dias a três meses mais multa, se o fato não constitui crime.
Calendário escolar
Definido o calendário para 2014 nas escolas mantidas pela Prefeitura. A secretária de Educação Silvana Elias disse ontem que o período de 2 a 31 de janeiro estará reservado para as férias e o início do ano letivo de duzentos dias ocorrerá dia 4 de fevereiro. O recesso do meio do ano será de 30 de junho a 14 de julho e o ano se encerrará no dia 18 de dezembro.
Celular
Publicada ontem a lei federal que regulamenta o sistema de pagamentos de contas por celulares e tablets, que poderão ser usados como um cartão de banco.
Bomba
O contestado Exame de Ordem vai continuar para bacharéis em Direito. Projeto que objetivava a sua eliminação foi rejeitado pela Câmara Federal por 308 a 46 votos.
Voos e passagens
Procurador da República Thales Cardoso ainda não tem posição sobre a legalidade ou não dos preços das passagens aéreas da Azul em Uberaba e do cancelamento de alguns voos a partir de fusão Azul/Trip. A Azul já prestou as informações solicitadas, mas com argumentos exclusivamente comerciais, e o procurador aguarda a manifestação técnica da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) para a análise pretendida.
Repercussão nacional
Como a fusão Azul/Trip teve consequências não apenas em Uberaba, o procurador Thales Cardoso aguarda também estudos feitos em outras instâncias do Ministério Público Federal. Ele não descarta a possibilidade de, com base na realidade nacional em fase de aferição, o episódio desaguar no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Socorro!
Na madrugada de ontem, ladrões arrombaram o quartel da PM em Iraí de Minas, no Alto Paranaíba, e furtaram um fuzil e uma escopeta. Destacamento não tem plantão noturno.
Unificação
Comissão especial do Senado inicia esforço concentrado para a apresentação em 90 dias de propostas contra o crime. Uma delas será a unificação das polícias Civil e Militar.
"É a água calma e silenciosa que afoga um homem.”