FALANDO SÉRIO

Sindicância vai apurar denúncia de maus-tratos a crianças

Terá sequência na semana que vem a tomada (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 08/03/2014 às 09:55Atualizado em 19/12/2022 às 08:42
Compartilhar

 Sindicância

Terá sequência na semana que vem a tomada de depoimentos em sindicância destinada a apurar denúncia de maus-tratos contra crianças. A sindicada é professora da rede municipal e o episódio ocorreu no ano passado. Os responsáveis pela apuração não conseguiram até agora provas contra a professora, pois pais convocados para audição não compareceram às audiências.

 Desistentes

O número é surpreendente: no ano passado, 9,5 mil pacientes deixaram de comparecer a consultas agendadas no complexo de saúde da UFTM. Curiosamente, mais da metade deles – 4,8 mil – na Oftalmologia, especialidade das mais carentes de profissionais em toda a rede pública. Hematologia e doenças parasitárias são as especialidades que aparecem em seguida, com 2,9 mil desistências.

 Inadimplência prejudica professores

A inadimplência dos estudantes – em alguns casos beirando os 40% – prejudica não apenas escolas uberabenses, mas também os professores. Há registros de salários atrasados e contribuições do FGTS e INSS não recolhidas em diversas instituições de ensino. Irregularidades estão levando o Sinpro – Sindicato dos Professores (da rede privada) – a protocolar denúncia contra elas junto ao TRT/MG por não cumprimento de acordos trabalhistas.

 Uma turma inteira

Na Faculdade de Ciências Econômicas há registro de inadimplência de toda uma turma num mesmo período. Para facilitar a vida dos estudantes, a escola chegou a parcelar todo um semestre devido, mas, no semestre seguinte, apenas o atrasado era pago, o que levou a faculdade a suspender o acordo. Disso resultou a evasão de cerca de 20% dos alunos e a Aciu – mantenedora da FCETM – precisou recorrer ao Judiciário para tentar receber de todos eles, segundo seu presidente, Manoel Rodrigues Neto.

 Negociação

Ontem, a Faculdade de Ciências apresentou ao Sinpro proposta de parcelamento (de dois a oito vezes) dos salários de dezembro e janeiro, negociado com os professores. O pagamento de fevereiro será feito segunda ou terça-feira da semana que vem.

 Denúncia

O sindicato dos professores protocolou no Tribunal Regional do Trabalho denúncia de descumprimento de acordo trabalhista contra o Colégio “Rubem Alves” e a escola “Primeiro Mundo”. Situação envolve também atrasos de contribuições.

 Disparos contra policiais

Vitor Manzi de Carvalho Neto e Fabrício Rodrigo Alves Caetano devem continuar presos – opina o Ministério Público. Os dois foram presos no dia 28 do mês passado, após perseguição sob acusação, acusados de efetuar disparos de arma de fogo contra dois policiais militares. Os PMs, que usavam viatura descaracterizada, disseram que os acusados, em moto, empreenderam fuga ao avistá-los e, por isso, passaram a ser perseguidos, quando contra eles foram disparados tiros. Houve revide, mas ninguém ficou ferido.

 Preventiva

Com a ajuda de outras guarnições, Vitor e Fabrício foram detidos, relata o promotor Laércio Conceição, pedindo que a prisão em flagrante seja transformada em preventiva.

 Investimento

É do próprio Supermercados Zebu Carnes o terreno na avenida Nossa Senhora do Desterro em que erguerá nova unidade. A Prefeitura concederá incentivos fiscais ao investimento.

 Sentença no forno

Sai a qualquer momento a sentença do juiz federal Élcio Arruda no processo que apurou denúncias de irregularidades na contratação de medicamentos pela Prefeitura junto à Home Care, em 2007. Manifestação do Ministério Público Federal é pela condenação de alguns dos envolvidos no episódio (neste início de semana, outro processo na área federal contra Anderson Adauto foi arquivado). A Home Care é acusada de se envolver em esquemas de licitação em várias outras prefeituras.

 Multas

Na semana que vem, mais de quinhentos infratores do trânsito serão notificados por edital. As correspondências expedidas pela Settrans e o Detran foram devolvidas pelos Correios por falta de quem as recebesse nos endereços residenciais.

 Olho Vivo

Polícia Militar concluirá na semana que vem a pesquisa social dos candidatos a monitores da central de operações do Olho Vivo. Mais de cinquenta inscritos disputam as trinta e quatro vagas oferecidas pela Prefeitura, que será a contratante.

 Vai apurar

Comandante Casarim assegurou a FALANDO SÉRIO, nesta sexta-feira, que será apurada a denúncia feita por advogado de que a ex-esposa, integrante do Corpo de Bombeiros, teria lhe fornecido senha eletrônica para entrar no sistema de informações da corporação. Oficial revela que poucos no batalhão têm senha para consultas no sistema, o que evidencia a reserva com que o tema é tratado.

 Possibilidade

Se a apuração indicar o cometimento de ato de indisciplina pela graduada, a punição será aplicada por aqui. Mas, se a transgressão for ainda mais grave, o episódio será submetido ao Comando Geral, em Belo Horizonte.

 Suspeita

Embora sem nenhuma pista concreta, policial de Barueri (SP) admite a possibilidade de a execução de Carlos Otávio Gomes Silva ter relação com o assassinato por ele cometido em Uberaba (o do ex-atacante André Nascimento).

"No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles

que escolheram a neutralidade em tempo de crise.”

(Dante Alighieri)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por