FALANDO SÉRIO

Sistema dificulta liberação de preso uberabense ordenada por ministro do STF

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 27/04/2023 às 20:29Atualizado em 29/04/2023 às 20:21
Compartilhar

Criminalista teve de usar remédio jurídico (Foto/Divulgação)

Criminalista teve de usar remédio jurídico (Foto/Divulgação)

 O advogado criminalista Tiago Juvêncio precisou recorrer a um mandado de segurança para que fosse cumprida a ordem de soltura de seu cliente preso na Operação “Lesa Pátria”. Determinação de que fosse liberado foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes na 5ª feira (20), mas não havia sido cumprida até a tarde de hoje (27).

Em liberdade
O mandado de segurança impetrado na Justiça Federal em Uberaba, tendo como alvo a delegada chefe da Superintendência da PF em Minas, resultou deferimento e o investigado foi posto em liberdade pouco depois.

Parado
No pedido à JF, o advogado Tiago Juvêncio alegou que a PF em Belo Horizonte recebeu a determinação do ministro do STF e um dos delegados disse, no dia 21, ter entrado em contato com o sistema prisional. Mas, segundo o criminalista, não anexou qualquer comprovação de que isso tivesse sido feito de fato. Tiago teve contato com diferentes órgãos à procura de uma explicação que não teve.

Um mês
O empresário, assim como outros que foram presos em Uberaba no mesmo dia 17 do mês passado, estava há mais de um mês na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. A 8ª fase da “Lesa Pátria”, executada em Uberaba e Araxá, prendeu suspeitos de colaborar com atos contra o Estado Democrático de Direito que culminaram com o “8 de janeiro”, em Brasília.

Mudança à vista
João Franco, ex-secretário de Governo e de Saúde na gestão Anderson Adauto, pode ser o próximo a surgir no 1º escalão de Elisa. Para isso, alguém será, ou seria, desalojado. Uma coisa é certa: João retornou a Uberaba, depois de alguns anos fora sem deixar o mundo político.

Brahman
Inquérito que deu origem às diferentes fases da Operação Brahman conduzida pela Delegacia Rural tem vinte e seis indiciados. Investigações do furto e roubo de gado na zona rural de Uberaba e cidades próximas foram conduzidas pelo delegado Tiago Cruz.

No MP
Em defesa de moradores do “Antônio Barbosa” que tiveram prejuízos e transtornos com as obras do loteamento Dahma Fit, a vereadora Luciene Fachinelli se prepara para bater na porta do Ministério Público.

Desacordo
Lu até intermediou uma reunião entre moradores e representante da investidora. No primeiro momento, a empresa admitia indenizar os prejudicados, mas recuou em meio ao encontro. O que levou a vereadora a tomar a decisão de ir ao MP.

Morte
Episódio mais grave ainda que os danos materiais sofridos por alguns dos queixosos foi levado por Luciene ao plenário da Câmara: a morte de uma senhora, em cuja residência equipe do SAMU não teria conseguido chegar com a ambulância em razão do estado da rua provocado pelas obras.

Pandemia
Os efeitos da pandemia doaram no bolso de empresária uberabense no ano passado. Noivos que haviam alugado dois salões de festas em 2019 para a festa do seu casamento em 2020 não puderam realizá-la em razão das medidas restritivas municipais de enfrentamento à Covid-19.

Recusa
Com a desistência do casal – que fez cerimônia restrita do enlace matrimonial -, a empresa não quis devolver o que tinha recebido pelo aluguel dos salões sob o argumento de prejuízos sofridos com a pandemia. Mas, segundo alegou à Justiça, ofereceu outras formas de compensar o gasto dos contratantes.

Devolução
Em ação formalizada pelo advogado Sebastião Severino, o juizado Especial (inclusive a Turma Recursal) determinou que o valor (R$ 6,6 mil) fosse restituído aos então noivos, agora marido e mulher.

Recapeamento
Ruas de 48 bairros serão recapeadas, diz o secretário Anderson Passos, confirmando também que a previsão é de execução dos trabalhos em cerca de 300 km de vias públicas no período de 18 meses. “Se as futuras chuvas permitirem” – destaca.

Acessibilidade
Titular da SESURB também assegura que as rampas de acessibilidade serão readequadas ao nível da pista de rolamento recapeada para não prejudicar os cadeirantes.

Política animal
Convênio entre o Hospital Veterinário da UNIUBE e a Prefeitura, renovado por mais um ano, já proporcionou o atendimento a 2,5 mil cães, 715 gatos e 20 equinos. No mesmo período de 12 meses houve 2,9 mil internações e 274 cirurgias.

Positiva
Os atendimentos com segurança e resolutividade levam o diretor de Serviços em Saúde da UNIUBE, o ex-secretário de Saúde Iraci Neto, a analisar como “um salto extremamente importante”, em 2022, na gestão assistencial, operacional e acadêmica voltada para o HVU e a política do bem-estar animal.

Transporte
Arquivada pelo promotor José Carlos Fernandes mais uma investigação oriunda da administração Piau, e que objetivava a verificação de eventual improbidade administrativa na contratação e na prestação do serviço de transporte escolar rural.

Rudimentar
Promotor apontou rudimentar controle da rodagem das Vans, mas não encontrou irregularidades que motivasse a formalização de denúncia ao Judiciário.

Haja paciência!
A propósito das enormes filas diante do Laboratório “Milton Toubes”, esta semana, mulher assistida pelo SUS conta a sua própria experiência, nada agradável com o serviço contratado pela Prefeitura, quanto ao tempo de espera.

Jejum
Em jejum de 8h, das quais 3h também segurando a urina por causa de exame específico, ela chegou ao laboratório às 8h16, e já havia enorme fila do lado de fora. A partir daí, cumpriu etapas burocráticas até chegar a ser chamada para colher urina para o exame, exatamente às 11h05. À essa altura já estava há seis horas sem urinar.

Sangue
Depois disso, esperou mais 1h30 para que fosse colhido sangue para exames também prescritos. A saída da paciente do laboratório ocorreu por volta das 12h46. 

Multiplicando
A PPP da Iluminação Pública tem feito “milagres” em Uberaba. Até a sonhada iluminação da BR-050, trecho urbano, já é uma realidade.

Mudou
Uma instalação de uma unidade em Uberaba cobiçada por Elisa, a BSBio, empresa focada em energias renováveis, mudou o nome. Agora é B&8.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por