FALANDO SÉRIO

Sistema público de saúde

A nova crise vivenciada pelo Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas expõe as...

Wellington Cardoso
Publicado em 06/11/2012 às 09:34Atualizado em 19/12/2022 às 16:27
Compartilhar

Recurso

Hilton Del Duque não retornará de imediato à direção da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” nem receberá a indenização de R$100 mil por danos morais mais os salários acumulados a partir de 2006, quando foi afastado do cargo sem processo administrativo. É que o Estado recorrerá da sentença da juíza Régia Ferreira. A palavra final no processo levará alguns anos para ser dada, como sempre ocorre em ações contra o sistema.

Democracia

Enquanto no Brasil o cidadão é mantido afastado da tomada de decisões sobre temas que afetam ou podem afetar a sua vida, nos Estados Unidos se aproveita a eleição presidencial para consultar os eleitores sobre vários assuntos. Entre eles, o casamento de homossexuais, a descriminalização da maconha, o direito à caça e à pesca e até a abolição da pena de morte, em diferentes Estados. Deve ser horrível morar em País que ouve o cidadão (sic).

Grilo é absolvido

Por absoluta falta de provas, o delegado Heli Andrade (Grilo), o investigador Marcelo Alves Nascimento e os ex-“tiras” Anildo Fonseca e João Gilberto Dutra foram absolvidos pelo juiz Ricardo Motta da denúncia de prática de tortura. Condenação dos policiais havia sido pedida pelo promotor Laércio Conceição, tendo como base o depoimento de Rodrigo Carlos Valério, preso em 2000 por suspeita de crime e interrogado pelos policiais. Rodrigo disse ter apanhado e recebido choques elétricos para confessar o delito.

É preciso cautela

Em sua sentença, o magistrado disse repudiar qualquer tipo de tortura, “ato covarde contra qualquer ser humano, bem como desnecessário”. E acrescentou: “No entanto, há que se apoiar em caso de condenação num conjunto de elementos consistentes, posto que, lado outro, muitas vezes os denunciantes agem apenas para causar prejuízos aos policiais que os investigam ou para inibir a ação repressora do Estado”.

Apart Hotel

O Uberaba Apart Hotel agora integra a Cadeia de Hotéis Associados, uma rede em formação a partir de Joinville/Santa Catarina (Holz Hotel e Piçarras, no balneário do mesmo nome). O restaurante já foi reaberto ao público externo (e não apenas aos hóspedes) e a direção geral do hotel está confiada a Luís Antônio Zancanaro pelos empresários Geraldo Linzmeyer e Sally Trapp.

Um caco

Depois de ter passado três meses mergulhado na campanha eleitoral em Uberaba, o marqueteiro Tharsis Bastos desabafou em seu mural no Facebook: “Primeiro sabadão de ócio” (pós-período eleitoral em que, no primeiro turno, acompanhou o surpreendente Wagner Júnior e, no segundo, integrou-se ao grupo de marketing de Paulo Piau). Tharsis acrescentou estar “um caco”, mas engordou nove quilos.

É muito sério

A nova crise vivenciada pelo Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas expõe as feridas do sistema público de saúde de alta complexidade. Único hospital regional de referência do SUS, o HC dispõe de apenas vinte e dois leitos de observação no PS, mas, transformado em local de internação, estava ontem com quarenta e cinco pacientes. Por ali deveriam passar pacientes necessitados de primeiros-socorros de emergência, observação por no máximo 48h e destinação – se fosse o caso – a área específica ou estabelecimento, o que não acontece por falta de leitos.

Boia boa

Para a alegria dos presos mais antigos e dos agentes penitenciários de Uberaba, a empresa que fornecia as refeições na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” perdeu a nova licitação feita pelo Estado e foi substituída. A vencedora (Dia a Dia) é de Uberaba e, no momento, só tem recebido elogios pela qualidade da comida servida (mais de duas mil refeições/dia).

Reclamações

O que mais gerava reclamações em relação à cozinha/restaurante da penitenciária era o que presos e agentes penitenciários citavam como falta de higiene. Segundo as denúncias, corpos estranhos eram encontrados com relativa frequência no arroz ou feijão. Empresa que deixou o serviço cumpria aditivo em contrato para mais doze meses no valor de R$2,8 milhões.

Faltou planejamento

Três PMs passaram por momentos de pânico, domingo, em Campina Verde. Enviados para acabar com o barulho em uma festa em acampamento de ciganos, eles foram recebidos a pedradas e outros objetos. Acuados, um deles disparou arma com bala de borracha, mas foi dominado e com ela alvejado no peito. No desespero, o soldado que o acompanhava sacou a pistola e efetuou vários disparos, atingindo quatro pessoas. Restaram do confronto oito feridos, três deles levados para Uberlândia.

Uma e outras

Luiz Guaritá está politicamente no paraíso. Piau é o segundo dos seus secretários (período 93/96) a ser eleito prefeito. Primeiro foi Marcos Montes.// É preciso cultivar hábitos preventivos na área da saúde para ter uma vida saudável – adverte a RN Saúde, que tem à disposição dos uberabenses o Centro de Promoção à Saúde (rua Ituiutaba,  577).// Prefeito eleito viaja da Bahia para Brasília, onde passa os dois próximos dias no Congresso.

Direito

Confirmado para esta sexta-feira o lançamento do livro “Do Direito do Homem à Pensão por Morte”, de autoria dos advogados François Ramos, Kamila Seabra e Cleonilda Ferreira.

Emprego

Direção do Apart Hotel assegurou à noite passada que há intenção de aproveitar os trabalhadores colocados de aviso-prévio pela gestão anterior, desde que se adaptem à nova administração.

 “O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.”

(Pitágoras)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por