Audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde (Foto/Divulgação)
Em uma das mais produtivas audiências públicas de prestação de contas pela Secretaria de Saúde, a secretária não escondeu a falta de fiscalização ao cumprimento dos convênios celebrados com a utilização de emendas parlamentares.
Deficiente
Valdilene Rocha admitiu que somente agora providências começam a ser tomadas para a regularização dessa fiscalização. Tratativas acontecem inclusive com a Controladoria Geral, encarregada de fazer a capacitação dos servidores do setor.
Auditorias
Mas, foi revelado também durante a audiência a existência de auditorias internas que detectaram irregularidades outras, mas ainda em fase de diligências como a cobrança de informações ao auditado. Não houve casos especificados.
Letra morta
Pelo menos até agora a data contratual para o Consórcio S assumir a coleta, o transporte e a destinação do lixo residencial regional é letra morta. A partir da expedição da ordem de serviço, ele tinha 90 dias de prazo – já esgotado – para iniciar as suas atividades.
Silêncio
Fonte do consórcio atribui o atraso às peculiaridades não detalhadas de alguns dos municípios participantes, enquanto o Convale, o contratante, tem optado pelo silêncio.
Sem data
E sem data está também a conclusão da migração de dados municipais para empresa de informática de Uberlândia, substituta da Codiub na ainda deficiente prestação de serviço, mas contratada por ela. Muitos procedimentos estão prejudicados por essa morosidade, que tanto atrapalhou o calendário do IPTU.
Queixas
Um escritório de consultoria em Uberaba está na iminência de fechar as portas diante da lentidão no processo de regularização de empresas sob a sua responsabilidade. Segundo o profissional, o que ele não conseguiu pelas vias legais, alguém teria conseguido com “jeitinho” (sinônimo de tráfico de influência).
Justificando
Vereador Luizinho Kanecão justifica sua presença no 2º Feirão do Emprego, realizado no fim de semana. “Uma sugestão minha abraçada pela prefeita, e que tem apresentado bons frutos” – afirma, considerando legítima a insatisfação de quem não conseguiu a vaga de emprego.
Dívida Zero
Luizinho sugere também a realização de um modelo municipal de mutirão de renegociação de dívida via Procon, para que as pessoas possam deixar a lista de inadimplentes junto ao comércio.
Correção
E vem do secretário Rui Ramos a correção quanto ao percentual de interessados que saíram empregados do 1º Feirão do Emprego. Segundo ele, de 1 mil candidatos, 300 conseguiram a esperada colocação, o que representa 30% dos inscritos à época.
Custo zero
Toda a modernização do sistema de iluminação pública em Uberaba, incluindo a introdução da melhoria na BR-050, representa custo zero para o município, graças à PPP. Para diminuir ainda mais os gastos com energia elétrica falta a instalação das usinas fotovoltaicas, também fruto de PPP.
Mais luz
E a partir desta 4ª feira a praça do Zé do Tiro estará com mais luz. Três postes instalados com quatro pétalas em iluminação de LED. E o meio da praça também terá a iluminação melhorada – revela o secretário coronel Passos, igualmente entusiasmado com o ritmo das obras de reforma da UPA do Mirante.
O alvo
Marcos Jammal está transformado no principal alvo de peças jocosas dirigidas contra vereadores. Ele atribui o fato aos seus posicionamentos críticos dirigidos ao governo. Mas, também não se importa.
Doenças
Nos primeiros quatro meses de 2023, as neoplasias (tumores) foram a principal causa de internações em Uberaba pelo SUS (589), seguidas por doenças do aparelho circulatório (574) e respiratório (573). As doenças do aparelho circulatório mataram mais (144) que as neoplasias (119).
Menos perdas
Nos primeiros cinco meses deste ano a CODAU já identificou vazamentos de água que representam 48,62% de registrados em 2023. No total dos 17 meses são 6 mil 608 casos corrigidos pelas equipes da autarquia. A perda de água pelo sistema caiu de 51% para 47%, no mesmo período, segundo a AsCom.
A proposta
Como o prédio da SMS em que foi instalada a chamada UPA provisória não atende às exigências do Ministério da Saúde para funcionar como Unidade de Pronto Atendimento, a Funepu apresentou à secretaria, em dezembro, projeto de plano de trabalho para um Atendimento Médico Ambulatorial no local.
Compensação
Seria, na proposta da fundação, uma forma de minimizar as consequências da interdição da UPA Mirante, ocorrida no mês anterior. O AMA também funcionaria por 24h e os casos que exigissem internação teriam a regulação solicitada via UPA São Benedito.
O valor
Pelos serviços, a própria FUNEPU sugeria R$ 1 milhão 260 mil 779, mas continua recebendo R$ 1,7 milhão, valor pactuado em relação à UPA Mirante.
Negativo
Hospital da Unimed nega veracidade às denúncias de disputas internas entre médicos por salas de cirurgia e reduzido número de enfermeiros para cuidar dos operados em recuperação. Esclareceu a administração à coluna que o hospital conta com ocupação em torno de 50% da capacidade do Centro Cirúrgico, que dispõe de oito salas.
Enfermagem
Disse também possuir o hospital mais de duzentos profissionais de enfermagem que se revezam no atendimento aos pacientes. E em todos os setores em que são necessários os seus serviços. Quanto a superlotação e demora no atendimento, o Hospital da Unimed explica praticar o Protocolo de Manchester no PAs Adulto e Infantil. O tempo de espera varia de acordo com as condições de saúde do paciente que aguarda o atendimento.
Presidência
Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Luizinho Kanecão presidiu a audiência pública de prestação de contas da SMS. Mas, coube à vereadora Rochelle questionar a secretaria sobre os resultados da assistência primária. Que não são bons.