Ignorando
Há alguns anos a PM tentou uma ação organizada da sociedade contra as drogas e não conseguiu adesão – conta o comandante Waldimir Soares.
Desinteresse
Oficial vê a sociedade desinteressada em participar efetivamente de ações preventivas contra a criminalidade.
Ainda acusado
O simples deslocamento de processo da esfera estadual para a federal, no caso a ação contra Narcio Rodrigues, não tira dos investigados a condição de acusados.
Quem diz
A afirmação é de dois diferentes especialistas da área criminal: um promotor de Justiça e um advogado.
Interpretação
A divulgação de que o ex-deputado e empresários deixaram de ser réus no processo da “Cidade das Águas” (Frutal) foi da imprensa de BH. “Equivocada” – diz o membro do MP.
Prevalecem
Segundo ele, nada mudou no processo à exceção da esfera em que terá prosseguimento.
O que muda
O que muda de fato, explicou o promotor, é que a partir de agora prevalecerá o posicionamento de procurador da República, aceito ou não pela Justiça Federal.
Com acordo
Autor de crime cometido sem violência ou grave ameaça e sujeito a pena mínima inferior a quatro anos poderá fazer um acordo com promotor ou procurador.
Regras novas
É o que dispõe alteração introduzida nesta terça-feira na resolução 181, de agosto, aprovada pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Restrição
O prejuízo causado pelo investigado também não poderá ser superior a R$20 mil e o acordo poderá incluir o ressarcimento à vítima.
Homologação
O acordo precisará passar pelo crivo do Judiciário.
Nas ruas
Entre outubro e os primeiros dias de dezembro, seis criminosos considerados perigosos pela polícia foram colocados em liberdade.
Histórico
Todos eles com histórico criminal constituído de crimes identificados e pelo menos três responsáveis por roubos, extorsões e tráfico de drogas.
Prende e solta
Um deles, autor de treze delitos identificados e condenado a seis anos de prisão, foi preso em janeiro e colocado em liberdade no mês passado.
Quadrilha
A situação é a mesma em relação a outros dois integrantes da mesma quadrilha.
Negativa
Entre os vários pedidos de decretação de prisão formalizados pela PC e negados está o do suspeito de roubo de carros-fortes.
Tiroteio
E, segundo a polícia, o suspeito também participou da troca de tiros com policiais em novembro, em Conceição das Alagoas e Miguelópolis.
Na lista
Mandado de prisão foi negado também para autor de oito crimes e reconhecido em imagens de câmera de segurança.
Fartura
Este ano, mais de dois mil e trezentos veículos foram roubados ou furtados em Uberaba.
Placas
Aprovado em 1º turno na Assembleia projeto de Tony Carlos criando nova forma para o credenciamento de fábricas de placas para veículos automotores.
Nada a ver
A lei atual fala em um credenciado para cada 30 mil eleitores (sic) e isso está sendo alterado para cada grupo de 60 mil veículos.
Preço
Na votação em segundo turno será acrescentado que caberá ao Detran fixar o preço mínimo e o máximo por placa a ser pago pelo proprietário de veículo.
Sede regional
Uberaba terá sede regional do PHS, liberado pelo vereador Franco Cartafina.
Posse
Para a inauguração e posse de novas comissões provisórias na região, o presidente estadual do PHS, deputado federal Marcelo Aro, virá à cidade nesta 5ª-feira.
Contramão
A criação de comissões provisórias vai na contramão do que quer a Justiça Eleitoral: diretórios eleitos pelos filiados.
Mais edis
Câmara Municipal bate o martelo hoje no aumento do número de vereadores para 21, a partir da eleição de 2020.
De fora
A deliberação é exclusivamente dos vereadores, fugindo à competência do Executivo, por se tratar de alteração na Lei Orgânica.
De volta
Com apenas uma turma iniciada desde a sua criação em 2014, o curso de licenciatura em Educação no Campo voltará a ser oferecido pela UFTM em 2018.
Público-alvo
Sua coordenadora, a professora Daniele Cristina diz que trabalhadores da zona rural ou com vínculo nela e professores do setor formam o público-alvo.
Apoiadores
A volta do curso, aprovada pelo Conselho Superior da UFTM, teve entre os apoiadores declarados dom Paulo Peixoto, diretor da OAB Adriano Espíndola e Conlutas.