FALANDO SÉRIO

SRS diz que Uberaba corre risco de recuar para "Onda Amarela"

Wellington Cardoso
Publicado em 15/01/2021 às 21:32Atualizado em 18/12/2022 às 11:49
Compartilhar

Atestado

É tamanha a gravidade do avanço da Covid-19 que UFTM e Superintendência de Saúde, antes silenciosas, divulgaram dados sobre o quadro em Uberaba.

Exclusividade

Até o final do ano passado, isso era feito exclusividade da Secretaria Municipal de Saúde, que concentra os dados dos hospitais, clínicas, UPAs e locais de testagem.

Explicação

SRS tem explicação para o novo comportamento. Diz o superintendente professor Maurício Ferreira que o alerta é dos técnicos e visa não apenas Uberaba, mas a região.

Riscos

“O objetivo é alertar toda a macrorregião para os riscos prenunciados” – afirma.

No limite

Na sua avaliação, Uberaba está no limite para cair para a Onda Amarela do “Minas Consciente”, mais restritiva que a Verde, em que está.

Na torcida

Ele fica na expectativa de que o aumento de casos seja o reflexo apenas das festas de fim de ano e haja diminuição em breve.

Onde pegar

Com a UAI do Estado ainda interditada, o Detran decidiu recolher à Delegacia de Trânsito, para entrega, as CNHs novas de uberabenses que lá estavam.

Até quando?

E será que ninguém da “gestão eficiente” vai dizer quando a UAI voltará a funcionar e deixar de prejudicar os simples mortais?

Vergonha

Uma vergonha o fato de prédios do Estado em Uberaba não terem o AVCB exigido às empresas e alguns estarem com extintores de incêndio vencidos.

Não é daqui

Crítica de policial que está com arma apreendida desde 2018, quando baleou homem que tentava esfaquear mulher, não é dirigida ao MP e ao Judiciário em Uberaba.

É mineiro

Caso ocorreu em outra cidade mineira, onde o agente era lotado e salvou a vida da mulher.

Baderneiros

Moradora de edifício se queixa de “baderneiros” que se reúnem à noite e fazem algazarra no cruzamento da Major Eustáquio com Leopoldino.

Socorro!

Segundo ela, o grupo faz muito barulho e aborda veículos pedindo esmolas. E apela por atenção dos órgãos de segurança para a situação, em especial no fim de semana.

Chuvas

Índice pluviométrico de janeiro em Uberaba chegou aos 244mm (244 litros por metro quadrado) na última quarta-feira.

Climão

Com o coronavírus em alta, parece não haver clima para a retomada das aulas em fevereiro, anunciada pela secretária de Educação. Pais têm dito “não” na rede social.

Merenda

Sem o retorno, outro desafio para a Secretaria será a alimentação das crianças que dependem da merenda escolar. Ano passado, houve distribuição de cestas.

Integração

Uma central única para Resgate do CB e Samu é proposta a Elisa pelo vereador Tulio Micheli.

Cidade Vigiada

Pensamento lógico, e no contexto da integração pretendida pelo Cidade Vigiada figuravam também a PM, Procon, Postura e Defesa Civil para um trabalho em rede.

Bafão

Pegou mal para o Hospital São Domingos o desabafo feito nessa sexta-feira pelo advogado Públio Emílio Rocha.

Descaso

“Não fui atendido nem para triagem”, depois de ficar por 3 horas na fila, quarta-feira, com febre e falta de ar – sintomas da Covid-19 –, denunciou.

Sobrecarga

O aumento vertiginoso de casos está sobrecarregando o PS do São Domingos, o que torna o atendimento mais lento, explicou a assessoria da Unimed.

Reforço

Disse que o caso denunciado está sendo investigado, mas já antecipou que haverá reforço no quadro de médicos do Pronto Socorro.

Salto

O aumento de pacientes é preocupante, frisou. Saltou de 40 para 180 ao dia.

Projeção

Observatório Covid-19, da UFTM, estima que, no dia 18 de janeiro, Uberaba chegará aos 11 mil 931 casos oficialmente notificados.

A galope

Em 188 dias iniciais da pandemia, Uberaba somou cinco mil casos. Em outros 104 dias seguintes, chegou aos mesmos cinco mil. O vírus está circulando a galope. É a segunda onda.

Não batem

Há números divergentes de novos casos diários de Covid-19 entre os dados anunciados por técnicos da SRS e os contidos em boletim epidemiológico da Prefeitura.

Exemplos

De acordo com alerta da SRS, Uberaba teve seis notificações no dia 5 e outras 65 no dia 6. O boletim de 6 de janeiro fala em 138 casos em 24h e 231 em 48 horas.

Óbitos

E pelo Brasil afora, muitos pacientes da Covid-19 têm morrido por falta de tratamento adequado (precoce) no início da doença. Não há alinhamento de protocolos.

Ideológico

E há também conflito ideológico influenciando procedimentos.

Paga o pato

E nesse clima de desentendimentos, alguns puramente técnicos, é verdade, sofrem os pacientes, sujeitos, sem tratamento adequado, ao agravamento da doença.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por