FALANDO SÉRIO

Surgem mais médicos suspeitos de fraudes contra a Cisvalegran

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 28/05/2022 às 18:01Atualizado em 18/12/2022 às 19:51
Compartilhar

Felipe Colombari chefia a PC no Triângulo Sul.

Surgiram os nomes de mais dois médicos nas investigações que a Polícia Civil vem fazendo de fraude aplicada contra a Cisvalegran detectada em auditoria interna feita pelo Hospital “Mário Palmério”, uma das vítimas. Fraude envolve procedimentos de saúde.

Indícios

Os indícios da participação deles foram observados na análise de documentos apreendidos em cumprimento de ordem judicial.

Investigado

Com isso, esses dois médicos, também de Uberaba, passaram a ser investigados por possível recebimento indevido de recursos do Consórcio Intermunicipal de Saúde – segundo o chefe do 5º Departamento, delegado Felipe Colombari.

Por enquanto...

Nenhum outro nome ligado ao “Mário Palmério” surgiu após a operação realizada com a participação do promotor José Carlos Fernandes. Os dois até agora investigados já eram suspeitos antes mesmo da deflagração da operação.

Novo presidente

Mantendo-se na coordenação dos trabalhos, o delegado Colombari passou a presidência do inquérito para o delegado Eduardo Costa, que conta com os investigadores Ismar Marão, Marcelo, Bianca e Adriano.

Estruturada

Esses policiais se encarregarão também de outras investigações sobre corrupção em todos os municípios do Triângulo Sul. O chefe do 5º DPC estruturou a Unidade Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.

Equipada

Unidade possui equipamentos de ponta e softwares de última geração, usados também pela Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Para isso, Colombari contou com recursos de R$ 700 mil provenientes da TAC do MP em Frutal.

Denúncia aceita

Juiz da 1ª Vara Criminal aceitou a denúncia feita pelo promotor José Carlos Fernandes contra investigados na Operação Monturo. Marcos Botega determinou a citação de todos eles (inclusive os do Estado de São Paulo) para que apresentem defesa prévia.

Audiência

Somente depois de examinar o que cada um dos denunciados dirá em sua própria defesa, o magistrado, em prosseguindo o processo, programará data para a realização da audiência de instrução.

Vacina atrasada

Uberaba e a maioria dos municípios da região ainda sequer se aproximaram das metas de vacinação contra o sarampo. Isso deve levar à prorrogação do prazo que se encerrará no começo de junho.

Índice baixo

De acordo com dados da Superintendência Regional de Saúde, diante da meta de 95%, Uberaba conta com apenas 29,56% das crianças vacinadas contra o sarampo. Em relação à influenza, a vacinação também está atrasada: no geral, 49,03% do público alvo.

Imbróglio

Aos poucos vão surgindo os detalhes dos imbróglios registrados na renovação do Conselho Municipal de Saúde. Em uma declaração devidamente assinada, presidente em exercício da Associação de Moradores do Cartafina nega que tivessem indicado antiga conselheira.

Repúdio

Simultaneamente, o presidente da Associação de Moradores do Leblon soltou nota de repúdio ao conselho de mandato encerrado. Jair Pereira da Silva o considerou omisso por não participar das discussões da LDO e ignorar a falta de médicos em UBS e de medicamentos.

Ansiedade

Ativista do SUS Jurandir Ferreira mal consegue esconder a ansiedade com que aguarda manifestação do procurador da República Felipe Augusto na representação que fez para que a SMS cumpra compromissos constantes em TAC, de dar mais transparência aos dados sobre a Covid-19 em Uberaba.

Vinho

Chegando a Uberaba exemplares do livro “Conversando sobre vinhos”, de autoria do advogado Francisco Maia Neto, de Belo Horizonte e com amigos na cidade, entre os quais o também advogado Públio Emílio Rocha. Com experiências acumuladas em inúmeras viagens ao exterior, Maia Neto aborda curiosidades históricas sobre o vinho, variedades de uvas viníferas e desgustação, dentre outros temas destinados em especial aos iniciantes.

Posse

Com a experiência de quem já ocupou o cargo, aliada aos seus conhecimentos jurídicos, indispensáveis na pasta, a advogada Eclair Gonçalves deverá ser empossada na Secretaria de Administração na próxima 4ª feira.

Base

Com a escolha, Elisa consolida a atração de três vereadores para a sua base de sustentação na Câmara: Almir Silva e Baltazar da Farmácia, eleitos pelo DEM, e Lu Fachinelli, do PFL. Todos eles agora estão juntos no União Brasil, o partido de Eclair Gonçalves.

Restritiva

Exigência à empresa que quiser ser contratada para revisar o Plano Diretor, de ter em seus quadros engenheiro especialista em infraestrutura e que também seja engenheiro ambiental, poderá inibir algumas interessadas.

De acordo

Contratação é considerada indispensável por técnicos do ramo ouvidos pela coluna. Houve assessoria semelhante em outras épocas.

Tanto que...

Tamanha é a complexidade que a última proposta de revisão do Plano Diretor chegou à Câmara em 2018, houve audiência pública em 2019, mas o PL não foi levado a plenário. Documento retornou à Seplan, onde permanece.

Desgaste

E a contratação de uma empresa serve também para tirar do Executivo a pressão que sempre surge durante as discussões que ocorrerão durante a produção das propostas. O que também é histórico. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por