Casa e lazer
As contaminações de comerciários por Covid-19 têm ocorrido em casa e no lazer, não nas lojas, identifica o serviço de Telemedicina lançado pela CDL.
Pesquisa
Desde março, em trabalho pioneiro, a CDL tem atendido trabalhadores com síndrome gripal, verificando que a maioria se contaminou fora do ambiente profissional.
Férias
Está identificado que são normalmente trabalhadores retornando de férias, de viagens ou estiveram em alguma festa, ainda que familiar, ou em cultos religiosos.
Testagem
Pouquíssimos empresários, no comércio e nas indústrias, estão praticando a testagem preventiva dos seus funcionários sugerida pela Prefeitura.
No máximo
Até agora não mais que vinte a trinta empresas, das milhares existentes em Uberaba, fizeram a testagem.
Na pressão
Mas, em razão da existência comprovada de Covid entre os funcionários, e o consequente temor de surto, e não por prevenção pura e simples.
Comprometida
Isso compromete a aferição do nível de positividade que nortearia eventual nova decisão sobre medidas restritivas.
Só de boca
Mesmo tratada como “incentivo” dado ao empresariado no decreto 588, conforme nota da SeCom em 13 de maio, a testagem por eles não constou do texto legal.
Chame a polícia
Diante da presença de funcionários da CEMIG para o corte de energia, a direção do praça Shopping chamou a PM, que nada pode fazer, além do registro em REDS.
Racismo
Delegado Armando Papacideiro está incumbido de apurar crimes de racismo em Uberaba por recomendação do chefe da PC.
Pleito
Delegado Felipe Columbari tomou a decisão diante do pedido da vereadora Luciene Fachinelli de criação de delegacia especializada, impossível por falta de pessoal.
O caso
O episódio de maior repercussão dos últimos meses foi o das ofensas feitas a balconista de farmácia por uma cliente.
No MP
O boletim epidemiológico desta 6ª feira não trouxe os dados obrigatórios previstos em lei e isso levará o vereador Túlio Micheli ao MP na 2ª feira.
Obrigações
De autoria do edil, o Executivo se recusou a sancionar a lei 13.434, que impõe a divulgação dos números de casos de síndrome gripal e de testes realizados diariamente.
Escalas
Também o descumprimento da obrigação de o município divulgar antecipadamente as escalas de plantão em suas unidades de saúde está nas cobranças de Túlio Micheli.
Promulgada
Trata-se de outra lei de autoria de Micheli não sancionada pelo Executivo, mas promulgada pelo presidente do Legislativo, Marão.
Cansou
E nem é cobrança mais. O último contato do vereador com a Prefeitura foi na forma de ultimatum.
Em liberdade
Tio, companheira e enteada acusados de tortura contra três crianças (de 9, 7 e 3 anos) sob a guarda do primeiro tiveram sua prisão relaxada nesta 6ª feira.
Provisória
Defendidos pelos criminalistas Jonadabe Almeida e Rafael Cavalcanti eles responderão ao inquérito em liberdade provisória.
Tortura
Dados preliminares já coletados pelas Polícias Civil e Militar sinalizam fortes indícios de tortura contra as crianças, uma delas, de 9 anos, com marcas no corpo.
Guarda
O tio tem a guarda das crianças, abandonadas pela mãe, e as levou para a casa em que reside com a companheira e a enteada. E os desentendimentos seriam frequentes.
Denúncia
Crianças foram retiradas da casa pelo Conselho Tutelar, que primeiro recebeu denúncia sobre as agressões, e recorreu à PM, resultando na prisão do trio no dia 19.
Curioso
Na retirada, chamou a atenção de conselheira tutelar o fato de a companheira do tio se despedir apenas do menino de 3 anos.
Evasão
Secretaria de Educação ainda está apurando a evasão escolar deste ano, mas tratou do tema em reunião nesta 6ª feira.
Escuridão
A diretora da EM Santa Maria, Valéria Salgado, já antecipou ter identificado 16 alunos “perdidos na escuridão” (ou seja, ausentes das atividades escolares).
Editoria
Os decretos sobre Covid-19 não mais são produzidos pela Secretaria de Governo, mas sim pela Procuradoria Geral.
Contágio
Voltou a subir o número de uberabenses contaminados com Covid-19: foram 8,9 novos pacientes a cada 60 minutos nas últimas 24h. No dia anterior, 8,6.
E agora?
TJ quer de volta o dinheiro dos depósitos judiciais que permitiu serem usados em 2015 pelo Governo Pimentel.
Ilegal
Ano passado, o STF considerou inconstitucional a lei com que a Assembléia aprovou o uso do dinheiro. E os doutores da lei em Minas não viram isso na época?