FALANDO SÉRIO

Temendo calote, supermercado vai à Justiça para bloquear dinheiro da BK

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 04/09/2025 às 21:37Atualizado em 05/09/2025 às 21:23
Compartilhar

Grupo de supermercadistas protocolou ação na Justiça, em Uberaba, pedindo concessão de liminar para que sejam bloqueados os recursos eventualmente devidos pela Prefeitura ao BK Bank, gestora do vale-alimentação dos servidores municipais. Serviço do qual a empresa desistiu e no qual já foi substituída. 

Escândalo
A empresa de Ribeirão Preto está abalada pelo “escândalo da Faria Lima”, em São Paulo, e encerrou os seus serviços prestados à Prefeitura sem pagar os comerciantes que aceitavam o seu cartão magnético de créditos do auxílio desfrutado pelos servidores municipais.

Cautela
Com a ação formalizada, comerciantes agem de forma preventiva já que não receberam qualquer comunicado sobre o seu pagamento.

Coincidência
A nova contratada para fornecer o cartão magnético do vale-alimentação dos servidores, a partir de licitação realizada, a Verocheque Refeições, também é de Ribeirão Preto.

Silêncio
Advogado de uma das oito pessoas listadas para a fase de depoimentos e interrogatório das investigações da Operação Caça-Fantasmas pediu ao delegado Eduardo Garcia a dispensa do seu cliente. Como justificativa, disse que o notificado ficará em silêncio, o que significa a intenção de não responder às perguntas que lhe forem feitas. 

Dispensa negada
O delegado indeferiu o pedido do advogado e manteve a audiência. A fase de inquirição do inquérito instaurado e presidido pelo policial começará na próxima segunda-feira e se estenderá até a sexta-feira.

Conversão
Juiz de Garantias na 2ª Vara Criminal, Stéfano Raymundo converteu em preventiva a prisão em flagrante do vigilante Gustavo Machado da Silva, suspeito do assassinato do colega Emerson. Os dois estavam de serviço na Fazenda Agronelli e, na versão inicial de Gustavo, ambos haviam sido rendidos por uma dupla desconhecida, e Emerson morto por um deles. 

Sigilo quebrado
O juiz Stéfano, que é titular da 3ª Vara Criminal, também autorizou a quebra do sigilo telefônico dos celulares apreendidos no local do crime. O investigado passou também por exame sobre eventual presença de pólvora em suas mãos.

Inspeção
Cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos foram inspecionadas na tarde desta 5ª feira pelo promotor José Carlos Fernandes com a participação de integrantes da equipe de apoio da Promotoria de Justiça da Saúde. Um procedimento de rotina, mas sem aviso-prévio.

Como foi?
O relatório final das inspeções ainda não é conhecido, mas, sejam quais forem os resultados, eles serão comunicados ao Conselho Nacional do Ministério Público. Há indícios de que em pelo menos uma instituição teria sido encontrada anormalidade, Mas também sem vazamento do nível de gravidade.

Vamos acordar!
Comunidade terapêutica também foi visitada de surpresa, mas noi período da manhã desta 5ª feira pelo promotor ZCF, técnicos da SMS, Vigilância Sanitária e SEDS. 

Visita cedo
Empresário de 45 anos foi acordado pela Polícia Civil nesta 5ª feira. E deu de cara com a exibição de mandado de busca e apreensão, devidamente cumprido sem resistência. Delegado Eduardo Garcia e equipe apreenderam celular e notebook.

Investigado
Sob suspeita de tráfico de influência (na Prefeitura) e estelionato, o empresário é investigado em inquérito instaurado a partir de denúncias. Com trânsito em alguns setores do Centro Administrativo, o suspeito estaria se passando por assessor do Executivo junto ao segmento de bares e restaurantes.

Recebeu, mas...
De outros empresários ele teria recebido “gratificações” para resolver problemas enfrentados para o regular funcionamento de estabelecimento, o que não teria conseguido nos casos que chegaram à PC.

Júnia Cecílio se diz orgulhosa do reconhecimento vindo do Tribunal de Contas (Foto/Reprodução)

Júnia Cecílio se diz orgulhosa do reconhecimento vindo do Tribunal de Contas (Foto/Reprodução)

Boas práticas
Controladoria Geral de Uberaba foi a vencedora do Concurso de Boas Práticas da Controladoria Interna do Tribunal de Contas de Minas Gerais com o Fundo Municipal de Prevenção e Combate à Corrupção. Uberaba competiu entre as cidades com mais de 75 mil habitantes.

Transparência
Na comunicação feita pelo TCE à controladora geral Júnia Cecílio, é dito que “esse reconhecimento é fruto do empenho, da dedicação e da excelência de seu órgão de controle na promoção de uma gestão pública mais transparente e eficiente. Premiação será no dia 12 deste mês.

Transferência
Juiza federal Cláudia Salge vai deixar Uberaba. O documento sobre a sua movimentação e a da juíza substituta Fátima Aurora ainda não foi disponibilizado para o público externo.

Feirão de casas
Vereador Marcos Jammal se colocou à disposição da Cohagra para a realização de feirão de imóveis em Uberaba com a participação de construtoras. Ele acredita que cerca de 600 casas e apartamentos poderiam ser oferecidos em condições vantajosas para o comprador.

Fantasmas
A exemplo do que o vereador Diego Rodrigues fez em vídeo, Jammal, em entrevista à 1ª edição do JM News, disse não ter assessor “fantasma”. Diego chegou a simular uma situação de “caça-fantasma” para em seguida apresentar os seus colaboradores. Um por um eles foram “apresentados”.

Convite
Rochelle teve convite para trocar o PDT pelo PSD em Uberaba. Ela mesma admite isso, explicando ter conversado com várias outras lideranças políticas. Mas inexiste decisão tomada. A vereadora vê com naturalidade o interesse de outras siglas no “seu passe”, pois teve 20 mil 340 votos em 2022.

Representação
E vê com muita responsabilidade eventuais tratativas voltadas para as eleições do ano que vem. Ela está no bloco dos uberabenses que consideram importantíssimo para a cidade eleger deputados em 2026. Os quase três anos sem representação foram danosos para o município.

Retratação
Sotero Morais do Amaral, morador de Delta, recorre à coluna para se retratar das ofensas, inclusive com palavras de baixo calão, que dirigiu ao vereador Denis Cristiano dos Passos, em grupo de Whatsapp no dia 5 de agosto de 2024. Além dele, o ofendido acionou outras duas pessoas. O acordo de retratação foi feito e homologado pela juíza Cintia Fonseca.

Marcha lenta
Enquanto o credenciamento de instituição de previdência privada pela Prefeitura não acontece, médicos concursados de 2024 continuam sem saber quando serão convocados para a Secretaria de Saúde. Os salários desses profissionais ultrapassa o teto para a aposentadoria no município.

O teto
O teto de proventos para o servidor municipal foi aprovado em 2022, acompanhando o limite fixado pelo INSS (atualmente de R$ 8,1 mil para aposentadorias e pensões). Quem ganha mais do que isso poderá recorrer à previdência privada para assegurar o eventual complemento de remuneração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por