FALANDO SÉRIO

Título de Cidadania: 52 homenageados ignoraram a honraria

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 25/09/2025 às 21:12Atualizado em 26/09/2025 às 22:01
Compartilhar

Nada menos que cinquenta e dois títulos de cidadania concedidos pela Câmara de Vereadores de Uberaba, entre 2007 e 2024, não foram recebidos pelos agraciados. As honrarias mais antigas têm as maiores listas de ausentes, a começar por 2007, quando houve sete diplomas não procurados por homenageados.

Cancelamento
Entre os anos 80 e 90, dezenas de títulos de cidadania foram cancelados pelo Legislativo, levado em consideração o desinteresse dos agraciados. Entre os homenageados havia homens da comunicação paulista, agraciados simplesmente porque em algum momento citaram Uberaba em seus programas.

Políticos
Curiosamente, os políticos não são maioria na lista dos diplomas concedidos e não recebidos a partir de 2007. Mas existem dois muito conhecidos: o petista Adelmo Carneiro Leão e o ex-deputado, ex-vice-governador e ex-governador Alberto Pinto Coelho, morto em 2013 por um câncer.

PDV na Codau
O que seria a minuta de projeto de lei voltado para processo de demissão voluntária na Codau teria sido descoberta por alguns servidores nesta 5ª feira. Medida teria como alvos principais os trabalhadores mais antigos.

Capital misto
Existindo ou não o documento, os rumores provocaram especulações internas sobre a intenção de se abrir o capital da Codau, que passaria a ser uma empresa de economia mista.

Não e não 
FALANDO SÉRIO, edição impressa, fez consultas ao presidente Rui Ramos e ao secretário de Comunicação sobre estes dois temas (PDV e abertura de capital). Marcos Ferreira respondeu primeiro. E, segundo ele, não há discussão no momento sobre PDV e nem intenção de abertura de capital na Codau.

Antecipação
Por sua assessora Karla Borges, o presidente da autarquia respondeu pouco depois. E, de acordo com Rui Ramos, não existe qualquer tratativa sobre demissão voluntária de iniciativa da Codau. O houve, acrescentou, é que alguns servidores solicitaram estudo para que pudessem antecipar sua aposentadoria sem perdas de benefícios como plano de saúde e tíquete-alimentação.

Será feito
E esse estudo está no seu início, sem nenhuma informação mais concreta – asssegurou o presidente. Rui também negou a intenção de abrir o capital da Codau.

Prisão em casa
A agente de turismo condenada a pouco mais de 10 anos de prisão não pode recorrer em liberdade, mas pode ser beneficiada por decisão do Supremo Tribunal Federal e cumprir pena em sua própria residência, como admitiu o titular da 3ª Vara Criminal em sua sentença desta semana.

Falta de vaga
Como o início de cumprimento de pena por Daiana Tirone de Oliveira é no regime semiaberto, ela poderá se beneficiar da falta de vaga na penitenciária. A súmula vinculante 56, do STF, proíbe que o condenado cumpra a condenação em regime mais gravoso.

Indenização
Juiz autor da sentença diz ter deixado de fixar indenização às vítimas, sugerida pelo Ministério Público, em razão da análise de cada um dos 73 prejudicados em eventual ação civel. Os prejuízos das vítimas não foram iguais.

A missão
Associação dos Aposentados da PMU, agora sob a presidência de Fernanda Roqueti, “pagou” missão para a vereadora Lu Fachinelli: conseguir junto ao Executivo a criação de algum benefício financeiro para os inativos. Vários servidores, mesmo com tempo de serviço suficiente, evitam a aposentadoria para não perder o tíquete alimentação.

O super
Lúcio Antônio Vaz, de profundas raízes em “JK”, acumula agora três cargos no Nacional: presidente, técnico e preparador físico. Há décadas Lúcio honra a camisa alvinegra como poucos.

Garupa
USC terá a sua sede administrativa no mesmo prédio da Rádio Maravilha, investimento do ex-deputado Eduardo Cunha. Na fachada estará o escudo do colorado, assegura o presidente Rodrigão, segundo o qual as reuniões estratégicas de diretoria serão realizadas naquele local.

Processo
Publicação de instauração de PAD contra servidor suspeito de descumprir horário provoca tititi na Codau. Não em defesa do investigado, mas pelo fato de a apuração não incluir quem estaria de posse da sua senha para acessar o seu cartão de ponto.

No lixo
Cohagra estaria descartando como lixo comum documentos com informações e dados de mutuários ou interessados em ser. E a papelada estaria sendo apenas rasgada. Dados em tese protegidos pela LGPD.

Denunciada
Há dez dias Marcos Jammal endereçou ao delegado Eduardo Garcia documento que ele mesmo assina fazendo grave denúncia envolvendo a Cohagra. Ao chefe da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, Jammal pede a instauração de inquérito para a apuração do que é relatado no ofício.

Prejudicial
Expõe o vereador do PSDB que não se trata apenas de um problema administrativo as irregularidades que relata, mas de procedimento criminal e que prejudica a política habitacional voltara para a população mais necessitada.

Táxis
Aprovado pela CCJ da Câmara projeto de lei permitindo ao taxista e aos herdeiros a transferência da autorização do poder público para o exercício da atividade. O STF havia considerado o procedimento irregular, mas por falta de regras claras, e manteve as transferências efetivadas até abril deste ano.

Regulamentação
O PL vai para o Senado, onde também deverá ser aprovado. Depois disso e da sanção pelo presidente da República, caberá às Prefeituras a regulamentação de transferência. Ao interessado na placa haverá as mesmas exigências feitas ao titular.

Pagaram caro
Maioria dos taxistas uberabenses pagou R$ 150 mil pela placa, em leilão feito na administração Anderson. Anos depois, eles passaram a ter a concorrência do transporte por aplicativo que, em Uberaba, roda sem qualquer exigência legal. Muitos taxistas desistiram da profissão e estão com as placas inativas.

Livro
“Cerimonial Inclusivo” (Protocolo de Boas Práticas) é o nome do livro lançado pela uberabense Regiana  Esquiante de Figueiredo. Vale a pena ser lido e seguido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por