FALANDO SÉRIO

TJ mantém a condenação de cardiologista por estupro

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 07/08/2023 às 21:37Atualizado em 08/08/2023 às 21:50
Compartilhar

Cardiologista uberabense condenado em 1ª instância a 7 anos de prisão sob acusação de estuprar paciente em seu próprio consultório, em outubro de 2020, teve a sentença alterada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais para 10 anos. Está também declarada a perda da sua função pública como concursado do município.

Prisão
O médico, pertencente aos quadros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas que também mantinha consultório particular, palco da ocorrência, chegou a ficar por quase quatro meses na penitenciária. Ao ser liberado voltou a atender em UBS, gerando alguns protestos nas redes sociais.

Companhia 
Foi determinado pela Justiça que ele não poderia atender a paciente do sexo feminino sem que outra pessoa (de preferência parente de quem seria examinada) estivesse presente.

Feminicídio
Exatamente um ano após matar a companheira a golpes de faca, inconformado com a separação pretendida por ela, homem de 34 anos foi condenado nesta 2ª feira em sessão do Tribunal do Júri da 2ª Vara Criminal. Após o crime, ocorrido em 7 de agosto de 2022, na Vila Militar, o agora condenado fugiu para Uberlândia, onde foi preso.

Dormindo
Ao deixar a residência após matar a companheira, o homem pediu a vizinhos que não incomodassem a mulher, pois ela estava dormindo. Na fuga, ele levou o carro da companheira e um celular do filho dela. O cadáver só foi descoberto por irmão da vítima que a procurou em casa.

Sentença
Nesta 2ª feira, em rápida sessão do Tribunal do Júri foi declarada a culpa do réu e o juiz Fabiano Veronez, responsável por todos os processos de crimes contra a mulher, decretou a sua condenação a 21 anos de prisão. E que, como já está recolhido à penitenciária, inicia o cumprimento da pena nessa condição.

Processos
Ainda nesta 2ª feira, o juiz Veronez abriu a Semana de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher externando suas preocupações com os números desse tipo de ocorrência. Segundo ele, em Uberaba são abertos cerca de cinquenta processos a cada semana.

Monitorados
As redes sociais de alguns estudantes das escolas públicas são monitoradas há pelo menos três meses, em ação de prevenção a atos terroristas em Uberaba. O tema é tratado com muita reserva para não expor publicamente os monitorados, todos eles menores de idade, e, por isso, protegidos pelo ECA.

Inteligência
Monitoramento foi considerado necessário a partir do surgimento de algumas ameaças – fakes – de ataques em escolas uberabenses, atos concretizados em estabelecimentos de outras regiões do País naquele momento. 

Sob controle
Apesar do comportamento desses estudantes nas redes, não há registros recentes de comentários ou postagens que possam ser vistos como ameaça para a comunidade escolar. O monitoramento feito pode passar de preventivo a repressivo em questão de minutos.

Rondas
Mesmo não tendo efetivo ideal para o serviço, a Guarda Civil tem feito rondas diárias em escolas públicas. E o município tem feito reuniões periódicas para discutir a segurança da comunidade escolar, inclusive com a participação do juiz Marcelo Geraldo Lemos. 

Inabilidade
A falta de habilidade do Executivo para promover o remanejamento de ocupante de cargo de confiança retardou a formalização da troca. 

Gasoduto...
Como não é de jogar conversa fora, Anderson Adauto deve ter novidades para apresentar ao empresariado uberabense e aos integrantes da Sociedade Civil Organizada na próxima quinta-feira. Ele fará uma apresentação sobre dois temas que mexem com os uberabenses: gasoduto e BR-262.

Sinalização
A antecipação do programa de recapeamento em Uberaba pela Sesurb, exatamente no momento em que a SDS estava sem contrato com empresa de sinalização, acabou gerando críticas e riscos evitáveis. A falta de sinalização foi observada pelos cidadãos e persiste.

Sem previsão
Finda a licitação específica do programa, agora o que há é desculpa de empresa quanto à dificuldade de compra de e entrega material para que execute o serviço previsto e que “case” o recapeamento com a imediata sinalização. O recape antecipado não previa a sinalização no contexto de contratação feita via Convale.

Vai e vem...
... sem sair do lugar. O STF decidiu recomeçar o julgamento que trata da soberania do Tribunal do Júri quanto à imediata prisão do condenado. Julgamento que era feito de forma virtual, com 9 votos proferidos, passa a ocorrer presencialmente. Isso anula os 9 votos.

Disk...
Informalmente, está criado o “disk Mariscal”, ao qual recorrem pessoas em fila de espera nas Unidades de Pronto Atendimento ou que, depois de atendidas, permanecem à espera da regulação. Com isso, o “ex” vai se cacifando como futuro vereador mais votado.

Desacordo
Enquanto técnico administrativo denuncia que na UFTM a categoria perdeu agora vários cargos de chefia para professores, “o que nunca antes havia acontecido”, a assessoria de Comunicação da universidade garante que 74% dos cargos de chefia da estrutura são ocupados pelos técnicos.

Centenas
Na soma dos campi de Uberaba e Iturama, a UFTM tem mais de duzentos cargos de chefia.

Perdas
Enquanto o empresariado uberabense reclama da feira de malhas, couro, bordados, tricôs, a Prefeitura, vencida na sua tentativa de impedi-la, corre também o risco de não receber os respectivos tributos. Há anos a feira vem sendo realizada escorada em decisão judicial, mas continua deixando a SEPLAN de saia justa.

Divergência
Para liberar a realização da feira, a Prefeitura havia pedido o pagamento antecipado de R$ 117,9 mil a título de taxa de localização. Desfecho: o Tribunal de Justiça autorizou o funcionamento da feira sem o pagamento, reconhecendo o direito de os organizadores discutirem o valor em recurso administrativo.

Encrenca
A falta de atenção da Prefeitura e do Comdicau à recomendação do Ministério Público da Infância e da Juventude acaba de gerar uma ação judicial. Os promotores André Tuma (coordenador regional do MP coordenador das promotorias da área no Triângulo) e a sua colega Anna Catharina estão postulando que a Justiça determine a reabertura do processo de inscrição de candidatos ao cargo de conselheiro tutelar.

Contra o relógio
Caso a Justiça decida de acordo com a petição, o Comdicau – condutor do processo eleitoral – passará a correr contra o tempo, pois as eleições estão programadas para o primeiro domingo de outubro. 

Sem disputa
Para o MP, o reduzido número de candidatos selecionados, suficientes apenas para o preenchimento das 15 vagas, sem suplentes, tira o poder de escolha do eleitor e o pleito passaria a ser meramente homologatório, sem competição. Os promotores entendem que a divulgação do processo de inscrições de candidatos foi acanhado e não atingiu os seus objetivos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por