A existência de um “gabinete de maldade” a serviço da campanha da situação foi denunciada por Tony Carlos em entrevista à Rádio América, da qual está licenciado como locutor para cumprir regra da Justiça Eleitoral. Além de mencionar alguns relatos de reunião de apoio à candidata do PSD, em que ele teria sido o assunto, Tony afirmou ter também sido alertado por servidor da Prefeitura.
Espancador
De acordo com o pré-candidato a prefeito pelo MDB, esse servidor disse ter ouvido, sem dizer de quem, que tramam a gravação de depoimentos de desconhecidos afirmando que Tony espancaria familiares.
Sem comentários
Procurado por FALANDO SÉRIO, o ex-secretário de Comunicação Marcos Ferreira, um dos “cabeças” da campanha da situação, disse não ter o que comentar sobre as denúncias de Tony. “Não é nosso perfil entrar nesse tipo de discussão” – afirmou.
Confissão
Para o advogado Geovane Soares, da Federação PSDB/Cidadania, a defesa de Elisa na representação contra o uso político da campanha “Ela faz, Ela cuida” foi uma confissão de irregularidade. Ele observa que houve defesa exclusivamente sobre os outdoors, e nada se falou sobre a revista e sua distribuição a escolares.
Foi aula
Na expectativa da decisão do juiz da 347ª Zona Eleitoral, Govane elogiou a manifestação técnica do promotor Renato Teixeira, conhecida na sexta-feira. Renato deu uma breve e objetiva aula sobre a diferença entre publicidade institucional e propaganda eleitoral, e até sobre a origem norte-americana da “Teoria das Palavras Mágicas”.
Artifícios
A teoria consta de decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, expondo artifícios linguísticos ou símbolos projetados para influenciar resultados eleitorais. Uma técnica em que o eventual beneficiado eleitoralmente não precisa pedir voto de forma explícita.
Outras ações
O advogado da Federação afiançou que, no momento adequado, será formalizado pedido de instauração de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). E, possivelmente, sobre “o visível impulsionamento” de mensagens na rede social da chefe do Executivo.
Pensa diferente
Também ouvido por FALANDO SÉRIO, o advogado que representa Elisa disse ter interpretação diferente de Geovane Soares em relação à defesa apresentada à Justiça Eleitoral. Segundo Marcelo Venturoso, a defesa segue no sentido de que a campanha é institucional.
Irrelevância
“E, portanto, os meios de divulgação não são relevantes; a menção direta a outdoor se deu apenas por ser um meio proscrito em campanha” – detalhou Venturoso, acrescentando: “Ou, seja, não estamos nos defendendo dos meios utilizados, mas sim da própria natureza jurídica da publicidade: se institucional, como de fato é, ou propaganda eleitoral por meio de promoção pessoal”.
Improbidade
Diz outro advogado, especialista em legislação eleitoral, que haveria motivos de sobra para Elisa se preocupar com o procedimento instaurado pelo promotor José Carlos Fernandes. E que, independente do que decidir a Justiça Eleitoral, a ação poderá resultar em constatação de improbidade administrativa.
Sem pagamento
O que também não teria nenhuma relação com o fato de a despesa com a publicidade oficial ter sido quitada ou não. E realmente não houve o pagamento dos outdoors nem das inserções da campanha em veículos de comunicação, segundo afirmação à coluna feita por Rafael Cassimiro, da CC&P Agência, contratada da Prefeitura.
Zerado
Enquanto não se conhece o resultado da semana, fechado neste sábado, mas de divulgação somente na 2ª feira, vale comemorar os resultados de 26 a 29 do mês passado. Mostrou a SMS que depois de quatro anos, Uberaba atingiu marca zero de transmissão semanal da Covid-19, assim como zero contaminado no mesmo período.
Testes
Também a testagem feita na mesma semana em 24 pacientes de síndrome gripal ficou na marca de zero positivado para Covid-19. Não houve óbito do no período, mas ao longo da pandemia foram 1 mil 699 as vidas perdidas para o vírus.
CNMP diz não
Conselho Nacional do Ministério Público disse não ao desejado por Paulo Piau em reclamação contra decisão do promotor José Carlos Fernandes. O curador do Patrimônio Público havia arquivado representação do ex-prefeito contra o modelo de gestão do Centro de Inovação do Parque Tecnológico. A manifestação de ZCF já havia sido ratificada pelo Conselho Superior do MP.
Plantonistas
SMS está convocando mais quatro médicos de processo seletivo o para o SAMU. E ainda um motorista e seis técnicos de enfermagem. Contratos com validade até dezembro deste ano.
Retorno
A partir de segunda-feira, o vereador mais votado de 2020, Celso Neto, reassumirá a sua cadeira no Legislativo. Ele deixou a Secretaria de Educação para, a exemplo de Caio Presotto, até então chefe de Gabinete, auxiliar na campanha de reeleição de Elisa.
Extraordinária
A reestréia de Celso em plenário do Legislativo será já no dia 11, quando haverá sessão extraordinária convocada pelo presidente Fernando Mendes para a votação do PL das diretrizes que nortearão a elaboração do orçamento para 2025.
Marinha
O PL da cessão de imóvel à Marinha para a instalação de Patromaria (departamento) da Armada em Uberaba não entrou na pauta em razão de vedação do calendário eleitoral. Mas, isso não será empecilho para a ratificação do acordo com a Prefeitura para que a cidade tenha a representação responsável por 65 outros municípios.
Assegurado
“Porta voz” de Elisa nas conversas com a Marinha, presidente do COMSEG disse que o capitão de Mar e Guerra Lucena, chefe da Capitania em Minas, retornou a BH deixando manifestada a opção por Uberaba. Segundo o tenente Weber Januário, o prédio da desativada AISP Centro está reservado para a Marinha.
Aberração
Inadmissível o que se ouviu de desembargador em uma sessão de julgamento em que estava em jogo a concessão de medida protetiva a menina de 12 anos: “As mulheres estão loucas atrás de homens”. A frase partiu do paranaense Luís César, que, segundo o site jurídico Migalhas, já foi condenado pela Lei Maria da Penha.
Assédio
No caso em julgamento, a menina acusou estar sendo assediada por professor. O desembargador Luís César votou contra a concessão da medida, afirmando, entre outras aberrações que “as mulheres é que estão assediando homens hoje em dia” (“porque são muito poucos”).
Companhia
Afirmou ele que hoje em dia os cachorrinhos é que estão sendo os companheiros das mulheres. “Vai no parque só tem mulher com cachorrinho, louca para encontrar um companheiro, para conversar, eventualmente para namorar”. E mais: “(...) ninguém está correndo atrás de mulher, que está sobrando por aí”.
Aprovadas
O Tribunal de Justiça do Paraná manteve todas as medidas protetivas pedidas para a menina pelo Ministério Público. E com a repercussão negativa de suas falas, o desembargador disse depois, em nota, não ter pretendido menosprezar o comportamento das mulheres.