Tornozeleira
As tornozeleiras de monitoramento de presos do regime domiciliar (cumprindo pena em casa) chegarão à Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. Foi o que disse a FALANDO SÉRIO o secretário de Estado de Defesa Social. O procurador Rômulo Ferraz só não sabe quando isso acontecerá, ressaltando que o equipamento será disponibilizado primeiro para o sistema carcerário de Uberlândia.
Esvaziando
O principal objetivo das tornozeleiras é esvaziar os presídios, pois os presos do regime semiaberto também são os alvos do equipamento, que permitirá o cumprimento da pena em liberdade monitorada. Isso possibilitará a desocupação de vagas, pois está no regime a maior parte dos detentos, inclusive em Uberaba, onde a penitenciária e seu anexo estão com o dobro de presos em relação à sua capacidade.
Faltou algo
Para quem o ouviu, ficou a sensação de que faltou algo no discurso do governador na inauguração do “Olho Vivo”. Era esperado que fossem anunciados aumento considerável dos efetivos das polícias e a programação de cursos de formação para compor os quadros do confirmado segundo batalhão da Polícia Militar. Alberto Pinto Coelho falou em mais 107 homens, no segundo semestre, para toda a área da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) – com três dezenas de municípios -, sendo 40 para Uberaba.
Carência muito maior
Como no contexto dos 40 homens estarão policiais civis - peritos, médicos-legistas e demais servidores para o funcionamento do Posto de Perícias Integradas -, na prática o policiamento terá reforço pequeno, consideradas as necessidades. Juntas, Polícia Civil e PM já contaram com cerca de 1,2 mil homens, atualmente reduzidos a pouco mais de quinhentos, enquanto a população saltou de 265 mil para 320 mil no período (340 a 350 mil a flutuante).
Bronca
Liderança rural ficou arrepiada com a menção da Aisp Rural como solução dada para a insegurança no campo. É que os PMs a serviço dela estão em menor número do que já teve o Pelotão de Polícia Ambiental e a Polícia Civil está resumida a três policiais. Modelo é interessante, mas para funcionar precisa de homens.
Cobrança
Sob os olhares atentos do petista Adelmo Carneiro Leão, o governador criticou os investimentos da União em segurança pública. Segundo Alberto Pinto Coelho, que disse já ter torcido pelo USC, quando viveu aqui, Brasília gasta com segurança apenas 13% dos recursos, ficando estados e municípios com 87%.
PAC para a segurança
Governador hipotecou apoio à reivindicação feita pouco antes de seu discurso pelo prefeito de Uberaba. Paulo Piau disse que proporá à presidente Dilma o estabelecimento de um Programa de Aceleração do Crescimento para a segurança pública. Prefeito reclamou à cúpula do Estado dos elevados índices de criminalidade em Uberaba, frisando que é um fenômeno nacional que precisa ser combatido. Alberto concordou.
Área Azul
A reorganização e ampliação da Área Azul são reclamadas pelo presidente da CDL, Miguel Haroldo de Faria. Projeto está em discussão na Câmara de Vereadores.
E aí?
Quando anunciou a contratação de civis para atividades burocráticas nas polícias, o Estado esperava com isso liberar igual número de policiais para as ruas. Uberaba recebeu vinte.
A Azul está de brincadeira!
Quinta-feira da semana que vem marcará o último voo direto da Azul para Belo Horizonte a partir de Uberaba. O deputado Tony Carlos foi surpreendido com a medida ao fazer reserva de passagem para a sexta-feira (9), verificando no site da empresa que o voo sairá às 6h de Uberaba com destino a Campinas e de lá para a capital mineira, aonde chegará às 11h. Mas, na própria quinta-feira, o voo de retorno, à noite, estará passando pela cidade paulista.
Investigando
Em novembro do ano passado, o Ministério Público Federal cobrou explicações à Azul/Trip sobre o cancelamento de voos em Uberaba e o aparente inexplicável aumento no valor das passagens. O resultado ainda não é conhecido.
Fácil
Governador anunciou ontem que a penitenciária de Uberaba terá bloqueador de celulares. Confesso que não consigo entender por que tanta demora, se está comprovado que chefes comandam o crime de dentro do complexo.
Grilo está de volta
A puxada de tapete de que foi vítima o delegado Heli Andrade (Grilo) só não foi maior porque o Conselho Superior da Polícia Civil impediu. Depois de perder o comando da Regional de Araxá, com cheiro de ingerência política no ar, Grilo, mesmo sendo delegado geral, quase foi mandado para uma pequena cidade do Estado, o que prejudicaria sua campanha para deputado, que incomoda algumas lideranças da região. Uberaba saiu ganhando, pois ele foi designado para ser o 2º homem do 5º Departamento da PC.
Uma e outras
Exercício físico com orientação de qualidade é na Academia do Sansão (rua Vital de Negreiros).// Notada a ausência do coronel Laércio dos Reis na inauguração do “Olho Vivo”.// Tony Carlos está mais do que feliz com a ratificação da criação do segundo batalhão da PM em Uberaba. Essa foi sua primeira grande demanda como deputado, indo ao governador Anastasia com Paulo Piau.
“É o modo como as pessoas consideram o roubo da maçã que faz da criança o que ela é.”
(Edgar Allan Poe)