FALANDO SÉRIO

Tráfego de caminhões de atacarejo causa danos no Santa Maria

Wellington Cardoso
François Ramos
Publicado em 30/04/2022 às 06:13Atualizado em 18/12/2022 às 23:04
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Trânsito

Moradores de condomínio no cruzamento da avenida Pedro Salomão com a rua José Oscar de Castro, no bairro Santa Maria, continuam sendo vítimas do intenso tráfego de caminhões, provocado no local pelo fluxo de rede de atacarejo com estacionamento de descarga instalado no local.

Prejuízos

Na sexta-feira (29), a calçada do condomínio foi totalmente destruída no cruzamento das vias, nem mesmo o meio-fio sobreviveu à força do caminhão. Esta foi a sétima vez em menos de três anos. Ao perceber que estava sendo filmado, o motorista fugiu do local, mas os moradores conseguiram identificar o veículo e lavraram o boletim de ocorrência visando ao ajuizamento da ação de reparação de danos.

Município

No final da gestão do prefeito Paulo Piau, a Secretaria de Trânsito conseguiu que a rede atacadista promovesse a reparação dos prejuízos acarretados ao condomínio com as sucessivas destruições da calçada e exigiu adequações no estacionamento, que, vale dizer, foram feitas, mas pouco adiantaram para prevenir novas ocorrências.

Terror

Situação na rua José Oscar de Castro ficou ainda pior com a interdição pela Defesa Civil do ponto no cruzamento com a avenida Santos Dumont, onde ocorreu deslizamento em uma construção de edifício de grande porte durante a última chuva intensa que alcançou Uberaba, assustando moradores de outro condomínio, localizado ao lado da obra.

Caos

Com a interdição justamente em um dos pontos de acesso ao estacionamento de caminhões, carga e descarga da rede atacadista e do intenso fluxo de máquinas que trabalham nos reparos necessários à retomada da segurança nas obras do edifício, o trânsito local ficou ainda pior. Moradores da rua José Oscar de Castro e da avenida Pedro Salomão temem que algo pior que os contínuos prejuízos materiais possa ocorrer se o município não tomar providências efetivas para solucionar o trânsito nessas vias.

Acidente

Em outro acidente recente, que foi acompanhado pela Guarda Municipal, automóvel descontrolado bateu contra um poste da Cemig na mesma avenida Pedro Salomão, deixando vários moradores sem energia por horas até que a concessionária conseguisse fazer a substituição e restaurar a eletricidade.

Pois é

Nem precisa dizer que o acidente do dia 24 de abril provocou mais um ponto de interdição na avenida Pedro Salomão, restringindo ainda mais o acesso dos moradores daquela região do bairro Santa Maria.

Boa

Faculdade Presidente Antonio Carlos, a Unipac de Uberaba, promoveu no último dia 27 de abril o seu I Colóquio Nacional “Temas Contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais: Reflexões Temáticas no Ambiente Universitário”. Evento aconteceu no campus localizado na avenida Leopoldino de Oliveira e contou com a apresentação de trabalhos de dezenas de alunos dos cursos de Administração, Ciências Contáveis e Pedagogia.

Prestigiado

O I Colóquio Nacional da Unipac de Uberaba contou com a presença de alunos, professores e egressos de diversas instituições de Ensino Superior do Brasil, Paraguai, Argentina, Espanha, Portugal e Estados Unidos, entre elas a Universidad Internacional Tres Fronteras (PY), Universidad Abierta Interamericana (ARG), Universidade do Porto (POR), Universidad de Granada (ESP), Educaler University (USA), Facthus, Uniasselvi e Universidade Federal da Paraíba.

Lançamento

Especialista em Docência Universitária e Educação Especial e Inclusiva, a uberabense Leilane Virgínia Vieto Penariol, que é mestre em Educação pela Educaler University (USA), acaba de lançar livro inspirado em sua dissertação. A obra intitulada “Pestalozzi e a Psicologia Positiva: Cultura da Paz e Aprendizagem no Ensino Superior Jurídico” já está sendo comercializada pela Amazon nas versões impressa e digital.

Sem medo

Prefeita Elisa Araújo vem demonstrando força diante das investidas de seus adversários. Não tem medo de dizer não e demonstra firmeza em não ceder às pressões neste período que antecede mais um pleito eleitoral. As eleições para Presidente da República e Governador de Minas prometem muita “briga” na cidade e, em tempos de nítido enfraquecimento da representatividade local no Legislativo, a chefe do Poder Executivo será, com certeza, a mais assediada e, de forma consequente, a mais atacada.

Rezar ou Aprender?

Aliás, com as eleições se aproximando também para o Legislativo federal e estadual, caso o povo de Uberaba tenha se cansado de esperar por “milagre”, é bom direcionar seus esforços para restaurar a força do município na Câmara dos Deputados, no Senado e na Assembleia Legislativa. Outrora detentora de inúmeras cadeiras, a cidade perdeu sua força ao depositar votos importantes na cota de candidatos “paraquedistas” sem qualquer apreço ou compromisso com a região.

Segurança

Contrário ao que se esperava, nos últimos anos em nada a Segurança Pública melhorou no Brasil. Em um cenário caótico, as guardas municipais vêm se consolidando como imprescindíveis na manutenção da ordem e, a cada dia, sua eficiência vê o Estado motivado a aumentar suas atribuições.

A conta?

Resta saber até quando os municípios vão suportar o crescente substabelecimento de obrigações relativas à Segurança Pública por parte do Estado para as Guardas Municipais. Inúmeras responsabilidades outrora presentes no cotidiano da Polícia Militar são “despejadas” nas Prefeituras em que ocorra a necessária contrapartida para a manutenção de tamanhas despesas.

Reclamação

Além disso, é óbvio que, se atribuições da Polícia Militar continuarem sendo transferidas para a Guarda Municipal, muito em breve os conflitos envolvendo questões salariais tendem a se acirrar por todo o Brasil, criando ainda mais problema para os prefeitos. Afinal, quem será o guarda satisfeito se trabalhar igual ou até mais que um policial militar para não receber sequer o equivalente à metade dos vencimentos deste?

Frase

“A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros.” (Henry de Montherlant – 1896-1972)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por