Pé de guerra
Advogados uberabenses estão em “pé de guerra” com Pimentel, conforme troca de mensagens de WhatsApp entre vários deles.
Cadê a grana?
No cerne da questão é o dinheiro dos depósitos judiciais, que o Estado pediu e recebeu autorização para lançar mão.
Acabou
E acabou o dinheiro deixado no fundo de reserva do Judiciário para a quitação de RPV – Requisição de Pequeno Valor (uma determinação judicial de pagamento de dívida da Fazenda).
No fogo
Na troca de mensagens, advogados cobram insistentemente providências da OAB, falando na necessidade de pedidos de prisão contra o descumprimento das ordens judiciais.
Previsível
Que isso iria explodir em algum momento já se sabia desde quando o Estado postulou lançar mão dos depósitos judiciais, sem encontrar resistência na Assembleia e no TJ.
E agora?
Como FALANDO SÉRIO noticiou ontem, Veríssimo vai perder sua única agência bancária, obrigando cidadãos e empresas a se deslocaram até Campo Florido ou Uberaba.
Nem aí
E se não tivesse ido à superintendência do Itaú, em Uberlândia, pedir melhorias na agência, o prefeito Luizinho do Doca teria se surpreendido com o fechamento, programado para março.
Desrespeito
A falta de comunicação – se é que não ocorreu para o antecessor de Luizinho – é um desrespeito do banco para com os verissimenses.
Negativa
Procurada, a Caixa Econômica Federal disse que não instala agência em cidade com menos de 20 mil habitantes.
Marcha lenta
Não são apenas os “poderosos” que se beneficiam da demora na tramitação de inquéritos e processos. Isso acontece também com o cidadão comum.
Prescrição
Ocorreu no primeiro caso da pauta do Tribunal do Júri desta semana. Acusado de tentativa de homicídio teve o crime desclassificado para o de lesões corporais e se beneficiou da prescrição.
No ralo
Episódio, que não é tão raro assim, significa desperdício de dinheiro com investigação, inquérito e processo, o que mobiliza homens da polícia, do MP e do Judiciário.
Tempo
Para o cidadão convocado como jurado significa perda de tempo.
Caçados
Anuário Brasileiro de Segurança Pública atesta que, em 2015, 455 policiais foram assassinados no Brasil.
Bote
PM deu “bote” certo em assaltantes que se juntaram em casa do Residencial Anatê para a divisão de coisas furtadas ou roubadas, recuperando notebooks, HDs externos e revólver.
Corolla
Foram também apreendidos R$ 2,8 mil, resultado da venda de um Corolla furtado e utilizado para roubo em residência da rua Rio Grande do Norte.
TCO pela PM
Depois de demorada “gestação”, o policial militar mineiro terá Termo Circunstanciado de Ocorrência, por ele lavrado, admitido pela Justiça.
Recomendação
Em aviso aos magistrados, o Tribunal de Justiça diz que os TCOs – relativos a delitos de menor potencial ofensivo - poderão ser registrados, autuados e distribuídos.
Queda de abraço
A possibilidade vem sendo discutida e desejada pela PM há anos, enfrentando a resistência dos delegados.
Economia
Sem a medida agora admitida pela Corte, a PM, quando prende autor de pequeno delito em Veríssimo, por exemplo, é obrigada a trazê-lo a Uberaba para a confecção do documento.
Prejuízo
Durante esse período, com gastos para o deslocamento da viatura, a cidade de origem do PM fica mais desprotegida e o preso, depois de lavrado o TCO, é posto em liberdade.
Menstruação
Inicia tramitação na Câmara Federal projeto do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT) que dá direito à mulher de faltar três dias ao trabalho, por mês, quando menstruada.
Compensação
As horas não trabalhadas seriam compensadas em outros dias.
Assessoria
Deputado Tony Carlos reforçou sua assessoria com a ex-prefeita Vera Lúcia Guardieiro, de Conquista.
Lesma
Somente ontem cidadão recebeu dos Correios dois avisos de lançamento de IPTU a ele enviados em dezembro pela Prefeitura.
Desconto
Correspondências alertam para o desconto de 20% no pagamento à vista até 20 de janeiro. Valeu, ECT!
Adoções
Em dezembro foram oficializadas seis adoções de crianças em Uberaba, processos que correm sob rigorosa vigilância do promotor André Tuma.
Pois é
Um dos participantes de reunião em que moradores do Morumbi sugeriram a criação de grupo de WhatsApp para a segurança do bairro foi preso ontem.
Receptação
É acusado pela Polícia Civil de receptar carne roubada.
Motorista
Caminhão (o da carne roubada) foi localizado em Campo Florido e trazido para cá com o delegado Grilo ao volante.