FALANDO SÉRIO

Transferências de presos

Suas necessidades passarão por análise em cada um dos casos. Foi o que o...

Wellington Cardoso
Publicado em 22/05/2012 às 11:37Atualizado em 19/12/2022 às 19:33
Compartilhar

Prisão de advogado

Acusado de desacato, um jovem advogado foi preso na noite de domingo, quando tentava libertar motorista detido pela Polícia Militar por dirigir sob a influência de bebida alcoólica. Na versão da PM, o advogado, chamado pelo cliente, chegou à Área Integrada de Segurança Pública de bermuda, camisa polo e bastante agitado. Para a consumação da prisão do advogado, o presidente da 14ª Subseção da OAB, Helder Batista, foi chamado à Aisp e lá permaneceu até as 3h da madrugada de ontem. O advogado foi autuado e liberado.

Reação da OAB

O Mutirão da Justiça Federal, cercado de queixas de advogados e cidadãos comuns, continua rendendo. Ontem, Helder Batista lamentou a forma como advogados foram tratados e ressaltou que a Justiça Federal não comunicou à 14ª Subseção a realização do mutirão. “Por isso, os advogados encontraram a sala da OAB fechada às 8h, pois ela funciona das 9h às 18h” – frisou o presidente. Os problemas havidos serão discutidos pela Ordem com o Judiciário, em audiência já agendada pelo diretor Eduardo Jardim.

Omissão

Helder Batista também lamenta a omissão dos advogados da área trabalhista nas assembleias em que a Ordem procura ouvir as queixas da categoria sobre o tratamento lhes dispensado inclusive pelo Judiciário. “A maioria não comparece e as dificuldades nas relações não são levadas ao conhecimento da Ordem” – ressaltou, frisando que as acusações de omissão da 14ª na defesa dos profissionais do Direito não procedem.

Falta gestão

Na opinião de outro advogado, que pede para ter seu nome preservado, os mutirões realizados pelo Judiciário deveriam servir para uma reflexão mais profunda sobre o sistema. “Não adianta marcar mutirão concentrado em determinado período, se no dia a dia, ao longo do ano, as audiências são realizadas em pequeno número, uma ou duas (ou nenhuma)” – comentou ele, ex-diretor da OAB, ressaltando que “o grande problema é a falta de gestão”.

Sossega leão

Escola particular recomendou a mãe de aluno que o levasse a um neurologista, em busca de medicamento que o acalmasse em sala de aula. Outros pais também teriam sido aconselhados a fazer o mesmo, em momentos diferentes. A informante da coluna perguntou, diante da recomendação, se poderia levar o filho a determinado profissional, que teria sido vetado pelo fato de ser espírita. A mulher está temerosa, em verdade, é com a possibilidade de o filho ser medicado desnecessariamente.

Não é caso isolado

A mãe resolveu, então, ouvir a opinião de terapeuta ocupacional que trabalha em outra escola e, para a sua surpresa, foi-lhe dito que também lá estudantes estão com indicação de submissão a neurologistas. É o chamado “sossega leão”, que, segundo alguns médicos, ocorre igualmente em Unidades de Terapia Intensiva para que o paciente deixe a turma de plantão descansar.

Nada feito

Assessores de Fahim Sawan negaram a FALANDO SÉRIO que o pré-candidato a prefeito pelo PSDB tivesse reunião agendada para ontem com o presidente do PR. Encontro havia sido anunciado pelo próprio Aelton Freitas, quando revelou também a intenção de conversar com Paulo Piau e Marcos Montes, caso eles estivessem em Uberaba. Segundo a assessoria de Fahim, ele viajou ontem para Belo Horizonte, onde passaria a segunda-feira, sem ter sido previamente contatado pelo deputado federal.

Farra do boi

É como o advogado Edilberto Martins Silveira rotula festa dada pela prefeita Lauzita Rezende no Uberaba Country Club, em Delta. “O que seria uma festa para o pessoal da Saúde (o que comemoravam não sei!), transformou-se em festa política com muitos convidados – servidores, eleitores, pré-candidatos a vereador e vice-prefeito” – sentenciou o combativo causídico. Em seu discurso, Lauzita diz que a despesa foi paga por empresa, que seria prestadora de serviços à Vale Fertilizantes.

Caso a caso

As transferências de presos de Uberaba para outras cidades não mais serão feitas na “bandejada” e suas necessidades passarão por análise em cada um dos casos. Foi o que o secretário de Estado de Defesa Social disse a delegação da 14ª Subseção da OAB com quem se reuniu na última sexta-feira. Na comitiva estavam Helder Batista, Lucas de Ávila (provocador da reação), Rodrigo Daniel Resende e Luís Carlos Gaspar Alves. Transferências já efetivadas sem estudo de situação serão revistas.

Bênção

Nem bem assumiu o comando da Igreja Católica em Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto figura entre os agraciados com a próxima edição da Medalha “Major Eustáquio”, por iniciativa do vereador Almir Silva. Ele e os demais homenageados receberão a condecoração nesta 4ª-feira.// Faça parte da família AABB e desfrute de momentos agradáveis e inesquecíveis. Ligue 3312-1080 e comprove que a felicidade custa pouco.

Imbróglio

A disputa pelo comando do PDT é imbróglio que está longe de terminar porque envolve divergências também entre deputados, e não apenas entre pedetistas locais (leia-se Luiz Dutra e João Franco). Qualquer que seja a comissão provisória publicada agora, a guerra nos bastidores permanecerá. Por causa da briga doméstica, também estariam estremecidos os deputados Zé Silva (federal) e Sargento Rodrigues, divididos entre os dois.

“Das ovelhas que meu Pai me confiou, nenhuma se perderá.”

Jesus de Nazaré

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por