FALANDO SÉRIO

Trapalhada oficial: cerimonial não põe majoritário para falar

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 03/11/2021 às 19:40Atualizado em 19/12/2022 às 01:17
Compartilhar

No tablado de autoridades, sim; ao microfone, não.

Desastroso

Agindo politicamente como um macaco em loja de louças, o cerimonial do Governo do Estado pisou na bola nesta quarta-feira, causando constrangimentos ao deputado majoritário do município e, quem sabe, ao próprio Zema, se é que a decisão não teve o aval dele.

Boicotado

Na cerimônia da praça da Abadia, em que o governador anunciou os poucos benefícios que trouxera na mala para Uberaba, simplesmente não convidaram Heli Grilo para falar. E, pasmem, falou o deputado Bosco, de Araxá. Da cidade falaram Elisa, Franco e o reitor Luiz Fernando.

Indelicadeza, no mínimo

O boicote a Grilo entra para os anais das maiores indelicadezas já protagonizadas aqui pelo cerimonial palaciano. Sobretudo vindo de um Governo que busca a reeleição, época em que candidatos lutam para somar e quase nunca para dividir.

Retaliação

E pode ter sido em retaliação às posições do deputado uberabense na Assembléia, onde tem votado com o Governo, mas ajudado a empunhar bandeiras que incomodam Zema. Entre elas, a recomposição salarial para a segurança pública e a criação da CPI da Cemig.

Prestigiado

Logo após o episódio da praça, Heli Grilo recebeu ligação do gabinete do presidente do Senado. Querem a presença dele em Brasília na manhã desta 5ª feira para o anúncio da destinação de algo em torno de R$ 40 milhões para as forças de segurança de Minas Gerais. Lá estarão o secretário de Segurança e Justiça mineiro, o comandante-geral da PM e o chefe da Polícia Civil.

Desnível sujeita motoristas a acidentes

Francamente

É no mínimo irresponsabilidade deixar trecho da MG-190 sem qualquer proteção entre a pista e outra de terra, paralela, usada por romeiros em suas caminhadas até Romaria. Inexiste acostamento e qualquer incidente pode jogar motorista e veículo desnível abaixo.

Claríssimo

Foto de capa do JM de terça-feira e esta que publicamos nesta edição mostram os riscos que o local representa.

Tranqueiras

Defensor que Uberaba tenha poucos candidatos a deputado para aumentar suas chances de eleger boa representação na Assembléia e na Câmara Federal, o vice-prefeito lembra ainda que “tem as tranqueiras vindas de BH para pedir votos aqui”.

Na JM

Manifestação de Moacyr Lopes ocorreu no programa “de frente para a notícia”, comandado pelos colegas Paulo Garcia e Mozart Júnior, na Rádio JM.

Recrutado

Há sinalizações de que os uberabenses mortos em Varginha não eram integrantes fixos daquela organização, mas sim “mão-de-obra” recrutada. O assalto ao BB em Uberaba já tinha mostrado essa estratégia dos financiadores de ações do Novo Cangaço.

Com certeza

Um deles, por exemplo, sequer pertencia a grupos organizados, segundo o seu advogado. Teria aceitado convite para participar do frustrado roubo em Varginha.

Vixi

Ao reagir contra uma postagem da deputada estadual Andréia de Jesus, o cabo Diego Fabiano considerou como eleitores do PSol os criminosos mortos em Varginha. Andréia disse no twitter que se solidarizava com moradores e as pessoas afetadas.

Gastos

Depois de afirmar que a deputada deveria estar se dirigindo ao PSol ao se referir às “pessoas afetadas”, para ele eleitoras do partido, o vereador desafiou  Andréia a controlar os próprios gastos na Assembléia, exibindo as suas despesas de julho de 2019: R$ 32,5 mil.

Retrato

O número de veículos caracterizados da GM à espera de reparos é o retrato histórico da manutenção que deveria ser feita pela oficina da Prefeitura. A falta de peças é constante. Problema prejudica tanto o serviço operacional que os próprios guardas resolveram se queixar.

Sangue no olho

O positivo dessa morosidade é a constatação de que os GMs, ao reclamarem, mostram que estão à procura de condições para realizar o seu trabalho, e não se escondendo dele. A oficina da Prefeitura está ligada aos Serviços Urbanos.

Ameaças

Pelo menos quatro integrantes do Coletivo Beth Pantera estão recebendo ameaças e sendo caluniados desde a realização da audiência pública LGTBQIAP+, no mês passado. Por gravações e ligações telefônicas – denuncia um deles.

Perseguição

Se não bastasse, ligações telefônicas têm sido feitas para o trabalho dos quatro numa tentativa de provocar as suas demissões. Um deles perdeu contrato com outra empresa.

Temor

O nível das ameaças levam integrantes do LGBT a temer pela própria integridade física, o que foi levado ao conhecimento da Procuradoria Geral de Justiça, em BH, e da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia. Além disso, ação judicial será formalizada em Uberaba.

Capela

Construída ainda na gestão Hugo Rodrigues da Cunha, de 88/92, a capela ecumênica do Cemitério São João Baptista vai passar por reforma para ser reativada, diz superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento.

Tapa buracos

Entrevistado no “Pingo do J”, Túlio também anunciou que está em estudos a contratação de empresa para ajudar a equipe da própria Prefeitura na Operação Tapa Buraco.

Usina de asfalto

Parada, por estar irregular, a usina de asfalto da Prefeitura motivou gestão da Secretaria de Serviços Urbanos junto à Secretaria do Meio Ambiente.

Licenciamento

Busca-se o licenciamento ambiental de que ela necessita para funcionar com regularidade e, além disso, há projeto também para que toda a área do Horto Municipal, onde a usina está instalada, tenha o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro.

Eloísio quer ação concreta do governador

Proibição pedida

Pastor vereador Eloísio aproveitou a presença de Zema em Uberaba para tentar brecar a chamada linguagem neutra em todo o Estado. Ele falou e entregou pessoalmente ao governador solicitação para que a prática não chegue nem prospere nas escolas estaduais de Minas. Pastor fez questão de ter a companhia do colega Anderson 2 Irmãos, líder da bancada evangélica, na conversa com Zema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por