Ceneg outra vez
O desvio de recursos destinados ao Ceneg resultou em mais uma condenação pela Justiça Federal em Uberaba: a de diretor da Adebrac, que ainda pode recorrer.
A pena
Ao ex-prefeito de Fronteira Sérgio Paulo Campos foi aplicada pena de 18 anos e oito meses de prisão com a aceitação da denúncia do Ministério Público Federal.
Parceiros
Dois uberabenses envolvidos com o desaparecido Ceneg, que chegou a ter sede própria na Univerdecidade, estão condenados a 10 anos de prisão.
O desvio
Diz a sentença contra o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Brasil Central ter ele levado vantagem indevida com recursos públicos.
Notas falsas
O denunciado desvio de cerca de R$104 mil foi, de acordo com o Ministério Público, alicerçado em documentos ideologicamente falsos por serviços não prestados.
É só consulta
"A ideia não é minha; estou apenas atendendo a pedido de consulta feita por cidadão do bairro" - assim justifica Lerin a proposta de alteração da denominação da Vila Militar.
Bom Jesus
A sugestão do interessado é que aquela área, erguida basicamente por PMs a partir dos anos 70, seja rebatizada "Bom Jesus".
Assessor
Ex-prefeito Anderson Adauto é atualmente uma espécie de assessor do governador Pimentel, e um dos responsáveis pela organização política do petista no interior.
Reeleição
Com articulações inclusive no Triângulo Mineiro, Pimentel sonha em conquistar mais quatro anos de mandato.
Derrubada
Tribunal Regional Eleitoral anulou multas aplicadas em Uberaba a candidatos do PMDB e do PSD nas eleições de 2018 por "derramamento de santinhos".
Sem autoria
A ação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral e a Corte não encontrou nos autos provas da autoria da irregularidade.
Absolvidos
Foram absolvidos Piau, Ripposati, PMDB e PSD, menciona a advogada pessedista Natália Salge.
Literatura
Professor universitário Richard Crisóstomo Maciel assina o livro "Ensino Jurídico Positivista e a Pedagogia de Warat", recém-lançado pela editora Juruá.
De lado
Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa não incluiu o Triângulo nas discussões da semana passada em Belo Horizonte sobre a violência no campo.
Pois é!
Antes praticamente ignorada por ele, o governo de Minas não só adotou a Megaleite, com a sua transferência para BH, como também a cercou de esquema publicitário.
Legalização
A regularização de imóveis construídos clandestinamente em Uberaba nos últimos doze anos poderá ter um superdesconto nas penalidades.
Descontão
Para as áreas assim construídas, nas periferias, o desconto projetado é 90%, chegando aos 80% nos setores mais centrais.
Compensação
Projeto de lei a ser discutido pela Câmara de Vereadores trata de redução de valor de penalidades e de medidas compensatórias eventualmente estabelecidas.
Até mansões
Não são apenas barracos ou puxadinhos as construções clandestinas em Uberaba, mas também obras em mansões de condomínios fechados.
Autuados
Há alguns anos, a Receita Federal autuou proprietários de vários imóveis em condomínios pela falta do recolhimento de contribuições previdenciárias dos operários.
Paraíso
Em meio a tantos crimes, Veríssimo conseguiu um feito extraordinário em mai não registrou uma única ocorrência de crime violento (roubo, homicídio, estupro).
Perdeu
Água Comprida perdeu a liderança nesse item com o registro de dois roubos no mesmo período.
A praga
O crime violento contra o patrimônio é a praga da região. Campo Florido teve apenas quatro registros de violência em maio e ambos roubos.
Não escaparam
Na vizinhança de Uberaba houve ocorrências também nas pequenas comunidades de Conquista (1), Delta (6) e Sacramento (4).
Negado
Preso depois de ter recebido mala com R$500 mil das mãos de Ricardo Saud, o ex-deputado Rocha Lourdes teve outro pedido de relaxamento de prisão negado pela Justiça.
Nem aí
Cerca de 6% dos 219 uberabenses encaminhados à Central de Alternativas Penais em 2016 para o acompanhamento de penas não cumpriram as determinações do Judiciário.
Aumentou
Em maio deste ano, o descumprimento aumentou para 23% no conjunto de 231 apenados.
Casos novos
Somente este ano, 31 novos sentenciados a penas alternativas foram encaminhados ao monitoramento.
Egressos
Fruto de parceria entre Estado e Prefeitura, o Centro de Prevenção à Criminalidade lida também com egressos da penitenciária e fez 2.091 atendimentos no ano passado.