Negativo
Três cidades do Triângulo figuram no mapa da violência de 2013 entre as 200 cidades com mais de 20 mil habitantes que, proporcionalmente, mais matam no trânsito. Prata aparece em 62º lugar com 30 mortos em 2010 e 15 em 2011, último fechamento do estudo divulgado este ano. Tupaciguara está em 109º (12 mortos em 2011) e Sacramento em 198º lugar (10 mortos em 2012).
Exclusividade
Ficou para o ano que vem a votação pela Câmara do projeto já aprovado pelo Senado impondo a apreensão, com multa, de veículos estacionados irregularmente em vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos. A infração será considerada grave. Proposta já havia sido aprovada pela Câmara, mas, como sofreu alteração, precisará voltar à análise dos deputados.
Concordância recriminada
Ao reverter sentença de 1ª instância, o Tribunal de Justiça recriminou textualmente o fato de integrante do Judiciário uberabense ter simplesmente acatado as manifestações do Ministério Público para decidir. “(...) Teria faltado efetiva presidência do feito pelo Juízo de Uberaba , que apenas aquiesceu a tudo quanto manifestado pelo Ministério Público no processo – deferiu, repetiu e aceitou as manifestações do Parquet” – ressaltou a Corte para dar ganho de causa a quem antes havia sido condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos.
Dívidas
Administrador judicial do Country, o advogado Túlio Reis está contratando auditoria contábil para conhecer de fato o volume de dívidas trabalhistas do clube, que deve cerca de R$ 200 mil a um único ex-funcionário.
Decadência
Com as inúmeras alternativas de lazer surgidas nos últimos 30 anos, Country e Sírio-Libanês são os grandes exemplos da decadência dos clubes sociais, sonhos de consumo até os anos 80, muitos deles falidos ou desaparecidos.
Fartura e escassez
Enquanto unidades das Forças Armadas ainda oferecem algum tipo de facilidades aos seus integrantes, a Polícia Militar de Minas há tempos cortou até o cafezinho da tropa, eliminando os ranchos (cozinhas e refeitórios). Neste fim de ano, a Base Aérea de Brasília compra R$ 6,8 mil de chocolate, sendo 3,6 mil barras ao leite com recheio de coco e 6,3 mil ao leite com pedaços de amendoim inteiros e chocolate branco.
Até lâmina de barbear
E, por conta do contribuinte, o Gabinete do Comandante da Aeronáutica comprará diversos artigos de higiene pessoal. No pacote estão caixas de lâmina de barbear para uso em navalha, da marca Wilkson (de primeira qualidade), loções pós-barba com efeito refrescante e frascos de talcos hipoalergênicos com essências suaves. Já na Base Aérea de Salvador, as compras incluem 63 sungas de banho, 55 maiôs, 100 óculos de natação infantis e 101 tocas de silicone – revela o site Contas Abertas.
Registro
Jovem uberabense acusado de pichar a estátua de Carlos Drummond de Andrade, no Rio, tem passagem pela Polícia Militar e a avenida Fidélis Reis como local de residência (antiga) em Uberaba.
Meia entrada
Cinemas de Uberaba estão obrigados a fornecer informações sobre suas bilheterias a quem se interessar. Uma forma de o povo fiscalizar a destinação obrigatória de 40% dos ingressos à meia entrada.
Não é para todos
Além de estabelecer cota de 40% dos ingressos para a meia entrada em cinemas, shows, teatros e jogos, a lei que regulamenta o benefício – sancionada pela presidente Dilma na semana passada – faz outras restrições. As pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos somente têm direito à redução se comprovarem renda familiar mensal de no máximo dois salários mínimos. A lei ainda precisa ser regulamentada.
Créditos
Termina amanhã o prazo para que o usuário do transporte coletivo em Uberaba revalide os créditos já adquiridos.
Sem decisão
O ano termina sem que o STF decidisse se o Ministério Público tem ou não competência para investigar crimes.
Cemitério de animais
Denise Max enviou correspondência ao prefeito pedindo a construção de cemitério para animais, ainda que na forma de concessão. “Medida evitaria que pessoas desumanas e irresponsáveis joguem animais às margens das rodovias e em ruas da cidade” – afirma a vereadora, ressaltando que há preocupação com a saúde pública também.
Mais tempo para defesa
O motorista infrator poderá ganhar mais prazo para se defender e tentar evitar a multa. O Senado aprovou e fica agora para a decisão dos deputados, no ano que vem, a proposta de aumentar de 30 para 90 dias o período disponibilizado ao condutor notificado. Mudança nada significativa para o motorista que não depende de juntada de documentos expedidos por terceiros (em especial por órgãos públicos).
Uma e outra
Prefeito Paulo Piau passa a segunda-feira em Brasília.// Projeto em tramitação na Câmara Federal pode evitar que veículos apreendidos apodreçam em pátios ou sejam usados indevidamente por muito tempo por policiais. Será obrigatória a realização de perícia para determinar a propriedade, se isso não for possível de outra forma.
"Ninguém é igual a ninguém; todo o ser humano é um estranho ímpar.”
(Carlos Drummond de Andrade)