FALANDO SÉRIO

Três partidos iniciam conversações para ter candidato de oposição

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 10/01/2023 às 20:44Atualizado em 11/01/2023 às 20:57
Compartilhar

O que parecia encaminhado, pode ter outro rumo: considerado aliado da prefeita, o PSD agora tende a conversar com outras siglas para o lançamento de candidato em 2024. E sua maior liderança, Marcos Montes, já disse textualmente que acompanharia Ismar Marão na tomada de uma decisão. 

Três forças
A conversa seria a três: PSD, PSDB e União Brasil, que têm nomes interessantes em seus quadros. E até a estratégia para as primeiras articulações estariam definidas, prevendo a criação de um conselho com representantes das três siglas.

Mandato
Entres esses nomes o próprio Marcos Montes, Luiz Guaritá e os vereadores Ismar Marão e Almir Silva (União Brasil), agora líder da chefe do Executivo na Câmara Municipal. Montes e Guaritá já não pensam em candidatura, mas ainda têm influência política como apoiadores.

Pensando grande
Além da Prefeitura, o grupo pensa também em chegar fortalecido em 2024 com três boas chapas de candidatos ao Legislativo.

Muito trabalho
Quatro delegados, incluído o Regional Mário Veloso, 7 escrivães, 6 agentes e 1 papiloscopista passaram a tarde e parte da noite de 2ª feira colhendo o depoimento de manifestantes detidos na BR-050 pela Polícia Rodoviária Federal, retornando de Brasília. Eles só pararam às 22 horas.

Perícia
Dependerá do resultado da perícia a que serão submetidos celulares, bandeiras e roupas apreendidos dos passageiros, e de outros indícios, o indiciamento ou não dessas pessoas em três diferentes crimes.

Tipificação
Os eventuais criminosos responderão por: 1) associação de três ou mais pessoas para a prática de crime: 2) tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito: 3) tentar depor governo legitimamente constituído.

Penas
A soma de penas previstas para autores dos três crimes vai de 11 a 30 anos de reclusão.

Inquérito
Diz o delegado Mário Veloso que a segunda-feira foi dia de ação coordenada em todo o País e que agora iria conversar com superiores hierárquicos em BH e Brasília para uma decisão sobre onde correrá o inquérito.

Golpistas
Em nota distribuída nesta terça-feira, a PF se refere aos 55 detidos de Curitiba e Rio Claro, e liberados na própria segunda-feira, como “supostos golpistas”. 

Terceirização
Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência que alicerçarão um novo edital de licitação de terceirização das UPAs já estão finalizados pela Secretaria de Saúde. Documentos irão às mãos do promotor Rafael Moreno, que os requisitou.

Justificativa
O promotor da Saúde exigiu que a SMS justificasse em detalhes quais os benefícios, inclusive financeiros, que a terceirização dos equipamentos pode representar para o município e os necessitados de assistência médica.

Não foi
Secretário Celso Neto garante não ter sido ele quem indicou Geraldo Henrique Cardoso, seu ex-assessor no Legislativo, para chefe adjunto de Gabinete. Rapaz foi exonerado na 2ª feira, poucos dias depois de ter sido nomeado.

Sem liberação
Dinheiro destinado a Uberaba, ainda no governo Bolsonaro, para ajudar na implantação da escola cívico militar do Pacaembu, está empenhado, também diz o secretário de Educação. Quando acontecerá a liberação do dinheiro é uma incógnita.

APAC
Mais um passo para a construção da APAC (um presídio que oferece dignidade ao preso que quer mesmo se recuperar) será dado quando a Câmara voltar do recesso. Segundo o secretário coronel Alexandre Marcelo, da SDS, o PL de cessão da área de 11 mil m2 será enviado em breve ao Legislativo.

Apac é sonho acalentado pela advogado Eny (Foto/Arquivo Pessoal)

Apac é sonho acalentado pela advogado Eny (Foto/Arquivo Pessoal)

Um sonho
E se há alguém que ainda em vida mereceria ter o seu nome na APAC é a advogada Eny Dornelas, que luta por esse sonho há quase duas décadas. Enfrentando obstáculos e desinteresses, mas sem desistir.

Condenação
A associação mais conhecida como “Lance Livre Uberaba” e seu diretor, Mário Fernandes de Oliveira Neto, foram condenados a restituir R$ 67,5 mil ao Estado. Dinheiro recebido via convênio de cooperação firmado em 2009.

Sem defesa
Em sua sentença na ação proposta pelo promotor José Carlos Fernandes, a juíza Raquel Agreli Melo afirma que os acusados sequer apresentaram contestação à denúncia do curador do Patrimônio Público.

Nulo
A magistrada anulou o convênio entre a “Lance Livre Uberaba” pelo descumprimento das suas cláusulas e o desvio de recursos apontados pelo Ministério Público.

Menos voos
A Gol decidiu reduzir 50% dos vôos diários de Uberaba para Congonhas a partir do dia 12. Eles passarão de seis para três (às terça, quinta e sábado). Não houve explicação sobre a redução.

Audiência
Será na semana de 23 a 27 deste mês a audiência de conciliação, já confirmada pelo juiz Marcelo Geraldo Lemos, entre o Ministério Público, o Estado e a Prefeitura. Na pauta, a exposição de armas realizada durante a festa do Dia das Crianças.

Multa pesada
O Ministério Público considerou que a festa não era o lugar adequado para a exposição e propôs multa de R$ 500 mil, tanto para a Prefeitura quanto para o Estado. Também foi pedido que Prefeitura e Estado promovam ações de prevenção contra o armamento, voltadas para os menores de idade. Dinheiro da multa seria destinado ao Comdicau.

Decisão
Se o Ministério Público e os denunciadas não chegaram a um acordo, caberá o juiz Marcelo Lemos, da Infância e da Juventude, decidir o destino da ação em 1ª Instância.

Armadilha
Para a presidente do PL em Uberaba, “a direita caiu em uma armadilha” montada pela esquerda nas invasões aos três prédios representativos do Poder no País, domingo.

Patinho
“Foi uma emboscada e o pessoal de direita caiu como um patinho” – afirmou Ellen Miziara. Segundo ela, “a gente entende é de manifestações ordeiras e pacíficas, e sabemos quem recorre a depredação”, em uma clara alusão à esquerda. E, mais uma vez, sobrou também para a imprensa e o Supremo Tribunal Federal.

Identificado
O PT/Uberaba identificou entre os manifestantes denunciados pelos episódios de domingo em Brasília o homem que agrediu a então candidata a deputada estadual Patrícia Melo, durante a campanha eleitoral do ano passado. Patrícia fazia campanha no calçadão tendo ao lado um grande boneco representando Lula, quando foi alvo de hostilidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por