FALANDO SÉRIO

Triângulo Sul tem a segunda pior taxa de violência contra mulher

Wellington Cardoso
Publicado em 28/10/2019 às 20:04Atualizado em 18/12/2022 às 01:24
Compartilhar

Leite batizado

Mais detalhes do julgamento em 2ª instância do processo do escândalo que abalou credibilidade da Copervale no comércio e derrubou o consumo do seu leite.

Restituição

Pouco mais de R$11 mil apreendidos em 2007 com o então presidente da cooperativa, por ocasião da sua prisão pela Polícia Federal, devem ser devolvidos.

Perdimento

Tribunal Regional Federal não acatou o pedido de perdimento da soma feito pelo Ministério Público, em julgamento do recurso da acusação.

Execução

Os condenados de penas mantidas em 2ª instância correm agora o risco de prisão, do que podem ser salvos pelo julgamento em curso no STF.

Transitado

A Corte está decidindo que a condenação em 2ª instância é suficiente para que alguém seja preso.

Delação

Em recurso, o apontado como produtor da mistura química que era adicionada ao leite tentou se passar por autor de delação premiada para anular sua condenação.

Não colou

Alegava ter sido, em parte da tramitação em 1ª instância, defendido pelo mesmo advogado dos outros réus, o que representaria conflito de interesses. Não vingou.

Só benefícios

Na prática, o MPF não fez acordo de delação premiada com qualquer um dos investigados, que, contudo, se beneficiaram de redução de pena pelos depoimentos dados.

Calado

Disse em seu voto o desembargador Cândido Ribeiro, relator dos recursos, ter sido o químico o único a não confessar o delito na fase do inquérito.

Mistura

Todos os demais, incluído o presidente da Copervale, admitiram a utilização (no leite) da solução criada por ele.

Menos violência

As taxas da violência contra a mulher caíram nos dois últimos anos, no Triângulo Sul, de 871,47 por 100 mil habitantes para 796,56.

Ranking

A região saiu da 1ª colocação no Estado (em 2016) para a 2ª, superada apenas pela área de Patos de Minas, com a taxa de 802,12.

Física

Em todo o Estado o que prevalece é a violência física nos crimes contra a mulher, respondendo por 43% dos registros, seguida da violência psicológica, com 39%.

As vítimas

Mais de 60% das vítimas são esposas ou companheiras (35%) e ex-esposas ou ex-companheiras (32%).

Cor da pele

Pesquisa mostra que o maior número de vítimas está entre as mulheres pardas (66,1 mil no ano passado), seguido pelas brancas (43,7 mil) e negras (20,9 mil).

Assediado

Líder comunitário Oziel Felício tem sido bastante assediado para disputar as eleições do ano que vem.

Assistencial

Com o auxílio de moradores dos bairros Tancredo Neves, Jardim Espírito Santo, Nenê Gomes e Vila Militar, o PM veterano tem liderado diversas campanhas assistenciais.

Culto da saudade

A Domus Pagliaro será apresentada hoje aos convidados por volta de 10h, resgatando o Culto da Saudade, com doações destinadas ao Hospital da Criança.

Rodagem

Planilhas que alicerçaram o pagamento pelo transporte escolar na Prefeitura de Uberlândia teriam sido “engordadas” em quatro milhões de quilômetros.

Denúncia

O esquema de desvio de recursos perdurou até 2017, quando um dos transportadores denunciou suas suspeitas ao Ministério Público e à Polícia Civil.

Ameaças

Depois disso, o motorista teria recebido no mínimo duas ameaças de morte para que não levasse a denúncia adiante.

Milicianos

E mais uma vez, em investigações do Gaeco, apareceu em Uberlândia a figura de milicianos.

Políticos

Entre os investigados presos estão três vereadores.

Sob suspeita

Os promotores investigam também a contratação de escritório de advocacia pela Câmara por ocasião de CPI instaurada a pretexto de apurar denúncias no transporte.

Ignorados

O Legislativo pagou R$170 mil pela assessoria, a pedido do presidente da comissão, Wilson Pinheiro, preso na semana passada, como resultado da ação do Gaeco.

Drogas

Em meio à crescente insatisfação dos brasileiros com o STF, a Corte se prepara para mais um julgamento polêmic o da descriminalização do uso de drogas.

Data

Seria no dia 6 de novembro, mas foi retirado da pauta pelo ministro Toffoli, devido ao adiamento da retomada do julgamento da prisão em 2ª instância para o dia 7.

Maconha

Gilmar Mendes já votou pela liberação do uso de todas as drogas, enquanto Luís Barroso e Edson Fachin aprovam a descriminalização apenas para a maconha.

Gravidade

O tráfico de drogas bancado por organizações criminosas é um dos maiores desafios enfrentados pelo sistema de segurança pública.

Maioria

Estima-se que 60% da população carcerária em Uberaba seja formada por acusados e condenados por tráfico e usuários autores de outros delitos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por