Nas últimas três semanas aconteceu de tudo um pouco no processo de substituição de secretários. De traição a companheiro de outras jornadas à “fritura” de quem estava saindo, passando pelo mistério que cercou as trocas, digno do agente 86 ou da agente 99 (seriado de muito sucesso nos anos 60).
Outro nome
Até sexta-feira havia outro nome colocado para a Funel por indicação de vereador, que, somente naquele dia, soube que o escolhido era Luiz Medina. O grupo que se reuniu em gabinete deixou pelo menos uma pessoa com o rosto vermelho diante da revelação de que Medina estava na sala ao lado.
Coisas ditas
É que muitas coisas, que não deveriam, na ausência de provas, foram ditas na tal reunião. Algumas delas graves do ponto de vista ético e moral. E, de quebra, o vereador que não conseguiu emplacar o seu nome está mais uma vez aborrecido com a administração.
Polvorosa
Na Secretaria de Educação, o clima foi de muitas conversas isoladas com críticas à forma como Sidnéia Zafalon foi tratada nas três últimas semanas. A administração não confirmava nem desmentia as especulações (sic) que surgiram sobre a queda da secretária.
Sidnéia ficou exposta por três semanas
Em grupo
Várias são também as manifestações negativas de servidores reunidos em grupo de Whatsapp. Houve até quem especulasse que Celso não durará muito no cargo.
Esqueletos
Enigmático, o vice Moacyr Lopes arriscou no grupo Política Uberaba 2024 que o medo de alguns em relação ao vereador é que “ele sabe onde tem de mexer. E nisso alguns esqueletos vão balançar. E esses esqueletos vão perder a sua estabilidade”.
Carta branca
A carta branca dada a Celso Neto para fazer as mudanças na equipe que desejar, não foi confiada a nenhum dos outros secretários. A diferença é que agora houve esforços para levar o vereador da Câmara para a administração.
Troca
Entre as intenções vazadas do novo secretário estaria a troca de todos os comissionados da secretaria, à exceção de diretores de escolas, que foram escolhidos pela comunidade, e de uns poucos nomeados. Só que a mudança seria gradativa para não emperrar a secretaria.
Entrevista
Nesta terça-feira, Celso Neto fala com o JM News 1ª edição, que começa às 7h.
Saiu a cúpula
Junto com a Sidnéia saiu também a secretária adjunta Cristiana Borges Magalhães. Nesta 2ª feira ela divulgou mensagem de despedida, agradecendo a oportunidade lhe dada por Elisa e a companheiros da Semed. Sidnéia não foi mencionada.
Outra despedida
Também a ex-secretária, que enfrenta sério problema de doença na família há meses, divulgou mensagem pessoal. E igualmente agradeceu à prefeita, além de falar na educação em que acredita: ética, justa, humana, acolhedora, afetuosa e igualitária.
Mais troca
E, na sexta-feira, a Controladoria passou para a vitrine. Foram dadas como certas a substituição da controladora Poliana Helena de Souza e a ascensão da sua adjunta Júnia Cecília. O nome cogitado para adjunta seria o da advogada Morena Prais.
No topo
Uberaba continua liderando o ranking nacional dos maiores produtores de cana com 8,61 milhões de toneladas na safra 21/22, cultivadas em 23,7% da área do município. Município fica com o título pelo segundo ano consecutivo.
Para cima
Na safra 20/21, em que alçou à liderança, Uberaba aumentou em 10% a sua área ocupada pela cana-de-açúcar, chegando aos 107 mil hectares em 21/22. Barretos, no Estado de São Paulo, ficou com o 2º lugar no ranking da produção.
Comandante Passos foi um dos líderes da operação de resgate do Corpo de Bombeiros em Brumadinho
Brumadinho
Para quem quer saber mais sobre a tragédia de Brumadinho, em relato de quem esteve lá em missão de salvamento, o livro “Brumadinho 272” é imperdível.
Autoria
Obra foi escrita pelo tenente-coronel Anderson Passos, então comandante do CB em Uberaba, e está em fase final de produção. O atual secretário da SESURB relata histórias não contadas do resgate às vítimas do rompimento da barragem e sobreviventes.
Co-autoria
Livro é assinado também pela jornalista Luciana Quierati, que cobriu toda a operação feita pelo Corpo de Bombeiros, que tinha Anderson Passos como um dos seus comandantes.
Solidariedade
Exemplares do livro já podem ser comprados via Pix, chave livrobrumadinho272@gmail.com, por R$ 61. Toda a renda será distribuída às instituições beneficentes de Brumadinho, o palco da tragédia que enlutou Minas Gerais. A inclusão do 272 no título do livro é uma referência ao número de vitimas fatais, incluídos os fetos de duas mulheres grávidas que também morreram. Comprador deve citar nome, endereço e telefone na discrição do Pix para receber o livro em casa.
Cyrela
Nesta 2ª feira, o secretário anunciou q ue o viaduto do Cyrella começará a receber asfalto até sábado.
Semana de Doar
Aberta com show no domingo, a Semana de Doar ao Hospital Hélio Angotti se estende até sexta-feira. Há pontos de coleta de alimentos, materiais de limpeza e copos descartáveis em vários locais de Uberaba. E desta terça a quinta-feira haverá ponto de coleta também diante da instituição, na rua Governador Valadares.
Dia do Pix
Para a sexta-feira está programado o Dia do Pix, quando as pessoas poderão fazer doação de qualquer valor em dinheiro ao hospital. Há anos o “Hélio Angotti”, especializado em tratamento de câncer, vem lutando para manter o atendimento a pacientes de 60 cidades diante de uma tabela defasada do SUS, que não banca os custos dos serviços prestados pelo sistema.
Animado
Quem também se manifestou na rede social, nesta 2ª feira, foi Medina, não o “ex”, mas o novo presidente da FUNEL. Disse ele estar “muito motivado a começar uma história atual com a nossa prefeita”.
Quinze anos
Grêmio Estudantil da Escola Geny Chaves organiza festa de 15 anos para colegas em situação de vulnerabilidade social e que perderam os pais para a Covid-19. Jovens dando lições de solidariedade.